Nᵒ 65 - 7 de abril de 2022

NOVIDADES DA COALIZÃO

Iniciativas da Coalizão avançam rumo a seus objetivos

O primeiro trimestre de 2022 da Coalizão Brasil trouxe avanços e fortalecimento de algumas de suas iniciativas, que contribuem, dessa forma, na jornada pelo uso sustentável da terra e conservação das florestas.

Um novo estudo, realizado sob o guarda-chuva da Coalizão, elaborou critérios para melhorar o reporte e qualificar os dados sobre áreas em restauração no país. O objetivo, explica Julio Tymus, especialista da TNC, é “entender se tais áreas irão perdurar no tempo e se consolidar como floresta”. Tymus, coautor do levantamento, explica neste boletim como são esses critérios, que representam um passo importante para incrementar o Observatório da Restauração e Reflorestamento.

Este informativo traz também os resultados de um mapeamento feito pelo GT Nativas sobre projetos e pesquisas de silvicultura de espécies nativas da Mata Atlântica no estado do Espírito Santo. Os dados coletados ajudarão a nortear as ações de fomento desse setor.

Por falar em norte, resgatar e valorizar o que já tem sido realizado de positivo e identificar sinergias com parceiros também são momentos importantes para encontrar oportunidades para seguir em frente. Cada etapa é um passo a mais no caminho certo. É isso que mostramos neste boletim.

Boa leitura!

‘É preciso entender se áreas em restauração irão perdurar e se consolidar como floresta’, diz Julio Tymus

Especialista da TNC comenta estudo que apresenta critérios e recomendações para melhorar o reporte, monitoramento e qualificação dos dados de restauração brasileiros, de forma alinhada às metas sobre restauração assumidas pelo país, inclusive em acordos internacionais. Leia mais »

Coalizão e Concertação buscam sinergias em bioeconomia

Participantes da Coalizão Brasil e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia dedicados à temática da bioeconomia reuniram-se para conhecer os pontos de convergência entre os dois grupos. O objetivo é identificar características e fortalezas de cada iniciativa, explorar as principais sinergias entre elas e determinar temas para atuação conjunta. Leia mais »

Coalizão mapeia iniciativas de silvicultura de espécies nativas no ES

Levantamento feito pelo GT Nativas mostrou que há uma diversidade de linhas de pesquisa em silvicultura de espécies nativas da Mata Atlântica no estado do Espírito Santo. Porém, também alertou que um em cada quatro projetos está sem verbas, o que torna a falta de recursos um dos principais desafios para o avanço dos estudos. Leia mais »

Confira destaques da pesquisa do GT Silvicultura em Espécies Nativas, no ES

• Estudo ouviu 40 pesquisadores
• Os principais municípios implantação de projetos no estado são Linhares, Jerônimo Monteiro e Aracruz
• Jacarandá-da-bahia (45%), aroeira-da-praia (42,5%) e juçara (30%) são as principais espécies pesquisadas
• Para 75,7% dos respondentes, falta de recursos é o principal obstáculo
Saiba mais aqui

Presidente da COP 26 volta ao Brasil

Alok Sharma reuniu-se com representantes da Coalizão, do poder público, do setor privado e da sociedade civil em São Paulo, durante visita para acompanhar o status dos compromissos ambientais do Brasil. Também participou do lançamento, no país, da GFANZ, aliança global de instituições financeiras que busca a neutralização das emissões de carbono do setor. Leia mais »

Informes

Reunião do Grupo Estratégico – O primeiro encontro de 2022 aconteceu no dia 8/3. Na pauta estavam as prioridades da Coalizão no ano, como os trabalhos das forças-tarefa e a agenda internacional, além do PL 191/2020, que permite a mineração de recursos minerais em terras indígenas. A Coalizão divulgou um posicionamento no dia seguinte com críticas ao texto.

Amazon Investor Coalition – Rachel Biderman (CI), cofacilitadora da Coalizão, participou, no dia 4/4, do Amazon Investor Coalition, plataforma que reúne investidores privados, filantropias, governos e organizações sem fins lucrativos para alavancar o desenvolvimento econômico que valoriza a floresta.  No podcast, Rachel abordou, entre outros assuntos, o plano de ação da bioeconomia da Coalizão, o trabalho do Observatório da Restauração e Reflorestamento e as contribuições da Amazônia para a descarbonização da economia brasileira.

Artigo na revista Agroanalysis – Na edição de março da publicação da FGV, Laura Lamonica, coordenadora executiva do movimento, destacou a importância do diálogo como forma de se obter avanços no uso da terra, e como essa capacidade de escuta, fala e construção de pontes será ainda mais importante em 2022. Leia o artigo aqui.

Parceria com o site PlenaMata – A Coalizão deu início a uma parceria com o site PlenaMata para a publicação de artigos mensais. O primeiro, assinado por André Guimarães (Ipam), abordou a crise dos fertilizantes, destacando que as soluções estão fora das terras indígenas. Leia aqui.

Marcello Brito no Global Landscapes Forum – O GLF selecionou o discurso que Marcello Brito proferiu na conferência “GLF Climate: Forests, Food, Finance – Frontiers of Change”, em 2021, para a campanha "palestrante imprescindível". Marcello, à época cofacilitador da Coalizão, afirmou que o consentimento é a chave para unir poder público, organizações da sociedade civil e entidades privadas em torno de uma decisão. Assista ao discurso aqui.

Revisão do Planaveg – Rubens Benini (TNC) e Miguel Calmon (CI) foram entrevistados, como representantes de suas respectivas organizações e também da Coalizão, por uma consultoria contratada pelo Ministério do Meio Ambiente para realizar o balanço e o monitoramento das ações previstas no Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa.

Os avanços da Coalizão na agenda da restauração - Laura Lamonica, coordenadora executiva, e Renato Grandelle, coordenador de comunicação da Coalizão, escreveram um artigo para a publicação “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade civil”, do Diálogo Florestal, enumerando alguns trabalhos do movimento relacionados à área da restauração. A publicação integra a série “Cadernos do Diálogo” e será lançada no dia 13 de abril.  O Diálogo Florestal conta, em seu Conselho de Coordenação, com Beto Mesquita, membro do Grupo Estratégico da Coalizão.

Agenda

• Lançamento da publicação “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade civil”
13 de abril, às 15h
Local: YouTube do Diálogo Florestal

Adesões recentes à Coalizão


Metos Brasil
Trennepohl Advogados

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br