No 58 - 9 de agosto de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Diálogos estratégicos pelo uso da terra

A menos de três meses para a COP 26 do Clima, a Coalizão Brasil tem intensificado diálogos visando levar à conferência mundial suas contribuições, em especial na agenda do uso da terra e da economia de baixo carbono. O movimento foi uma das entidades parceiras da Embaixada do Reino Unido na organização do encontro de representantes da sociedade civil com o presidente da COP 26, Alok Sharma, durante sua visita ao Brasil.

A Coalizão também já realizou quatro webinários preparatórios para a conferência, em parceria com o jornal Valor Econômico, com o objetivo de elaborar recomendações, no que se refere ao uso da terra, aos negociadores brasileiros. Os dois debates mais recentes foram sobre o papel do setor privado na ação climática e sobre a conservação e a produção no Cerrado. O próximo será no dia 25 de agosto, desta vez com foco na Amazônia.

Alinhados à agenda internacional e aos pontos de atenção na agenda de clima, florestas e agricultura no País, os Fóruns de Diálogo e as Forças-Tarefa apresentaram seus avanços no primeiro semestre de 2021 e próximos passos na segunda rodada de reuniões gerais do ano, realizada em junho. Os principais destaques de suas atualizações, bem como dos debates que aconteceram a cada encontro, estão neste boletim. Também nesta edição, Leila Harfuch, gerente geral da Agroícone e líder da FT de Finanças Verdes, explica, em entrevista, as novidades do Plano Safra 2021/2022 para o Programa ABC, o que elas significam e como a Coalizão contribuiu para essas mudanças.

Em um ano com muitos pontos polêmicos na pauta agroambiental e expectativas de retomada de atividades econômicas, o segundo semestre de 2021 traz muitas expectativas para a agenda de clima, florestas e agricultura. A Coalizão segue atuando e promovendo diálogos estratégicos para fazer essa agenda avançar em direção a um futuro que harmoniza produção e conservação.

Boa leitura!

Coalizão participa de reunião com Alok Sharma, presidente da COP 26

No dia 3 de agosto, o presidente da COP 26, Alok Sharma, reuniu-se com representantes da sociedade civil na Embaixada do Reino Unido. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a Coalizão Brasil foram convidados pela embaixada para serem parceiros na organização desse encontro. A importância do uso da terra e a urgência do combate ao desmatamento no contexto brasileiro e para a agenda climática foram alguns dos pontos abordados. Leia mais »

Webinários debatem o papel do setor privado e o Cerrado à luz da COP 26

Em junho e julho aconteceram mais dois webinários realizados pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Coalizão Brasil. Os debates abordaram o papel do setor privado na ação climática e as oportunidades para conciliar agropecuária e conservação no Cerrado. O próximo webinar será em 25 de agosto e terá como tema a Amazônia. Leia mais »

Quinto webinar preparatório para a COP 26

“O Acordo de Paris e as oportunidades para a conservação e a produção sustentável na Amazônia”

Participe! Inscreva-se aqui

Entrevista: Plano Safra traz mudanças para o Programa ABC para 21/22

O Plano Safra 2021/2022, divulgado em junho, incorpora algumas das contribuições que a Coalizão Brasil havia enviado por meio da Força-Tarefa Finanças Verdes e que traziam propostas relacionadas, em especial, ao Programa ABC. Nesta entrevista, Leila Harfuch, gerente geral da Agroicone e uma das líderes da FT, analisa as sugestões incorporadas ao Plano Safra e explica como a FT deve apoiar a consulta pública para o Plano ABC+. Leia mais »

2ª Reunião dos Fóruns de Diálogo traz os avanços do primeiro semestre e debates

Entre os dias 24 e 30 de junho aconteceu a segunda rodada de Reuniões Gerais dos Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil. Os líderes das Forças-Tarefa apresentaram o que foi feito desde a primeira rodada de reuniões de 2021, em março. Ao final de cada reunião, houve um debate com convidados externos. “Este é um espaço muito rico para compartilhar informações, promover o diálogo e divulgar o que estamos fazendo”, disse Rachel Biderman, cofacilitadora da Coalizão, na abertura do primeiro encontro. Leia mais »

Coalizão pede aprimoramento do texto do PL do licenciamento ambiental

No dia 5 de julho, a Coalizão Brasil divulgou um posicionamento sobre o Projeto de Lei (PL) 3729/04, que propõe uma nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental para o país, no qual o movimento afirma que é imprescindível que esse PL seja aprimorado no Senado. Leia mais »

Informes

Artigo sobre dados de desmatamento na revista Globo Rural - A Coalizão Brasil foi convidada a escrever mensalmente para a coluna “Vozes do Agro” e o primeiro artigo publicado foi sobre o uso de dados de desmatamento pelo setor privado. Clarissa Gandour, da Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio) e Paula Bernasconi, do Instituto Centro de Vida (ICV), líderes da FT Dados de Desmatamento, assinam o artigo. Confira aqui

Artigo sobre concessões florestais – O segundo texto da Coalizão no site da revista Globo Rural explica a importância das concessões florestais e o que se espera do PL sobre o tema que tramita no Congresso. Foi escrito por Ana Bastos, da Amata, Leonardo Sobral, do Imaflora, e Teresa Rossi, do Instituto Escolhas. Os três autores são líderes da Força-Tarefa Concessões Florestais. Confira aqui

Levantamento de pesquisas sobre silvicultura de nativas no Espírito Santo – O GT Nativas, parceria entre o Governo do Espírito Santo e a Coalizão Brasil, convida pesquisadores e instituições de pesquisa do estado a responder um formulário que tem o objetivo de mapear o que tem sido desenvolvido no tema a fim de orientar ações e articulações do polo de silvicultura de nativas no ES e identificar sinergias com o Programa de P&D da Coalizão. O prazo para respostas se encerra em 20 de agosto. Mais informações aqui

Agenda

• 3º Workshop FBDS-CEBDS: O papel do Brasil na COP15
10 e 12 de agosto de 2021, das 9h00 às 11h00
Realização: FBDS e CEBDS
Local: on-line
Inscrições para o 1º dia aqui
Inscrições para o 2º dia aqui

• Encontros técnicos | Ciclo 03/2021: O papel das cidades e estados na NDC brasileira
17 de agosto de 2021, das 10h30 às 12h
Realização: Aliança pela Ação Climática - ACA Brasil
Apoio: Plataforma Subnacional para o CLIMA
Local: on-line
Mais informações aqui

• 3ª Reunião do Grupo Estratégico (GE) da Coalizão Brasil
8 de setembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: on-line

• Congresso Sustentável 2021
28 a 30 de setembro de 2021
Realização: CEBDS
Local: on-line
Mais informações aqui

Adesões recentes à Coalizão


BRCarbon
Engenheiros Sem Fronteiras - Brasil
Grupo Mulheres do Brasil
Instituto Semeia
Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal
Green Rio

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br