No 52 - 10 de dezembro de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

Balanço de 2020 e expectativas para 2021

Mesmo diante de tantos desafios que surgiram em 2020, a Coalizão Brasil seguiu sua agenda e chegou a resultados importantes.  As 16 Forças-Tarefa dos 4 Fóruns de Diálogo realizaram mais de 180 reuniões ao longo do ano e construíram propostas que foram levadas a representantes do poder público em mais de 50 encontros.

Foi também em 2020 que o nosso movimento ultrapassou o marco de 260 membros e segue em expansão. E, na imprensa, a Coalizão foi mencionada mais de mil vezes. O balanço do ano mostra uma atividade intensa e as expectativas para 2021 são altas.

Durante a Segunda Plenária do ano, realizada no início do mês, a Coalizão anunciou sua dupla de facilitadores para 2021. Damos as boas-vindas a Rachel Biderman, vice-presidente para as Américas da Conservação Internacional, que se tornou a nova cofacilitadora do movimento representando o terceiro setor. E seguimos com Marcello Brito, presidente do conselho da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que havia assumido a posição em março como representante do setor privado. Aos facilitadores anteriores, André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e Luiz Cornacchioni, ex-diretor executivo da Abag, a Coalizão agradece imensamente pelo grande legado que deixam ao movimento.

Muito obrigado a todos que participaram, acompanharam e apoiaram a Coalizão em 2020 e esperamos contar novamente com a sua parceria em 2021!

Segunda Plenária de 2020 apresenta novos facilitadores, atualização dos Fóruns e FTs e debate sobre a nova década

A Segunda Plenária de 2020 da Coalizão Brasil aconteceu em formato on-line, no dia 2 de dezembro, com o anúncio dos novos facilitadores do movimento para 2021, uma atualização do trabalho dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefas e um debate sobre o Brasil na nova década. Leia mais »

Rachel Biderman e Marcello Brito são os novos facilitadores da Coalizão Brasil

A Coalizão Brasil anunciou, na Segunda Plenária do ano, os nomes dos novos facilitadores do movimento: Rachel Biderman, vice-presidente para as Américas da Conservação Internacional (CI), e Marcello Brito, presidente do conselho da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Brito assumiu a cofacilitação em março deste ano, após a saída de Luiz Cornacchioni da Abag. André Guimarães deixa a posição. Leia mais »

Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa fazem balanço do ano e se preparam para 2021

Os quatro Fóruns de Diálogo e as 16 Forças-Tarefa (FTs) da Coalizão Brasil apresentaram o balanço do ano e as expectativas para 2021 na Segunda Plenária de 2020. Os grupos realizaram mais de 180 reuniões para promover debates e construir propostas enviadas a representantes do poder público. Leia mais »

Coalizão Brasil em 2020

• Rede: Mais de 260 membros
• Fóruns e Forças-Tarefa: mais de 180 reuniões
• Diálogos com o poder público: mais de 50 encontros
• Visibilidade: mais de mil menções na imprensa e aumento de 95% de seguidores nas redes sociais.

Coalizão Brasil promove debate sobre o Brasil na nova década

As perspectivas econômicas, políticas, ambientais e internacionais para o Brasil foram tema de um debate realizado durante a Segunda Plenária da Coalizão Brasil, com a participação de Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Monica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, e Rubens Barbosa, ex-embaixador nos Estados Unidos e Reino Unido. Leia mais »

Coalizão destaca importância do papel do Poder Público e outros setores no combate à madeira ilegal

Em novo posicionamento que a Coalizão Brasil divulgou no dia 19 de novembro, o movimento afirma que o comércio ilegal de madeira no País só será combatido quando todos os setores, incluindo o poder público, assumirem sua responsabilidade. O documento foi enviado à Presidência, à Vice-Presidência e outros representantes do governo. Leia mais »

Estudo analisa demanda firme por restauração no País

O Partnerships for Forests, em parceria com a Coalizão Brasil, por meio da Força-Tarefa Demanda de Restauração, lançou o levantamento Identificação da demanda por restauração nativa proveniente de mecanismos legais para além da Lei de Proteção da Vegetação Nativa, em dezembro. Em 2020, a agenda da restauração e reflorestamento foi tema de diversos webinares e publicações realizadas pelo movimento. Leia mais »

Informes

Relatório final no Senado sobre a PL de PSA – O senador Fabiano Contarato divulgou, no dia 8 de dezembro, o relatório final sobre o PL 5028/19, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. No documento, foi possível constatar que diversas contribuições da Coalizão Brasil foram incluídas. A FT de PSA do movimento vem acompanhando a tramitação desse PL desde o início, em 2019, quando o PL tramitava na Câmara dos Deputados. Depois que o projeto seguiu para o Senado, houve diversas reuniões com o senador Contarato e participação em audiências públicas. A FT emitiu uma nota técnica que foi entregue ao relator e outros parlamentares. A votação do PL no Senado está prevista para a próxima terça-feira, dia 15 de dezembro.

Novo prazo para pesquisa sobre uso de dados de desmatamento – O prazo para as empresas membro da Coalizão responderem a um questionário elaborado pela FT Dados de Desmatamento foi prorrogado para o dia 15/12. O objetivo é identificar como o setor privado utiliza dados sobre desmatamento para a tomada de decisão em suas operações, as lacunas e as principais dúvidas do setor para o uso dessas informações. Participe!

Agenda


• Mudanças Climáticas & Recuperação Econômica

14 de dezembro, das 12h às 13h15
Realização: iCS
Local: online
Mais informações aqui

1ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
2 de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: a confirmar

• 2ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
8 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: a confirmar

Adesões recentes à Coalizão


Aventuras Produções e Edições Educativas
Instituto Alana
Instituto Humanize
Pensa-FIA Centro de Conhecimentos em Agronegócios
Roda de Ideias

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br