No 62 - 9 de dezembro de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

O ano que termina em breve foi intenso para a Coalizão Brasil, com avanços importantes, apesar dos muitos desafios. Neste boletim, destacamos algumas das conquistas, como o lançamento do Observatório da Restauração e Reflorestamento, o mapeamento dos dados de desmatamento pelo setor privado e o início de muitos projetos na área de silvicultura de nativas. O mais recente foi o lançamento, no dia 1º de dezembro, de um estudo sobre 40 casos de reflorestamento com nativas que mostram modelos possíveis para uma nova economia de baixo carbono.

A COP 26 aconteceu, enfim, e o movimento preparou-se para isso ao longo do ano, com a realização de webinares que resultaram em um documento com recomendações entregues aos negociadores brasileiros e a realização de debates sobre o futuro da Amazônia e o uso da terra.

E, por falar em Amazônia, o movimento acompanha de perto os números alarmantes do desmatamento – ao observar as estimativas da plataforma PlenaMata, é possível que, a qualquer momento, o país alcance 500 milhões de árvores derrubadas no bioma somente neste ano. Clarissa Gandour, especialista do CPI/PUC-Rio e colíder da FT Dados de Desmatamento, explica neste boletim o que esse número sinaliza, lembrando que combater o desmate faz parte da batalha contra a ilegalidade.

Boa leitura! Aguardamos a participação de todos na 2ª Plenária do ano, que acontece no dia 14 de dezembro, às 14h.

Veja dez destaques do trabalho da Coalizão Brasil em 2021

Ano foi marcado por contribuições para consultas públicas, alertas para retrocessos nas áreas ambiental e climática, pelo lançamento de estudos e plataformas de pesquisa e por intensa atuação internacional. Leia mais »

Estudo da Coalizão e WRI apresenta viabilidade econômica e ambiental do reflorestamento com espécies nativas

Pesquisa mostrou que 32 dos 40 modelos com espécies nativas avaliados mostraram competitividade em comparação a outras atividades agropecuárias. Leia mais »

Estancar o desmatamento na Amazônia é combater a ilegalidade e a corrupção

Em entrevista, Clarissa Gandour, colíder da FT Dados de Desmatamento e pesquisadora do CPI/PUC-Rio, fala como as quase 500 milhões de árvores derrubadas no ano são um sintoma da situação grave de aceleração do desmatamento e lembra que os instrumentos para deter isso já são conhecidos. Leia mais »

2ª Plenária de 2021

14 de dezembro, das 14h às 16h30
14h-14h30: boas-vindas e transição de facilitação
14h30-15h15: balanço dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa
15h15-16h30: debate "Rumo a 2030: o que esperar das políticas de uso da terra no Brasil pós-eleições"
Acompanhe no YouTube da Coalizão Brasil

Plano Operacional ABC+ 2020-2030 incorpora 17 contribuições da Coalizão Brasil

Foram três aceites integrais e 14 parciais das propostas enviadas pelo movimento durante consulta pública aberta pelo Ministério da Agricultura, em áreas como monitoramento e adoção de novas tecnologias. Leia mais »

Coalizão Brasil leva discussão sobre uso da terra e conservação à COP 26

Em Glasgow, movimento também participou de debates sobre agropecuária e restauração no Brazil Climate Action Hub, espaço da sociedade civil montado na COP 26, e no Global Landscapes Forum. Leia mais »

Informes

Política Nacional de Mudança do Clima (PNMC) A Coalizão Brasil enviou contribuições à consulta pública da minuta do Projeto de Lei da PNMC. Em posicionamento, o movimento alertou que o texto reduz a participação da sociedade civil e de governos subnacionais na tomada de decisões. Saiba mais aqui.

Rastreabilidade da carne – Esse é o tema do artigo da Coalizão Brasil publicado na Globo Rural, assinado por Isabel Garcia-Drigo (Imaflora), Leonel Almeida (Marfrig) e Liège Correia (JBS/Friboi). Leonel é membro da FT Rastreabilidade da Carne e Liège é líder do Fórum de Diálogo Agropecuária e Silvicultura. Confira o texto “Rastreabilidade do gado: os nós e as formas de desatá-los”, clicando aqui.

Mercado de carbono - Eduardo Bastos (Bayer), Gabriela Savian (Ipam) e José Carlos da Fonseca Junior (Ibá), assinam o artigo “As oportunidades do mercado de carbono para o Brasil”, publicado na revista Agroanalysis, da FGV. Os três são colíderes da FT dedicada a esse tema. Leia o texto aqui.

Agenda

• Bate-papo COP 26: Desdobramentos pós-conferência e os próximos passos para o Brasil
10 de dezembro de 2021, às 10h
Realização: Comitê de Sustentabilidade e Bioeconomia da Abag
Local: on-line. Link aqui.

• 2ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
14 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: on-line, pelo YouTube da Coalizão

4ª Reunião do GE
15 de dezembro de 2021, das 15h às 17h30
Local: on-line

 

Adesões recentes à Coalizão


CS Consultoria Ambiental

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br