Nᵒ 68 - 8 de julho de 2022

NOVIDADES DA COALIZÃO

O debate eleitoral precisa incluir a pauta agroambiental

O primeiro semestre de 2022 foi de muita atividade para os membros da Coalizão Brasil, e o segundo promete ser ainda mais intenso. Em junho, o movimento lançou um documento com propostas para os candidatos às eleições deste ano, que traz elementos que contribuem para o debate eleitoral e futuros planos de governo na elaboração de políticas e ações efetivas para combater a fome, gerar renda e emprego e frear o desmatamento. A agenda agroambiental precisa ser parte das soluções e respostas às principais demandas dos cidadãos e para promover um desenvolvimento realmente sustentável, inclusivo e competitivo no país.

Também em junho, a Coalizão, por meio de suas FTs, concluiu o processo de elaboração de propostas para a regulamentação da Lei 14.119/2021, que instaura a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Elas foram reunidas em uma nota técnica e as ações para divulgá-la à sociedade e apresentá-la a lideranças parlamentares e de governo já tiveram início.

Este boletim traz ainda um relato da Primeira Plenária de 2022, que, além da atualização dos trabalhos dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa, foi palco de um debate sobre a agenda agroambiental na pauta eleitoral.

Boa leitura!

Coalizão Brasil lança propostas para candidatos às eleições

O documento apresenta 15 propostas com elementos-chave para interromper a degradação socioambiental e avançar em uma agenda que atenda aos anseios da população e às urgências da área agroambiental. As propostas estão agrupadas em três eixos: fim do desmatamento, combate à fome e geração de renda. Leia mais »

Sem produzir e conservar, não há como resolver os problemas do país, afirmam líderes do Comitê Eleições

Em entrevista, Renata Piazzon, diretora do Instituto Arapyaú, e Paulo Dallari, diretor de Relações Governamentais da Natura &Co, explicam como foi o processo de construção das propostas e mensagens-chave que a Coalizão está levando aos candidatos às eleições. Leia mais »

Campanha “Rota Eleições” leva mensagens-chave às redes sociais

As principais mensagens e o conteúdo do documento com propostas para os candidatos às eleições estão sendo promovidos nos perfis do movimento nas redes sociais. Ação é estratégica para maximizar o alcance das propostas e para apresentar a Coalizão a públicos que ainda não conhecem o trabalho do movimento. Leia mais »

Estamos contratando

Coordenador(a) de Relações Institucionais

Esta posição é responsável pela gestão da estratégia de advocacy e coordenação do trabalho das instâncias de discussão temáticas (Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa) do movimento.

Saiba mais no Termo de Referência

Forças-tarefa elaboram propostas para regulamentação da política de PSA

A Coalizão Brasil construiu um conjunto de propostas para a regulamentação da Lei 14.119/2021, que institui a Política Nacional de Pagamento poSr Serviços Ambientais. O esforço se destina à definição de legislação inclusiva e atraente sobre o tema, que contemple demandas de diferentes setores da sociedade. Leia mais »

Coalizão participa de evento sobre mercado de carbono na Alemanha

Coordenadora executiva do movimento, Laura Lamonica participou do painel, organizado pelo Diálogo Agropolítico (APD) Brasil-Alemanha e pelo Center for Development Research, da Universidade de Bonn (Alemanha), que discutiu desafios e oportunidades do mercado global de carbono para a agricultura. Leia mais »

Plenária da Coalizão volta ao presencial e foca nas eleições 2022

A 1ª Plenária de 2022 aconteceu no Farol Santander, no centro histórico de São Paulo, e marcou o aniversário de sete anos do movimento. Além das atualizações dos trabalhos das Forças-Tarefa (FTs) e Fóruns de Diálogo, houve um debate com o tema “Desenvolver sem desmatar: a agenda agroambiental nas eleições”. Leia mais »

Conservação ambiental faz parte da prevenção a pandemias

A relação entre a destruição de florestas tropicais e o surgimento de doenças com potencial para se tornarem pandemias foi o tema de webinar realizado pela Coalizão Brasil e pela iniciativa Uma Concertação pela Amazônia. Mariana Vale, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Neil Vora, da Conservação Internacional (CI), também destacaram a Amazônia e a importância da prevenção nesse contexto. Leia mais »

Informes

Reunião do GE - O Grupo Estratégico (GE) da Coalizão Brasil organizou, no dia 7 de junho, sua segunda reunião ordinária de 2022. Nela, foram debatidas questões institucionais, de governança e outras relativas às estratégias de advocacy e agenda internacional. Os membros do GE também decidiram manifestar-se publicamente sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, no oeste da Amazônia – a nota foi divulgada no mesmo dia; e a morte dos profissionais foi confirmada na semana seguinte. Também foram debatidas a implementação do mercado de carbono no Brasil e a apresentação do documento-síntese das propostas do movimento para as eleições.

Geração Ecológica – Erika Pinto, colíder da Força-Tarefa PSA, e Ricardo Young, membro do Grupo Estratégico (GE), representaram a Coalizão no encerramento do Fórum de Geração Ecológica, no dia 30 de junho. O evento, idealizado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, teve como objetivo a abertura de um espaço de diálogo da Casa junto à sociedade civil, coletando contribuições para a criação de um arcabouço legislativo que proporcione a construção de uma agenda ambiental socialmente inclusiva.  André Guimarães, membro do GE, representou a Coalizão nos debates do Fórum nos últimos anos.

Fórum Amazônia Sustentável 2022 – Maiara Beckrich, analista de Operações e Engajamento da Coalizão, apresentou as propostas do movimento em um painel do Fórum Amazônia Sustentável, em Alter do Chão (PA), iniciado na última quarta-feira (6). Também participam do painel a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, o Observatório do Clima e a Natura. O encerramento do encontro será no próximo sábado (9).

Estudo sobre empregos na cadeia da restauração – Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre), Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aliança Pela Restauração na Amazônia e Coalizão Brasil, com o apoio da TNC e do WRI, mostra que a restauração de ecossistemas no Brasil pode criar até 2,5 milhões de empregos diretos, por meio da restauração de 12 milhões de hectares, até 2030. Saiba mais aqui.

Artigo sobre o Plano ABC+ – Leila Harfuch, gerente-geral da Agroicone, e Juliano Assunção, diretor-executivo da CPI/PUC-Rio, colíderes da FT Finanças Verdes, fazem uma análise do Plano ABC+ 2020-2030, em artigo publicado na revista Agroanalysis de maio. Leia aqui.

Artigo sobre como produzir sem desmatar - Já no portal PlenaMata, Alessandra Fajardo, líder da Estratégia de Engajamento em Meio Ambiente e Agricultura da Bayer na América Latina e colíder do Fórum de Diálogo Desmatamento, assina texto sobre os desafios de desvincular produção agrícola do desmatamento e as oportunidades que isso traz. Confira aqui.

Agenda

• 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio - Integrar para Fortalecer
1 de agosto, das 9h às 18h
Realização: Abag
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel e online
Mais informações aqui

• VI CBRA - Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental
Painel: Experiências públicas e privadas exitosas em reflorestamento ambiental
5 de agosto, às 11h
Realização: ABAF, CEDAGRO/ES e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Participação: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: Salvador e online Mais informações aqui

Adesão recente à Coalizão


Mombak

 

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br