No 29 - 21 de dezembro de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Destaques de 2017 e expectativas para 2018

A Coalizão Brasil agradece a todos os seus 163 membros e demais parceiros por mais um ano de dedicação na busca de uma economia de baixo carbono. O boletim a seguir traz um balanço dos principais marcos do movimento em 2017, que só foram possíveis com o envolvimento de tantas organizações interessadas em promover a agenda de clima, florestas e agricultura.

Em 2018, precisamos seguir unidos para enfrentar mais um ano de desafios. É na diversidade do coletivo da Coalizão que encontraremos as soluções para avançar em nossa agenda e para desenvolver o país que sonhamos. As novidades do mês trazem também as expectativas do movimento para o próximo ano.

A Coalizão Brasil deseja a todos boas festas e um feliz 2018!

Coalizão realiza sua última plenária do ano com balanço de 2017

A última plenária da Coalizão Brasil em 2017 foi realizada no dia 13 de dezembro, na EESP-FGV, em São Paulo, e contou com 76 participantes, 51 organizações e transmissão online. No encontro, foram apresentados os principais marcos da Coalizão em 2017 e as perspectivas para 2018. Confira mais detalhes do dia e uma galeria de fotos dos principais momentos.   leia mais »

Grupo Estratégico faz sua última reunião do ano

Um dia após a plenária, o Grupo Estratégico (GE) realizou sua última reunião do ano, em 14 de dezembro. Na pauta, estavam a aprovação dos primeiros encaminhamos da plataforma 2018 e da Visão de 10 anos, a transição de facilitação do movimento e o planejamento financeiro da Coalizão.   leia mais »

Coalizão apresenta seus principais marcos de 2017

Durante a última plenária de 2017, Marcelo Furtado, facilitador da Coalizão Brasil, comentou os principais marcos do movimento neste ano.   leia mais »

Grupos de trabalho apresentam resultados de 2017

Os oito Grupos de Trabalho (GTs) da Coalizão Brasil apresentaram seus principais resultados do ano e as expectativas para 2018, durante a plenária de fim de ano.   leia mais »

Coalizão buscará influenciar pauta das eleições 2018, dentro de uma visão de 10 anos do movimento

A Coalizão Brasil anunciou que pretende influenciar os debates em torno das eleições brasileiras em 2018 e buscará construir uma visão de mais longo prazo do movimento.   leia mais »

Entrevista: Visão de 10 anos da Coalizão precisa começar hoje

André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), comenta o trabalho da plataforma 2018 e da visão de 10 anos do movimento, além da sua chegada como co-facilitador da Coalizão Brasil.   leia mais »

Principais decisões da última reunião do Grupo Estratégico

A Coalizão passa a atuar de forma mais estratégica e de longo prazo, por meio do trabalho da plataforma 2018 e da construção de uma visão de 10 anos para uso da terra no Brasil.

Para garantir esse foco, o GE decidiu suspender temporariamente a elaboração de posicionamentos até a plenária da Coalizão em junho de 2018.

A partir de janeiro, a Coalizão passa a contar com um regime de co-facilitação, com André Guimarães ao lado de Marcelo Furtado.  Neste período, será construída uma proposta de facilitação para o próximo mandato, que se iniciará em junho.

Iniciativas de membros são apresentadas na plenária da Coalizão

Alguns membros aproveitaram a última plenária do ano da Coalizão para apresentar estudos e iniciativas de 2017 relevantes para os atores do movimento.   mais informações»

Membros da Coalizão fazem balanço da COP 23

Na plenária de fim de ano, o movimento realizou um debate sobre a última conferência do clima, com Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), Elizabeth Carvalhaes, presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Rodrigo Lima, diretor geral da Agroicone, e Pedro Soares, gerente do Programa Mudanças Climáticas e REDD+ do Idesam.   mais informações»

Mudanças na governança da Coalizão buscam aprimorar resultados

Ao longo de 2017, a Coalizão Brasil fez um longo trabalho de revisão de seus processos e estrutura, buscando alcançar mais resultados em sua atuação. Luana Maia, coordenadora executiva do movimento, trouxe os principais resultados dessa reflexão para a governança da Coalizão.   mais informações»

Coalizão começa a estruturar plano de captação de recursos

O movimento está estruturando um plano de captação de recursos, tendo em vista a importância de não competir com outras organizações do campo que também buscam funding.   mais informações»

Informes

TDR – O Comitê Científico do Grupo de Trabalho (GT) de Restauração e Reflorestamento da Coalizão Brasil está recebendo propostas até 31 de janeiro de 2018 para o Termo de Referência (TDR) “Mapeamento das Lacunas e Prioridades de Pesquisa em Silvicultura de Espécies Arbóreas Nativas”. A iniciativa conta com o apoio do Banco Mundial, do Program on Forests (PROFOR) e do WRI Brasil. Mais informações >>

Pesquisa sobre comunicação e conexão de agendas – A Coalizão está realizando uma pesquisa que tem dois objetivos: 1) ouvir a sua opinião sobre como podemos melhorar nossa comunicação interna entre os membros e parceiros e as instâncias de governança do movimento (Grupos Estratégico, Executivo e de Trabalho); e 2) identificar os diferentes perfis de membros e parceiros e sua conexão com nossa agenda de trabalho. Envie suas respostas até 22 de dezembro (tempo estimado: 10 minutos). Acesso >>

Recesso – A Coalizão estará em recesso entre os dias 26/12 e 03/01.

Eventos

Plenárias da Coalizão em 2018:
– 13 de junho, às 14h
– 18 de dezembro, às 14h

Adesões recentes à Coalizão

• Kaeté Investimentos
• Humana Brasil - Povo para Povo
• Pires Castanho Advogados – Consultoria Ambiental

coalizaobr.com.br