Nᵒ 64 - 4 de março de 2022

NOVIDADES DA COALIZÃO

Coalizão faz chamada contra avanço da ilegalidade

Por sermos uma organização que conecta setor privado, academia, instituições financeiras e organizações da sociedade civil, a Coalizão Brasil reúne as inquietudes desses atores fundamentais na geração de valor e de conhecimento para o país. Essas preocupações presentes no dia a dia dos membros do movimento são inerentes – e justificáveis – pelo momento de grande tribulação pelo qual passa o país.

O desmatamento chegou a novos patamares entre 2019 e 2021 – uma média de 10 mil quilômetros quadrados de floresta derrubada anualmente no período. Em entrevista ao boletim, Ane Alencar, pesquisadora e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), traz os dados e a explicação para tamanha destruição: a situação de enfraquecimento do comando e controle na região amazônica, que acaba por incentivar a ilegalidade. Alencar destrincha medidas importantes para reverter essa situação e barrar, de forma imediata, o desmatamento.

Dados como esses motivam ainda mais o trabalho das Forças-Tarefa da Coalizão. Neste início de 2022, estão em tramitação no Congresso Nacional diversos projetos de lei relacionados a temas de importância para a agenda de desenvolvimento sustentável do país e os membros do movimento estão acompanhando as votações, os desdobramentos e munindo parlamentares e a opinião pública com informações de qualidade para a tomada de decisão.

Ainda, neste início de ano, a Coalizão enviou contribuições ao Plano Safra 2022/2023 para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou seminários sobre o Código Florestal e sobre seguro rural. Os temas estão presentes nesta edição do boletim.

Boa leitura!

Coalizão Brasil segue atenta às pautas do Congresso em 2022

Alguns Projetos de Lei em tramitação demandarão a atenção do movimento em agendas como concessões florestais, regularização fundiária e licenciamento ambiental. Conheça mais sobre cada um deles e a posição da Coalizão Brasil nos temas. Leia mais »

Seminário reúne iniciativas que atuam na implementação do Código Florestal

A Coalizão Brasil promoveu um seminário com organizações que atuam pela implementação do Código Florestal. O objetivo foi conhecer os projetos das instituições e buscar pontos de convergência. Leia mais »

“O crime organizado tomou conta do interior da Amazônia”, diz diretora de Ciência do Ipam

Em entrevista, Ane Alencar assinala a pressão da ilegalidade na região amazônica, o que tem levado a um crescimento acelerado do desmatamento principalmente nas florestas públicas não destinadas. Leia mais »

Destaques do estudo do Ipam

– O desmatamento anual na Amazônia de 2019 a 2021 foi 56,5% maior na comparação com o período 2016-2018;
– Terras públicas concentraram 51% do desmatamento nesse período, sendo 83% dessas de domínio federal;
– Florestas públicas não destinadas somam quase 1/3 do total desmatado no último triênio;
– Leia o estudo completo: “Destinação de florestas públicas – um meio de combate à grilagem e ao desmatamento ilegal na Amazônia”

Brasil precisa ampliar a cultura do seguro rural para médios e pequenos produtores

A Coalizão Brasil e parceiros realizaram o webinar “O papel do seguro rural na gestão integrada de riscos agropecuários”. Técnicos de diversas instituições comentaram os principais desafios que pequenos e médios produtores têm na contratação e ativação do seguro. Leia mais »

Coalizão Brasil participa de reunião sobre créditos de carbono com BNDES e EPE

Membros das FTs de Silvicultura de Nativas, Restauração e Mercado de Carbono da Coalizão Brasil foram convidados a revisar nota técnica de apoio à restauração florestal por meio de créditos de carbono. O primeiro setor será de óleo e gás. Leia mais »

FT Finanças Verdes elabora contribuições da Coalizão Brasil para o Plano Safra 2022/2023

Simplificação de programas de crédito rural e fomento à modernização e inovação na agropecuária estão entre as contribuições enviadas em fevereiro pela Coalizão Brasil ao Plano Safra 2022/2023, em resposta a um ofício do Ministério da Agricultura. O objetivo do movimento é fomentar e aumentar a produtividade e aplicar boas práticas no setor agropecuário. Leia mais »

Informes

Coalizão Brasil apresentada em Harvard – A cofacilitadora Rachel Biderman falou sobre o movimento para ex-alunos brasileiros da instituição americana. Foram destacados a atuação em advocacy, o trabalho dos Fóruns e FTs e o modo como a Coalizão agrega diversos setores para construir uma agenda propositiva.

Artigo publicado na Globo Rural – Juliana Simões, gerente adjunta de Estratégias Indígenas e Comunidades Locais da The Nature Conservancy (TNC), e Luciana Villa Nova, consultora- executiva em sustentabilidade e bioeconomia, colíderes da FT Bioeconomia, publicaram o artigo “A economia da megabiodiversidade do Brasil”, em fevereiro, na coluna Vozes do Agro, do site da revista Globo Rural. O artigo traz a visão da Coalizão no tema e os passos mais urgentes para que o país seja líder na economia de baixo carbono. Acesse aqui.

Encontro na Embaixada da Dinamarca – O cofacilitador José Carlos da Fonseca Jr., diretor-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), e André Guimarães, membro do GE da Coalizão e diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), apresentaram o trabalho da Coalizão na Embaixada da Dinamarca no Brasil, onde foram recebidos pelo embaixador Nicolai Prytz e pelo embaixador do país escandinavo para o clima, Tomas Anker.

Advocacy e prioridades 2022 – Laura Lamonica, coordenadora executiva da Coalizão Brasil, representou o movimento na reunião do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), em 22 de fevereiro. Na ocasião, foram expostas as principais prioridades da Coalizão em 2022. Saiba mais sobre essa pauta aqui

Agenda

• 1ª reunião de 2022 do Grupo Estratégico (GE)
8 de março, das 14h30 às 17h
Local: on-line.

 

Adesões recentes à Coalizão


Fundo Vale
Mitre Agro
Restor

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br