iStock 1127322410 baixa

frank600/iStock

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura tem como objetivo articular e facilitar ações para promover o uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra no país, com base em conhecimento científico e capacidade de escuta e de articulação para estabelecer alianças, sejam elas nacionais ou internacionais, a fim de viabilizar a transição para a nova economia.

Fazemos isso por meio de:

• Promoção do diálogo entre os diferentes setores que integram o movimento: setor privado, setor Financeiro, sociedade civil e academia;
• Desenvolvimento de propostas que representam uma agenda comum e de consenso entre esses diferentes setores;
• Articulação e advocacy para que essas propostas alcancem os tomadores de decisão e sejam implementadas; e
Comunicação desse trabalho, de forma transparente, para a sociedade.

O diálogo entre os membros da Coalizão Brasil acontece por meio dos quatro Fóruns de Diálogo do movimento: Agropecuária e Silvicultura, Floresta Nativa, Desmatamento e Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos (clique aqui para participar dos Fóruns), em plenárias anuais e nas reuniões das demais instâncias de governança, como as Forças-Tarefa e os Grupos Estratégico e Executivo, Facilitação e Coordenação Executiva. Leia mais sobre a nossa governança.

As propostas desenvolvidas pelo movimento e apresentadas ao governo e tomadores de decisão em geral são construídas pela rede com base no consenso dos diferentes setores. Para se chegar a um consenso ou, em alguns casos, a um consentimento – quando nem todos concordam inteiramente com a proposta, mas permitem a manifestação do movimento em prol de um objetivo comum – a Coalizão Brasil exerce continuamente o diálogo entre seus membros. O próximo passo após a construção das propostas é a apresentação dessa agenda comum ao poder público. Leia mais sobre o nosso advocacy.

As propostas da Coalizão Brasil estão presentes nos posicionamentos e estudos ou relatórios lançados pelo movimento, além da “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil”, publicação que traz os principais objetivos de longo prazo. As ações planejadas pelos Fóruns de Diálogo para alcançar esses objetivos são mensalmente atualizadas na plataforma do Plano de Ação.

Os resultados do trabalho da Coalizão Brasil são divulgados nos boletins, redes sociais, relatórios anuais de atividade e na imprensa.