Nᵒ 67 - 8 de junho de 2022

NOVIDADES DA COALIZÃO

Aos 7 anos, Coalizão consolida espaço de diálogos e parcerias

Rachel Biderman e José Carlos da Fonseca, cofacilitadores da Coalizão


Da reportagem

Em junho, a Coalizão comemora sete anos, com muito a comemorar e a fazer. Desde 2015, o movimento consolidou-se como um espaço para o diálogo de diferentes setores ligados às florestas e uso da terra. Produziu dezenas de documentos, notas técnicas e posicionamentos que refletem essa multiplicidade de vozes e o consenso entre elas.

Ao longo desses anos, o movimento sempre buscou o diálogo com as diferentes esferas do governo – federal, estaduais, municipais e órgãos reguladores – de forma consistente, baseado na ciência e no conhecimento reunido e gerado pelos membros dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa.

Neste boletim especial, resgatamos alguns momentos importantes da Coalizão, seja na elaboração de documentos, em advocacy e em diálogos e parcerias. Este informativo também traz o depoimento de alguns membros, que refletem sobre quais desafios e oportunidades estão para surgir e os próximos passos do movimento.

Em sete anos, a Coalizão também buscou manter uma governança transparente e que mantivesse a representatividade dos diferentes setores. Neste mês, o Grupo Estratégico (GE), que dá as diretrizes ao movimento, recebe duas novas integrantes: Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital, e Malu Pinto e Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale. Damos as boas-vindas às duas, que, com certeza, vêm para enriquecer ainda mais o debate e as iniciativas da Coalizão.

Também aguardamos a participação de todos na primeira Plenária de 2022, que acontece nesta quarta-feira, 8 de junho.

Boa leitura!

Coalizão contribuiu para avanços na agenda pública sobre temas agroambientais

Advocacy, parcerias e participação em consultas públicas estão entre os esforços que fizeram diferença no debate pela economia de baixo carbono junto a entes do governo. Relembre alguns avanços, em áreas como pagamentos por serviços ambientais e silvicultura de espécies nativas, que contaram com a participação do movimento. Leia mais »

Facilitadores e membros do GE e GX falam das perspectivas de futuro do movimento

Lideranças da Coalizão compartilham suas reflexões sobre os próximos passos do movimento, destacando a importância de se manter o diálogo multissetorial e levantam alguns temas que deverão ganhar relevância, como segurança alimentar, cumprimento do Código Florestal, o papel geopolítico do país no que se refere ao uso da terra e a visão de futuro traçada para 2030 e 2050. Leia mais »

Sete documentos-chave elaborados ao longo de sete anos

Desde 2015, a Coalizão produz publicações e notas técnicas para contribuir para o debate sobre o avanço da economia de baixo carbono, harmonizando produção agropecuária e conservação. Olhando em retrospectiva, eles também refletem sobre como esse debate foi se amplificando nos últimos anos e congregam informações essenciais para entender a realidade brasileira. Conheça sete desses documentos. Leia mais »

Assista ao vivo pelo YouTube

Ex-ministros do Meio Ambiente falam sobre cooperação da Coalizão

Caráter apartidário do movimento permitiu parcerias com diferentes governos rumo a uma agenda que concilia conservação e produção. Izabella Teixeira e José Sarney Filho, ex-ministros do Meio Ambiente, falam sobre o diálogo que tiveram com o movimento. Leia mais »

Grupo Estratégico ganha dois novos membros

Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital para ESG e Novos Negócios, e Malu Pinto e Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale, passam a integrar o Grupo Estratégico (GE) ao lado dos demais 16 membros dessa instância de governança, que é responsável pelas principais decisões e aprovação de todas as propostas do movimento. Leia mais »

Relatório de Atividades de 2021 reflete o papel da Coalizão na agenda agroflorestal do país

O Relatório de Atividades 2021 da Coalizão Brasil traz um consolidado dos principais destaques das atividades do movimento e os avanços obtidos com suas ações. Tem o papel, também, de prestação de contas para os membros, apoiadores e parceiros. Leia mais »

Organizações apoiam criação de fundo americano de US$ 9 bilhões para florestas tropicais

