Nᵒ 66 - 5 de maio de 2022

NOVIDADES DA COALIZÃO

Agenda ambiental ganha visibilidade em ano de eleições

A agenda ambiental ganha destaque e visibilidade crescentes conforme as eleições se aproximam. Por isso, um entendimento de seus temas mais urgentes se torna fundamental. A Coalizão Brasil deu início à elaboração de um relatório de prioridades a ser entregue aos candidatos das eleições de outubro. Os líderes dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa reuniram-se para estabelecer os critérios das escolhas a serem feitas.

Já é possível vislumbrar que a implementação do Código Florestal estará entre os pontos principais a serem considerados. A Lei 12.651 completa dez anos em maio, e neste boletim apresentamos um balanço e perspectivas sobre a legislação de membros do movimento, tanto do setor privado como da sociedade civil.

Também destacamos o início da atuação da Coalizão na agenda internacional e a menção ao movimento como o mais lembrado em temas indígenas pelo setor agropecuário, segundo um novo estudo dedicado à visão da sociedade sobre os povos originários.

E, no dia 8 de junho, teremos a primeira Plenária de 2022, de volta ao formato presencial. Aguardamos a presença de todos.

Boa leitura!

Líderes de fóruns e FTs elegem prioridades do próximo governo

A Coalizão iniciou os trabalhos para a elaboração de um relatório em que destacará quais devem ser as prioridades da área ambiental para os candidatos à eleição. O processo de escuta começou com uma avaliação de 48 ações já sugeridas ao governo federal nos últimos quatro anos. Leia mais »

Código Florestal completa 10 anos sem ser totalmente implementado

Há 10 anos, em 25 de maio de 2012, a Lei 12.651 foi aprovada com o objetivo de proteger a vegetação nativa. No entanto, sua implementação ainda é um desafio. Setores ambiental e privado defendem a adoção integral da lei como garantia de manutenção das florestas e de uma cadeia agropecuária lícita. Leia mais »

1ª Plenária de 2022 da Coalizão está de volta ao modelo presencial

Encontro, em 8 de junho, trará a atualização dos trabalhos dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa, e promoverá um debate sobre o papel do movimento nas eleições. Leia mais »

1ª Plenária de 2022 da Coalizão Brasil

8 de junho, das 14h às 18h
Formato presencial (local a ser definido)

Inscreva-se aqui

Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube

‘Somos uma experiência de sucesso como movimento multistakeholder’, afirma cofacilitador

José Carlos da Fonseca participou do Congresso Florestal Mundial, na Coreia do Sul, marcando o início do envolvimento da Coalizão em conferências internacionais em 2022; calendário inclui Climate Week NY, Rio+30 e COP 27. Leia mais »

Coalizão figura entre organizações mais lembradas em temas indígenas

Movimento foi mencionado como maior referência para representantes do agronegócio em mapeamento sobre a evolução das percepções da sociedade relacionadas aos povos originários na última década. Leia mais »

Posicionamentos criticam revisão de meta climática e mineração em terras indígenas

Movimento pede que o governo detalhe compromissos para reduzir emissões de gases de efeito estufa, uma vez que não foram apresentadas metas vinculantes ou ações para que os setores produtivos possam contribuir com essa redução. Também condenou o Projeto de Lei que propõe atividades econômicas em territórios de povos originários. Leia mais »

Informes

Evento sobre precificação do carbono – A Iniciativa Clima e Desenvolvimento promoveu uma roda de conversa sobre precificação do carbono no último dia 28. Com a participação de reguladores, agentes econômicos e atores da sociedade, o evento buscou avaliar como a agenda da precificação pode ser apoiada neste e no próximo ano. Um relatório está sendo preparado pelo Instituto Talanoa.

Reunião com Embaixada dos EUA – Representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) reuniram-se no último dia 27 com a coordenação executiva da Coalizão. Os membros do governo norte-americano pediram informações sobre a agenda de bioeconomia do movimento, lembrando que a estratégia climática delineada pela USAID, com metas para redução da emissão de gases de efeito estufa até 2030, conciliará soluções baseadas na natureza e engajamento do setor privado.

Artigo no PlenaMata – Marcello Brito, membro do Grupo Estratégico, assina novo artigo da Coalizão no portal, destacando que é preciso acelerar a implementação de regras socioambientais para crédito rural. Confira aqui.

Artigo na Globo Rural – Na coluna “Vozes do Agro”, Andreia Azevedo, do Instituto Igarapé, e Katerina Trostmann, do BNP Paribas, abordam o papel do financiamento privado para alavancar práticas sustentáveis no setor agropecuário. Leia aqui.

Contratação de consultoria – O WRI Brasil está contratando consultoria especializada para a Secretaria Executiva do Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR). Os candidatos deverão enviar propostas até amanhã (6/5). Veja o Termo de Referência aqui.

Agenda

• 2ª Reunião do Grupo Estratégico (GE)
7 de junho, das 10h00 às 13h00
Local: online

• 1ª Plenária da Coalizão
8 de junho, das 14h às 18h
Local: São Paulo e online
Inscrições aqui

• 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio - Integrar para Fortalecer
1º de agosto, das 9h às 18h
Realização: Abag
Participação: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel e online
Mais informações aqui

.

Adesão recentes à Coalizão


Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG/UFG

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br