No 54 - 19 de março de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Frutos do trabalho coletivo

Em meio a tantos desafios, a Coalizão conquistou resultados importantes nesses primeiros meses de 2021, frutos do trabalho coletivo de todos os setores da sociedade.

Um dos avanços ocorreu nesta quarta-feira, 17 de março, com a derrubada, no Congresso, de parte dos vetos presidenciais à lei que instaura a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA). Com isso, a boa governança e a transparência no programa federal de PSA foram resguardadas. Porém, os vetos sobre os incentivos fiscais ao PSA ainda não foram pautados e a Coalizão segue com o diálogo junto aos parlamentares para solicitar a sua derrubada. Esses benefícios são fundamentais para estimular iniciativas de PSA no país.

O movimento também lançou, em parceria com outras organizações, o Observatório do Reflorestamento e Restauração, que traz dados sobre o tema em todos os biomas brasileiros. Será possível acompanhar a evolução de compromissos de restauração e reflorestamento assumidos em iniciativas internacionais e, para as empresas privadas, é mais uma ferramenta para, por exemplo, rastrear cadeias de produtos florestais ou monitorar áreas de restauração para fins de compensação ambiental.

A preparação para a agenda climática internacional é outro foco deste ano e os líderes dos Fóruns de Diálogo fizeram sua primeira imersão de 2021 debatendo esse tema com especialistas, abordando pontos como precificação e mercado de carbono.

Além disso, os quatro Fóruns de Diálogo realizam, entre os dias 24 e 31 de março, sua primeira rodada de reuniões gerais em 2021 com convidados do poder público e outros setores para debater os temas mais importantes da agenda da Coalizão.

Boa leitura!

Congresso derruba maioria dos vetos presidenciais à Política Nacional de PSA e garante governança e transparência do programa federal

O Congresso derrubou nesta quarta-feira (17 de março) a maior parte dos vetos presidenciais que foram feitos à lei 14.119, que institui a Política Nacional por Pagamentos de Serviços Ambientais (PNPSA). A Coalizão Brasil divulgou um novo posicionamento celebrando a vitória de resguardar os princípios de governança e transparência do programa federal de PSA. Os vetos aos incentivos tributários serão pautados nas próximas sessões da Câmara dos Deputados e a Coalizão solicita novamente aos parlamentares a derrubada. Leia mais »

Observatório apresenta dados sobre restauração e reflorestamento em todos os biomas brasileiros

O Brasil já conta com sistemas de monitoramento do desmatamento reconhecidos internacionalmente por sua eficiência. Porém as informações sobre restauração e reflorestamento ainda eram uma incógnita. Parte das respostas começam a aparecer agora, com o Observatório da Restauração e Reflorestamento, lançado em 9 de março pela Coalizão Brasil com apoio de WRI Brasil, Imazon, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e TNC. Leia mais »

VEJA ALGUNS NÚMEROS DO OBSERVATÓRIO DE RESTAURAÇÃO E REFLORESTAMENTO

• +79 mil hectares em áreas de restauração nativa em projetos com finalidade ecológica
• +10 milhões de hectares regenerados naturalmente
• +9 milhões de hectares reflorestados com monoculturas exóticas

Acesse a plataforma aqui

Confira a programação da 1ª Rodada de Reuniões Gerais dos Fóruns de Diálogo da Coalizão em 2021 e inscreva-se

Os líderes dos Fóruns de Diálogo da Coalizão convidam os membros e parceiros do movimento para as reuniões gerais entre os dias 24 e 31 de março. Esses encontros são parte de uma programação anual e têm como objetivo atualizar a rede sobre os trabalhos em andamento e promover debates sobre a nossa agenda. Confira a programação completa e faça sua inscrição para receber o link de acesso às reuniões. Leia mais »

Líderes dos Fóruns de Diálogo discutem agenda climática internacional

Os líderes dos Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil realizaram a primeira imersão de 2021 no dia 3 de fevereiro, tendo como pauta a agenda climática internacional, que será foco de eventos importantes neste ano. Convidados para a reunião, Caroline Prolo, da Stocche Forbes Advogados e LaClima, Federino Bellone e Daniela Lerario, Climate Champions UNFCCC COP 26, apresentaram os pontos que consideram estar no foco em 2021. Leia mais »

Informes

Artigo novo na revista Agroanalysis, da FGV – A Coalizão Brasil, com apoio da Bayer, retomou a parceria com a revista e publicou um texto, intitulado “A conquista de uma Política Nacional de PSA e os desafios à frente”, na edição de fevereiro. O artigo é assinado por Erika Pinto, pesquisadora no IPAM e líder da FT PSA da Coalizão, e Ana Tulia de Macedo, coordenadora de Relações Governamentais da Natura &Co e participante da mesma FT. Clique aqui para ler.

Agenda


1ª reunião geral do Fórum Floresta Nativa
24 de março de 2021, das 10h às 12h
Local: online. Link de inscrição aqui

• 1ª reunião geral do Fórum Agropecuária e Silvicultura
25 de março de 2021, das 14h às 16h
Local: online. Link de inscrição aqui

• 1ª reunião geral do Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
30 de março de 2021, das 14h às 16h
Local: online. Link de inscrição aqui

• 1ª reunião geral do Fórum Desmatamento
31 de março de 2021, das 14h às 16h
Local: online. Link de inscrição aqui

• Lançamento do Programa P&D em Silvicultura com Espécies Nativas
13 de abril de 2021, das 10h às 11h30
Realização: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Apoio: WRI Brasil
Local: online

• 2ª Reunião do GE
1º. de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

• 1ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
2 de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

 

Adesões recentes à Coalizão


ABiogás - Associação Brasileira do Biogás
Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
CASH Advogados
EcoSecurities
EloGroup
FAU - Agricultura e Meio Ambiente
Fundo JBS pela Amazônia
GPA
Green Forest - Consultoria e Assessoria Ambiental
Instituto Espinhaço - Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental
Machado Meyer Advogados
Neocert
Precious Woods
Secovi-SP - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo
Silcon Ambiental
WeForest

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br