iStock 157311552 baixa

georgeclerk/iStock

Somos um movimento composto por mais de 300 representantes do setor privado, setor financeiro, academia e sociedade civil. Unimos essas diferentes vozes em prol da liderança do Brasil em uma nova economia de baixo carbono, competitiva, responsável e inclusiva. Nesse contexto, atuamos para promover a sinergia entre as agendas de proteção, conservação, uso sustentável das florestas naturais e plantadas, agropecuária e adaptação às mudanças climáticas.

Os primeiros passos da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura foram dados em dezembro de 2014 e sua fundação oficial aconteceu em 24 de junho de 2015, com o lançamento do documento-base do movimento, às vésperas da COP 21, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, quando foi firmado o Acordo de Paris.

Desde então, o movimento tem se posicionado como importante ator na formulação de propostas e soluções que ajudem o Brasil a implementar os compromissos assumidos nesse acordo climático global. Buscamos contribuir nos debates nacionais para a formulação das principais políticas públicas, instrumentos econômicos e experiências nos setores relacionados ao uso da terra no país. Também levamos nossas propostas às COPs e outros fóruns para apresentação ao público internacional.

O nosso documento-base traz 17 propostas concretas para a agenda brasileira de mudanças climáticas, envolvendo o fim do desmatamento e da exploração ilegal de madeira, o incentivo à agricultura de baixo carbono, a recuperação de áreas degradadas, o ordenamento fundiário e a proteção social de comunidades, bem como o estímulo à produção competitiva e sustentável de alimentos, produtos florestais e bioenergia.

A partir desse documento, a Coalizão Brasil produziu muitas outras propostas que foram entregues aos principais tomadores de decisão do país. Foram mais de 90 posicionamentos e 25 estudos ou relatórios, com especial destaque para a “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil”, publicação que traz os principais objetivos de longo prazo que os membros sonham e trabalham para ver realizados em um futuro próximo.

 

Confira os vídeos do lançamento da Coalizão Brasil:


Teaser do lançamento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Assista como foi o lançamento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Veja o vídeo de apresentação da “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil"

 


Evento de lançamento
Visão 2030-2050
Teaser do lançamento