No 57 - 25 de junho de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Seis anos construindo propostas

Em junho, a Coalizão Brasil chegou ao sexto ano de atuação em prol de uma economia de baixo carbono, competitiva, justa e inclusiva, dentro de uma visão que concilia a produção agropecuária com a conservação ambiental. A Primeira Plenária de 2021, realizada no início do mês, apresentou os avanços do primeiro semestre, que reforçam o papel do movimento como espaço de diálogo e advocacy.

“Em momentos de pandemia, crise econômica, desafios climáticos e aumento de desmatamento, estamos produzindo propostas de políticas públicas, trabalhando junto ao Congresso para evitar retrocessos e atuando com os setores financeiro e produtivo para avançar em soluções criativas e inovadoras para finanças sustentáveis. É uma honra trabalhar em um grupo tão determinado”, disse Rachel Biderman, cofacilitadora do movimento, na abertura da plenária.

Como parte do fomento ao diálogo e debate, a Coalizão promoveu e participou de lives sobre o papel da ciência, restauração de ecossistemas e adaptação da agricultura às mudanças climáticas, sempre em parceria com organizações e especialistas que enriquecem o conhecimento e trazem novas informações.

Na frente de advocacy, o movimento contribuiu com o envio de propostas para consultas públicas sobre concessão de crédito rural, organizadas pelo Banco Central, e para a revisão do Plano Safra 2021/2022.

Boa leitura!

Coalizão comemora 6 anos na primeira plenária de 2021

A primeira Plenária da Coalizão Brasil, em 2 de junho, apresentou as principais realizações do primeiro semestre e os trabalhos dos Fóruns de Diálogo e suas Forças-Tarefa. A ocasião também marcou os 6 anos da Coalizão, o alcance do marco de 300 membros e contemplou o debate “Produzir, conservar e adaptar: o futuro do uso da terra”. Leia mais »

Fóruns de Diálogo mostram avanços do semestre em vídeos apresentados na plenária

Os quatro Fóruns de Diálogo e as 14 Forças-Tarefa (FTs) da Coalizão Brasil apresentaram, por meio de vídeos, um resumo de seus trabalhos, bem como os objetivos de cada um e quais são suas lideranças, durante a Primeira Plenária de 2021 do movimento. Leia mais »

Especialistas debatem caminhos para a mitigação e adaptação à mudança climática no uso da terra

A mitigação, a adaptação e a resiliência à mudança climática foram temas do debate realizado na Plenária. Em especial, destacou-se que muitas ferramentas e soluções já estão disponíveis, mas é necessário implementá-las e levar o conhecimento sobre elas a quem precisa. Leia mais »

Live Coalizão Brasil para a COP 26 – O setor privado brasileiro na ação climática

28 de junho, às 14h
Convidados:
• Caio Carvalho, diretor da Abag
• Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital
• Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin
• Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS
Participe!

Inscrições aqui

Segundo webinar Coalizão e Valor Econômico destaca papel da ciência para país atingir metas do clima

Em 27 de maio aconteceu o segundo webinar da Coalizão Brasil, em parceria com o jornal Valor Econômico, sobre a COP 26, com o tema “O que diz a ciência: o papel do Brasil no cenário climático internacional”. O uso da ciência pelas empresas para a redução de emissões e o papel das Soluções baseadas na Natureza foram destacados. Leia mais »

Coalizão contribui com consultas públicas sobre finanças verdes

O tema das finanças verdes, em especial o crédito rural, tem recebido atenção e esforços da Coalizão Brasil. O movimento enviou contribuições para consultas públicas a respeito de critérios socioambientais na concessão de crédito rural e revisão do Plano Safra 2021/2022. Leia mais »

Webinar com Pnuma aborda parcerias e papel de governos, setor privado e sociedade na restauração na Mata Atlântica

Em parceria com a TNC Brasil e a Coalizão Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) realizou o webinar “Diálogos da Restauração – Mata Atlântica”, no dia 9 de junho, que abordou as visões dos setores público e privado e da sociedade para os desafios e oportunidades da restauração. O evento fez parte da série “Diálogos da Restauração” e integra o lançamento da Década da Restauração de Ecossistemas. Leia mais »

Relatório de Atividades 2020 traz destaques do trabalho da Coalizão no último ano

O documento traz os destaques de 2020, informações sobre o engajamento dos membros nos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa da Coalizão, indicadores de comunicação, prestação de contas e perspectivas para 2021. Leia mais »

Informes

Obrigado, Fernanda! Fernanda Macedo deixará o cargo de Coordenadora Executiva e de Comunicação esta semana, após quatro anos e meio de contribuições. Nosso muito obrigado a Fernanda! Desejamos-lhe muito sucesso!

Nova Coordenadora Executiva - Com a saída da Fernanda, Laura Lamonica assume como Coordenadora Executiva. Ela já atua na Coalizão desde 2017, orientando o trabalho dos Fóruns e Forças-Tarefa, além da gestão financeira. Parabéns e sucesso, Laura!

Agenda

• Live Coalizão Brasil para a COP 26 – O setor privado brasileiro na ação climática
28 de junho de 2021, às 14h
Realização: Valor Econômico
Parceria: Coalizão Brasil
Local: on-line
Inscrições aqui

• Workshop de estudo sobre o potencial de geração de créditos de carbono em concessões florestais
28 de junho de 2021, às 16h
Realização: Instituto Escolhas
Local: on-line
Participe aqui

• 2ª Reunião Geral do Fórum Floresta Nativa
29 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line
Inscreva-se aqui

• 2ª Reunião Geral do Fórum Desmatamento
30 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line
Inscreva-se aqui

• Ações subnacionais na implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Brasileira
6 de julho de 2021, das 14h às 16h
Realização: FAPESP
Local: on-line
Inscrições aqui

Adesões recentes à Coalizão


Verdelho Comunicação
WMF Energy

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br