No 60 - 7 de outubro de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

A atuação conjunta gera mais frutos

O mês de setembro contribuiu para fortalecer ainda mais nossa convicção de que a atuação em rede e em conjunto são fundamentais para gerar frutos e fazer avançar a agenda de clima, florestas e agricultura no país.

Por meio de um processo que envolveu meses de estudos e diálogos com diferentes membros do movimento e especialistas externos, a Força-Tarefa de Bioeconomia elaborou um conceito de bioeconomia mais alinhado à vocação e identidade do país e um documento que aponta a importância de se criar uma política nacional para esse setor. Confira como isso foi feito na entrevista que Luciana Villa Nova, colíder da FT, deu a este boletim.

Da mesma forma, a FT de Finanças Verdes reuniu e conciliou os pontos de vista e opiniões diversos que existem no movimento e elaborou uma série de contribuições que foram enviadas ao Ministério da Agricultura, em resposta à consulta pública sobre o Plano ABC+ 2020-2030.

Na agenda internacional, a Coalizão apresentou essa força de atuação conjunta na Climate Week NY e no GLF Amazônia, além de levar suas contribuições a debates sobre bioeconomia, geopolítica e desmatamento zero.

Boa leitura!

Coalizão Brasil contribui com sugestões para o Plano Operacional do ABC+ 2020-2030

Entre 31/8 e 30/9, o Ministério da Agricultura abriu uma Consulta Pública sobre o Plano Operacional do ABC+ para o período de 2020 a 2030. Por defender que políticas e instrumentos de fomento à agricultura de baixo carbono são essenciais para mitigar e adaptar o país às mudanças climáticas, a Coalizão Brasil enviou um documento com suas contribuições. Leia mais »

Entrevista: Brasil pode liderar economia de baixo carbono

Luciana Villa Nova, colíder da FT de Bioeconomia, explica como foi a elaboração do conceito de bioeconomia e do posicionamento da Coalizão Brasil sobre o tema. Ela também conta como esse setor pode levar o Brasil à posição de líder mundial em uma nova economia de baixo carbono. Leia mais »

Coalizão participa da Climate Week NYC com debate sobre iniciativas em rede

No debate Redes pelo clima: iniciativas da sociedade civil e do setor privado na agenda da sustentabilidade, promovido pela Coalizão no dia 22 de setembro, foi discutida a importância do diálogo entre sociedade civil e setor privado para alcançar os melhores resultados nessa agenda. Leia mais »

3ª Rodada de Reuniões Gerais dos Fóruns de Diálogo

Clique no fórum do qual quer participar para se inscrever
Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos: 20/10, das 10h às 12h.
Desmatamento: 21/10, das 14h às 16h
Agropecuária e Silvicultura: 26/10, das 14h às 16h
Floresta Nativa: 26/10, das 14h às 16h

Desafios da Amazônia são tema de conferência do Global Landscapes Forum, com participação da Coalizão Brasil

A Coalizão foi uma das apoiadoras da conferência digital GLF Amazônia – Ponto de Inflexão, que reuniu mais de 200 especialistas para discutir soluções para o bioma. O movimento participou de painéis sobre bioeconomia, geopolítica e desmatamento zero, além da plenária final. Leia mais »

Novo posicionamento defende criação de política nacional de bioeconomia

Em 16 de setembro, a Coalizão Brasil divulgou um posicionamento em que apresenta o conceito de bioeconomia ligado à vocação e identidade brasileira. O movimento defende a criação de uma política nacional de bioeconomia como primeira e fundamental ação para o desenvolvimento da atividade no país. Leia mais »

Reunião com Serviço Florestal Brasileiro aborda CAR e Código Florestal

A Coalizão Brasil se reuniu, no dia 21/9, com o novo diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Alves Corrêa Neto, com o objetivo de fazer uma reaproximação e aprofundar conversas sobre temas relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), desmatamento e Código Florestal. Leia mais »

Informes

Iniciativas para silvicultura de espécies nativas - No dia 4/10, o governo do estado do Espírito Santo realizou um evento para o Dia da Natureza, que teve a participação de Thiago Belote, do WWF-Brasil e membro da FT Silvicultura de Nativas, representando a Coalizão. Belote apresentou as ações que vêm sendo realizadas pelo grupo de trabalho (GT) que foi criado em parceria com o estado para o desenvolvimento de um polo de silvicultura de nativas. O GT foi formalizado em agosto por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o estado do Espírito Santo.

Agenda

• 6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio - Digital & Agregação de Valor. A nova liderança no Agro
25 a 27 de outubro de 2021
Realização: Transamérica Expo Center
Apoio institucional: Abag
Mais informações aqui

• 4ª Reunião do GE
7 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: on-line

• 2ª Plenária de 2021 da Coalizão
8 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: on-line

 

Adesões recentes à Coalizão


BNP Paribas
Casa da Floresta Ambiental
COFCO International
Polo Sustentável

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br