iStock 1179333600

Uwe-Bergwitz/iStock

O próximo passo após a construção das propostas da Coalizão Brasil, baseadas no consenso entre os diferentes setores, é o diálogo do movimento com o poder público. Ao longo de sua trajetória, a Coalizão Brasil dialogou com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas Federal e subnacional. O movimento articula também com a comunidade internacional, por meio do diálogo junto às embaixadas e representantes de governo de outros países.

Junto aos setores que integram a Coalizão Brasil, o poder público tem em suas mãos a oportunidade de construir políticas públicas inovadoras e induzir mudanças em escala na sociedade. Essa capacidade de transformação é chave para que os objetivos da Coalizão Brasil sejam implementados.

É fundamental ressaltar que a Coalizão Brasil é um movimento apartidário, que considera a agenda de clima, florestas e agricultura uma agenda de Estado, e não de governo. Por isso, dialogamos com representantes do poder público de todos os partidos, de forma igualitária e democrática, em diferentes momentos políticos do país.

Um dos principais exemplos do advocacy realizado pela Coalizão Brasil foi a entrega de um documento contendo 28 propostas aos candidatos às eleições 2018. O movimento realizou uma ampla disseminação dessas propostas com nomes de relevância durante as campanhas eleitorais e entregou o documento aos principais presidenciáveis. Leia mais sobre esse trabalho

Todas as propostas produzidas pelo movimento são enviadas a um amplo mailing do poder público e, de acordo com o tema da proposta, são solicitadas audiências com autoridades para encaminhar as nossas sugestões. As lideranças da Coalizão Brasil (integrantes das diferentes instâncias de governança) representam o movimento nas reuniões com o poder público. Nossas propostas são também traduzidas para o inglês.

As propostas da Coalizão Brasil estão presentes nos posicionamentos e estudos ou relatórios lançados pelo movimento, além da “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil” , publicação que traz os nossos principais objetivos de longo prazo. As ações planejadas pelos Fóruns de Diálogo para alcançar esses objetivos são mensalmente atualizadas na plataforma do Plano de Ação.

Os resultados do trabalho da Coalizão Brasil são divulgados nos boletins, redes sociais, relatórios anuais de atividade, na imprensa e na plataforma do Plano de Ação.