No 40 - 10 de setembro de 2019

NOVIDADES DA COALIZÃO

Agir e avançar pelo equilíbrio agroambiental

O aumento alarmante dos focos de incêndio na Amazônia, desde o início de agosto, fez com que o país e o mundo voltassem os olhos para o bioma, para encontrar soluções para combater o fogo. Essa busca logo fez emergir novamente questionamentos sobre outros desafios da região, como o desmatamento ilegal e a presença de um antigo inimigo invisível da maior floresta tropical do mundo: a grilagem de terras públicas.

Não há como adiar ações em um momento como esse. Assim, a Coalizão Brasil participou do coletivo que lançou a campanha “Seja Legal com a Amazônia”, que exige medidas efetivas dos poderes públicos para a resolução de conflitos fundiários naquela região. O movimento também lançou um manifesto à Presidência, afirmando que é preciso retomar o controle sobre o desmatamento e assim permitir que o Brasil caminhe para uma posição de liderança agroambiental no planeta.

Enquanto isso, a Coalizão Brasil continuou a avançar em seus planos de ação e de advocacy, com reuniões com representantes do governo, acompanhamento da aprovação do Projeto de Lei sobre serviços ambientais e a imersão dos Fóruns de Diálogo em torno de reflexões sobre os objetivos do movimento até 2020.

Coalizão participa de campanha contra a grilagem e o roubo de terras públicas

A Coalizão Brasil e diversas entidades formaram um coletivo que lançou, em 5 de setembro, no Dia da Amazônia, a campanha “Seja Legal com a Amazônia”, pelo fim da ocupação ilegal e grilagem em terras públicas do bioma. A primeira ação foi a circulação de um falso anúncio de que o Parque Trianon, em São Paulo, seria loteado e vendido, promovendo assim uma reflexão sobre esses temas e chamando a atenção para os desafios na Amazônia. Leia mais »

Fóruns de Diálogo relatam avanços e discutem os próximos passos

Em 30 de agosto, os líderes dos quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil – Agropecuária e Silvicultura; Floresta Nativa; Desmatamento; e Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos – fizeram uma imersão para refletir sobre os objetivos do movimento até 2020 e relatar os últimos avanços, como conversas sobre ordenamento territorial com a Receita Federal, uma oficina sobre monitoramento da restauração e contribuições para um estudo para revisão do Plano ABC. Leia mais »

Confira os destaques de advocacy do último mês

A agenda de advocacy do movimento continua acontecendo junto a diversos representantes do governo. Neste ano, a Coalizão iniciou uma campanha de defesa pelo Código Florestal, uma interlocução com os ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Economia, articulou a criação de uma subcomissão no Congresso para debater a convergência de temas de interesse das frentes ambiental e da agropecuária e acompanhou os avanços do projeto de lei dos pagamentos por serviços ambientais. Leia mais »

Coalizão Brasil participa de encontros internacionais sobre clima

Na Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em Salvador, em agosto, a Coalizão Brasil lançou um white paper sobre o mercado de carbono e pagamentos por resultados. André Guimarães, cofacilitador do movimento, e Pedro Soares, líder do Fórum de Diálogo de Desmatamento, representaram a Coalizão em debates sobre políticas para o “carbono zero” e REDD+. A Coalizão também estará na Climate Week de Nova Iorque, neste mês, e na COP 25  em Santiago, no Chile, em dezembro. Leia mais »

Relatório demonstra liderança do país no sensoriamento remoto

A Coalizão Brasil lançou um relatório sobre a liderança do país em tecnologias de monitoramento de uso da terra. O documento, intitulado Brasil: inteligência e dados sobre cobertura e uso da terra, traz os principais resultados de um seminário científico que o movimento promoveu em 2018, e indica que o país não precisa de um novo sistema de monitoramento, e sim fortalecer os já existentes. Leia mais »

Grupo Estratégico avalia o cenário político e define ações

Em reunião ocorrida em 2 de setembro, o Grupo Estratégico da Coalizão Brasil avaliou o contexto político atual e aprovou a participação do movimento na campanha “Seja Legal com a Amazônia”, com o objetivo de mobilizar o público e de exigir medidas para combater a ocupação ilegal de terras no bioma. O movimento construirá ainda uma mensagem para levar ao público internacional na Climate Week de Nova Iorque e na COP 25, no Chile. Leia mais »

Manifesto pede controle do desmatamento ao Presidente da República

Diante do recente e alarmante aumento do número de queimadas na Amazônia, a Coalizão Brasil divulgou um manifesto direcionado ao Presidente da República em 28 de agosto. Na carta aberta, que teve ampla repercussão na mídia, o movimento argumenta que “retomar o controle do desmatamento e combater a ilegalidade são premissas para um Brasil que deseja ser líder agroambiental”. Leia mais »

Informes

#ObrigadoLuana! A coordenadora executiva da Coalizão Brasil, Luana Maia, deixará o cargo no final de setembro, com o intuito de trilhar novos caminhos profissionais. A informação já foi compartilhada com o Grupo Estratégico, o Grupo Executivo, os líderes dos Fóruns de Diálogo e o grupo de WhatsApp do movimento. Luana esteve com a Coalizão desde o início: foi uma das responsáveis por tirar do papel a ideia da criação de um movimento multissetorial em prol da economia de baixo carbono e da agenda de clima, florestas e agricultura, transformando-a em realidade. Nossos agradecimentos, Luana!

Como fica a coordenação: a equipe executiva da Coalizão continua a contar com Fernanda Macedo, coordenadora de Comunicação e Advocacy (fernanda@coalizaobrasil.org), Laura Lamonica, coordenadora de Relações Institucionais (laura@coalizaobrasil.org), e Maiara Beckrich, assessora de Gestão (maiara@coalizaobrasil.org). Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe.

Agenda

Grupo de Discussão da Capital Aberto – “O custo do retrocesso ambiental: Como investidores e empresas podem contribuir para a solução desse problema”
19 de setembro
Local: Praça São Lourenço – São Paulo/SP
Organização: IUFRO, Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro
Mais informações aqui

Climate Week New York
23 a 29 de setembro
Mais informações aqui

XXV Congresso Mundial da IUFRO - Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável
29 de setembro a 5 de outubro de 2019
Local: Curitiba
Organização: IUFRO, Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro
Mais informações aqui

• 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e 1º Youth Agribusiness Movement International (YAMI)
8 e 9 de outubro de 2019
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo/SP
Apoio institucional: Abag
Mais informações sobre o Congresso aqui e sobre o YAMI aqui

• V Seminário Internacional: Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico
8 e 9 de outubro de 2019
Local: Campinas
Organização: Grupo de Governança de Terras - UNICAMP
Mais informações aqui

• Mesa Redonda Regional de Finanças Sustentáveis para a América Latina e Caribe da Iniciativa Financeira
14 e 15 de outubro de 2019
Local: São Paulo
Organização: PNUMA
Mais informações aqui

Adesões recentes à Coalizão

Rotta Advogados
Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.)
Complexo Pequeno Príncipe
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Cooperenges - Cooperativa de Trabalho de Engenharia, Serviços e Consultoria Ltda.
Animal Equality Brasil
Bayer
Eldorado Brasil Celulose S/A
Pinheiro Neto Advogados
Instituto Conexões Sustentáveis - Conexsus
ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente

coalizaobr.com.br