Carta assinada por 23 organizações, incluindo a Coalizão, pede ao governo norte-americano que o fundo previsto pelo Amazon21 Act funcione de forma transparente e que os povos das florestas sejam privilegiados no recebimento dos recursos. Leia mais »

Informes

Reunião com Ciro Gomes - A Coalizão foi convidada para uma conversa, em 6 de maio, entre o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) e organizações e profissionais da área ambiental e assuntos correlatos. Os representantes do movimento enfatizaram a importância do combate ao desmatamento para o desenvolvimento do país, que tem muito a ganhar –  inclusive economicamente –  ao cumprir suas metas climáticas. Cerca de 30 pessoas foram ouvidas pelo presidenciável, que expressou interesse em abordar os temas em diálogos e debates.

Coalizão discute bioeconomia com o BNDES - Líderes da Força-Tarefa Bioeconomia reuniram-se com diretores do BNDES para conhecer as iniciativas do banco ligadas à bioeconomia florestal. Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental, e Nabil Kadri, chefe do Departamento de Meio Ambiente e Fundo Amazônia da instituição, apresentaram projetos como o Floresta Viva, voltado à restauração ecológica dos biomas brasileiros. Manifestaram disponibilidade para que o banco atue como parceiro de financiamento no caso da instituição de uma política nacional de bioeconomia, cuja montagem é debatida pela FT da Coalizão. Representantes do BNDES também convidaram o movimento para uma reunião de apresentação de seu edital de blended finance.

Painel sobre economia de baixo carbono em Altamira (PA) - , Natalia Renteria, ex-gerente de Clima e Finanças Climáticas do CEBDS e agora head de Políticas da Mombak, representou a Coalizão no último sábado (4) no “I Concerto Ambiental de Altamira”. Em um painel que teve como tema a recomposição florestal, Natalia abordou os caminhos para uma economia de baixo carbono, o Artigo 6 do Acordo de Paris e seus impactos nas atividades sustentáveis. O evento teve como tema geral "A harmonia entre a conservação da floresta e as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas". A participação de Natália pode ser vista no YouTube da Prefeitura de Altamira, a partir de 4:26:45, neste vídeo.

Aliança pela Restauração do Cerrado (Araticum) - Rubens Benini, gerente em Restauração Ecológica da TNC, representou a Coalizão no lançamento, na última sexta-feira (3), da Plataforma de Monitoramento da Restauração do Cerrado, criada pela Araticum.

Artigo sobre o Código Florestal 1 – Em texto publicado na Globo Rural, Beto Mesquita, diretor da BVRio, e Renata Nogueira, gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Cargill, colíderes da FT Código Florestal, fazem um balanço dos dez anos do Código Florestal e lembram que é preciso um grande esforço nacional, com todos os setores ligados à economia rural brasileira, para a plena implementação da lei. Leia aqui.

Artigo sobre o Código Florestal 2 – Em outro texto sobre a legislação, desta vez no portal PlenaMata, Laura Antoniazzi, sócia e pesquisadora sênior da Agroicone e colíder da Força-Tarefa de Restauração, analisa que a implementação da lei ainda está em sua primeira etapa, a do Cadastro Ambiental Rural, e que é preciso uma ampla frente de ação para avançar. Para ela, o Código Florestal é o caminho para promover a agricultura brasileira como amiga do clima e aproveitar as oportunidades que isso traz. Leia aqui.

Agenda

• 1ª Plenária de 2022 da Coalizão Brasil
8 de junho, das 14h às 18h
Local: Farol Santander, em São Paulo, e também on-line
Transmissão pelo YouTube da Coalizão

• 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio - Integrar para Fortalecer
1 de agosto, das 9h às 18h
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel e online
Realização: Abag
Mais informações aqui

• VI CBRA - Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental - Painel: Experiências públicas e privadas exitosas em reflorestamento ambiental
3 a 5 de agosto
Local: Salvador e on-line
Realização: ABAF, CEDAGRO/ES e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Mais informações aqui

Adesões recentes à Coalizão


Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas - ABICAB
Conciliare Consultoria Ambiental
Instituto Talanoa
Kfuri Advogados
MyCarbon
• Plataforma CIPÓ

 

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br