Nᵒ 63 - 13 de janeiro de 2022

NOVIDADES DA COALIZÃO

Olhar atento pelo Brasil

O ano de 2022 começou cheio de expectativas, com a Coalizão Brasil já se organizando para contribuir para o avanço de agendas como restauração e bioeconomia e também com os debates eleitorais. Começou, ainda, com a nova composição na facilitação do movimento, com a chegada de José Carlos da Fonseca Jr., diretor-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que atuará como cofacilitador junto a Rachel Biderman, vice-presidente sênior para as Américas da Conservação Internacional.

Este boletim traz um balanço da atuação da Coalizão no ano passado, feito por Biderman, e uma entrevista com Fonseca, que fala da importância de manter a capacidade de articular diálogos, especialmente em um ano de eleições.

Ao mesmo tempo que traz expectativas de muito trabalho para os próximos meses, a Coalizão segue alerta ao que acontece atualmente. Nesta semana, divulgou um posicionamento sobre o desmonte do sistema de monitoramento, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do desmatamento no Cerrado, que coloca em risco a biodiversidade, a produção agropecuária e a reputação internacional do país.

E é assim, com um olhar atento para o Brasil, com muitas lideranças atuando por um desenvolvimento sustentável, que harmonize produção e conservação, que a Coalizão recebe o novo ano. Seguimos em frente e contamos, novamente, com a colaboração fundamental de todos os nossos membros e parceiros.

Boa leitura!

Veja alguns temas que serão foco da Coalizão Brasil em 2022

Embora seja complexo fazer previsões, alguns temas e eventos já se destacam ou seguirão sendo relevantes, no ano que começa, para a Coalizão Brasil. Além do debate eleitoral, o movimento continuará elaborando análises e contribuições para agendas como restauração e reflorestamento, bioeconomia e clima. Leia mais »

‘Consolidamos um movimento mão na massa’, diz Rachel Biderman

Cofacilitadora da Coalizão Brasil, Rachel Biderman destaca, em análise, as principais conquistas do movimento em 2021. “Foi um ano muito proativo. Consolidamos um movimento mão na massa, que entrega resultados em temas urgentes”, afirmou. Ela também destacou o que está por vir neste ano. Leia mais »

Entrevista: expectativas e o papel da Coalizão Brasil em 2022

O novo cofacilitador da Coalizão Brasil, José Carlos da Fonseca Jr., destaca que a capacidade de articular diálogos, em um período marcado por polarização, ganha relevância maior com a proximidade do período eleitoral. Leia mais »

Avanços dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa

Clique abaixo e confira os vídeos*
Fórum Agropecuária e Silvicultura
Fórum Desmatamento
Fórum Floresta Nativa
Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
*Vídeos apresentados na segunda plenária de 2021, em 14/12

Segunda plenária teve mudança de facilitador e debate sobre uso da terra no pós-eleições

A segunda plenária de 2021 da Coalizão Brasil, realizada em 14 de dezembro, foi marcada por três momentos: a mudança na facilitação do movimento, a atualização dos trabalhos dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa e um debate sobre políticas de uso da terra no pós-eleições. Leia mais »

Fóruns e Forças-Tarefa apresentam avanços de 2021 e planos para 2022

Das contribuições para fomento ao crédito rural voltado para práticas sustentáveis no campo ao estudo sobre casos de sucesso de reflorestamento com espécies nativas, os grupos tiveram um ano intenso de atividades e apresentaram os principais resultados na segunda plenária de 2021. Leia mais »

Debate aborda Amazônia, ciência e agropecuária no Brasil pós-eleições

O cenário e os desafios do uso da terra em 2022 e seus impactos para 2030 foram o foco de debate realizado na segunda plenária de 2021 da Coalizão Brasil. Ilegalidade e desmatamento na Amazônia, monitoramento e rastreabilidade de cadeias produtivas, as eleições deste ano, o papel da ciência nas tomadas de decisão e o olhar sobre os desafios sociais foram alguns dos temas levantados pelos debatedores. Leia mais »

Informes

Contra o desmonte do monitoramento no Cerrado – A Coalizão divulgou um posicionamento em que afirma que a descontinuidade do monitoramento do Cerrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) atenta contra a biodiversidade e a produção agropecuária do Brasil. Além de lembrar o aumento do desmatamento ocorrido no bioma no último ano, o movimento traz números sobre o investimento necessário para manter o sistema operando e alerta para os riscos do desmonte. Confira aqui.

Artigos publicados na Globo Rural - Dois textos, escritos por membros do movimento, foram publicados no site da revista Globo Rural. Em um dos artigos, Rodrigo Ciriello, da Futuro Florestal, e Daniel Soares falam sobre inovação no cultivo de árvores nativas (leia aqui). No outro, Marcello Brito, ainda como cofacilitador do movimento, faz uma avaliação da COP 26, em artigo publicado em dezembro. (confira aqui).

Agenda

• 1ª reunião de 2022 do Grupo Estratégico (GE)
8 de março, das 14h às 17h
Local: on-line.

 

Adesões recentes à Coalizão


Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa, Bioenergia, Bioeletricidade e Pellets
CLI - Corredor Logística e Infraestrutura
Maker Sustentabilidade

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br