No 61 - 5 de novembro de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Aumentar a ambição climática trará benefícios ao Brasil

A COP 26 – 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – teve início em 31 de outubro carregada de expectativas para que os países aumentem suas ambições para diminuição das emissões de gases de efeito estufa, mas também com certo temor de que estejamos cada vez mais próximos de um ponto de não retorno, em que não seja mais possível reverter as consequências das mudanças climáticas. Há, portanto, muito a fazer.

A Coalizão Brasil fez um intenso trabalho prévio à COP. Ao longo do ano, realizou seis webinários em parceria com o jornal Valor Econômico para discutir os principais pontos da agenda nacional e internacional do clima. O resultado das discussões foi consolidado no documento Recomendações para a COP 26, enviado a diversas instâncias governamentais para apoiar as propostas a serem apresentadas pelo Brasil na Conferência. O documento também pautou conversas com os ministérios da Economia e da Ciência e Tecnologia.

O movimento publicou, no último mês, dois posicionamentos, um sobre a Política Nacional sobre Mudança do Clima, referente a projeto de lei que propõe a redução de emissões a partir de uma base incerta de referência, e outro sobre a Declaração de Florestas, um acordo global assinado nos primeiros dias da COP com adesão do Brasil.

A Coalizão tem uma extensa agenda na Conferência, organizando e participando de eventos que discutirão um futuro de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e para o país, baseado em uma economia de baixo carbono. É com esse cenário como objetivo que a Coalizão se uniu à Iniciativa Clima e Desenvolvimento, que divulgou um estudo robusto mostrando como o Brasil pode diminuir em até 82% suas emissões, tendo 2005 como ano-base.

É esse o futuro que almejamos. Boa leitura!

Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa realizam a terceira rodada de reuniões gerais do ano

Em outubro, além da atualização sobre avanços nas agendas dos grupos e próximos passos, cada encontro teve um debate sobre temas como Pagamento por Serviços Ambientais, Inovação na Agricultura, Desmatamento e Ambição Climática e Escalabilidade das Soluções Baseadas na Natureza. Leia mais »

Webinar discute expectativas e próximos passos após a COP 26

Último da série de webinários preparatórios para o encontro internacional fez um balanço sobre os debates anteriores e abordou recomendações para a Conferência do Clima, além de discutir o que ocorrerá após a convenção. Foram realizados, no total, seis encontros em parceria com o jornal Valor Econômico. Leia mais »

Coalizão Brasil organiza evento sobre futuro da Amazônia na COP 26

Movimento leva sua contribuição para as discussões sobre a transição para uma economia mundial de baixas emissões de carbono, conciliando produção agropecuária e conservação florestal. A agenda da Coalizão na COP vai de 4 a 8 de novembro. Leia mais »

COALIZÃO NA COP 26

O movimento estará presente em diferentes sessões que acontecem de 4 a 8 de novembro
Confira a agenda completa aqui
Conheça o documento Recomendações para a COP 26

Nova iniciativa almeja futuro de baixo carbono para o Brasil

Organizações da sociedade civil, especialistas e empresas reunidas na Iniciativa Clima e Desenvolvimento lançam documento em que propõem um modelo para o crescimento econômico do país com zero emissões líquidas. A Coalizão tem presença no Grupo Executivo. Leia mais »

Coalizão se posiciona sobre Política Nacional sobre Mudança do Clima e Declaração para Florestas

Movimento expressou preocupação com Projeto de Lei que propõe redução de emissões a partir de base incerta; na COP 26, considerou uma vitória o acordo global para reverter o desmatamento até 2030. Leia mais »

Informes

Reuniões com ministérios – A Coalizão realizou, em outubro, reuniões com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério da Economia (ME). Para coordenadores do MCTI, o movimento apresentou as propostas do relatório com recomendações para a COP 26, bem como a Visão 2030-2050 da Coalizão. A receptividade do ministério foi bastante positiva e foi apresentada à Coalizão a ferramenta Sinapse – Simulador Nacional de Políticas Setoriais e Emissões. Junto ao ME, a Coalizão esteve com a Iniciativa Clima e Desenvolvimento e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e, entre outras pautas em comum, reforçou o importante papel do ministério para o avanço de um mercado de carbono regulado no país.

Participação na SOBRE 2020 - A Coalizão terá um estande virtual, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), na Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE 2020). A conferência, que estava programada para acontecer no ano passado, será realizada agora, entre 8 e 11 de novembro, no formato on-line. Nesse estande, serão divulgados documentos como “Recomendações para a COP 26” e sobre o Programa de P&D em Silvicultura de Nativas. Entre os vídeos, haverá conteúdos sobre o Observatório da Restauração e Reflorestamento e a Década da Restauração. Mais informações aqui.

Apresentação do GT Nativas – Jaluzza Araujo, da área de Relações Governamentais e Institucionais da Vale S.A. no Espírito Santo, representará a Coalizão Brasil e o GT de Silvicultura de Espécies Nativas, grupo criado em parceria com o governo desse estado, no Congresso Capixaba de Pesquisa Agropecuária. O congresso acontece entre os dias 17 e 19 de novembro.

Alteração de calendário – A segunda Plenária de 2021 da Coalizão teve a data alterada e será realizada no dia 14 de dezembro, às 14h. A reunião ordinária do Grupo Estratégico (GE) também será em novo dia: 15 de dezembro, às 14h.

Estudo sobre bioeconomia – Durante o Fórum Mundial de Bioeconomia, foi lançado o estudo “Bioeconomia da sociobiodiversidade no estado do Pará”, da TNC, feito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Natura. A pesquisa analisou 30 produtos, desde a produção até a comercialização, e concluiu que a sociobieconomia do estado tem potencial para gerar mais de R$ 170 bilhões em renda em 2040. O estudo traz um agradecimento à Coalizão Brasil: membros da FT Bioeconomia contribuíram com o desenvolvimento do documento.

Artigo na revista Globo Rural – Jaluzza Araujo (Vale), Miguel Calmon (CI) e Rubens Benini (TNC) assinam o artigo da Coalizão publicado no site da revista, com o título “O papel das florestas na economia: o exemplo do Espírito Santo”. Jaluzza e Miguel são, respectivamente, membro e colíder da FT Silvicultura de Nativas, e Rubens é colíder da FT Restauração.

Novo site da Coalizão Brasil – Em outubro, estreamos o novo site do movimento. Além de um visual mais moderno, as seções foram reorganizadas para facilitar o acesso a áreas como a dos Fóruns de Diálogo e respectivas FTs, notícias e posicionamentos.

Agenda

• 2ª Plenária de 2021 da Coalizão
14 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: on-line

4ª Reunião do GE
15 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: on-line

 

Adesões recentes à Coalizão


GreenBR
Trase - Inteligência para o Comércio Sustentável
VALE

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br