No 39 - 18 de junho de 2019

NOVIDADES DA COALIZÃO

Quatro anos de trajetória

Em junho, a Coalizão Brasil completa quatro anos. A trajetória do movimento coincide com um período de muitas mudanças no cenário político brasileiro, no qual o desafio de promover o diálogo foi ainda maior.

Mesmo assim, os últimos meses foram intensos em termos de advocacy, com mais de 20 reuniões realizadas com o governo, em encontros envolvendo ministérios e parlamentares em torno de propostas para alavancar a agenda econômica e socioambiental para o clima, as florestas e a agricultura.

Com pés firmes no presente, a Coalizão Brasil posicionou-se contra os riscos de desmonte do Código Florestal trazidos por Projetos de Lei e Medidas Provisórias, por meio de artigos e campanhas que tiveram ampla repercussão.

Na Câmara dos Deputados, uma semente importante foi plantada. A subcomissão agroambiental, lançada com o apoio da Coalizão, tem a missão de se tornar o espaço oficial para pautas de convergência entre demandas do agro e do meio ambiente.

Enquanto isso, os Fóruns de Diálogo avançam na construção do plano de ação para implementar a Visão de Futuro do movimento, que inicia, assim, uma nova fase de execução de suas metas.

Primeira plenária de 2019 marca os 4 anos do movimento

No dia 11 de junho, a Coalizão Brasil realizou sua primeira plenária de 2019, com a presença de mais de 80 pessoas. Outras 30 assistiram aos debates ao vivo pelo Facebook. Os facilitadores André Guimarães e Luiz Cornacchioni falaram do aniversário de 4 anos do movimento e do primeiro ano do modelo de liderança compartilhada. A capacidade de diálogo e de mobilização da Coalizão – que só neste ano já realizou mais de 20 reuniões com o governo, envolvendo mais de 40 representantes – foi destacada. Os Fóruns de Diálogo apresentaram seus resultados e houve uma mesa para discussão sobre a importância de uma agenda de convergência no cenário político atual.  Leia mais »

Fóruns apresentam avanços do Plano de Ação

Os quatro Fóruns de Diálogo do movimento abordaram, durante a plenária, os resultados da etapa de planejamento e implementação das ações prioritárias deste ano. Também foi apresentado o projeto de uma plataforma para registrar os avanços dos grupos. Entre março e junho, os Fóruns realizaram 12 reuniões para iniciar a elaboração de um plano de ação que seja capaz de tornar a Visão de Futuro do movimento uma realidade.  Leia mais »

Desafios do advocacy é tema de mesa de debate da plenária

Para abordar os desafios do advocacy no cenário político brasileiro atual, a Coalizão Brasil promoveu uma mesa de debate durante a primeira plenária de 2019. Participaram: João Hummel, do Instituto Pensar Agro (IPA); André Lima, do Projeto #Radar Clima e Sustentabilidade do IDS; Monica Sodré, da RAPS; Sergio Abranches, colunista da CBN; além de nossos facilitadores, André Guimarães e Luiz Cornacchioni.  Leia mais »

Subcomissão agroambiental da Câmara é criada com apoio da Coalizão

Em 5 de junho, a Coalizão Brasil anunciou o lançamento da subcomissão agroambiental, vinculada à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados. Ela terá o desafio de debater pontos de interesse comum entre os parlamentares defensores do meio ambiente e da agropecuária. A iniciativa foi resultado de uma articulação com as Frentes Parlamentares Ambientalista e da Agropecuária.  Leia mais »

Avanços na agenda conjunta com os ministérios da Economia e da Agricultura

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, recebeu a Coalizão Brasil para uma audiência em 17 de abril, juntamente com o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Valdir Colatto, e o assessor de Assuntos Socioambientais do MAPA, João Adrien. Foi apresentado o conjunto das propostas do movimento, organizado em dois pilares principais: 1. Segurança e combate à ilegalidade; e 2. Nova arquitetura do financiamento do agronegócio. A ministra demonstrou interesse por diversos pontos da agenda da Coalizão, entre eles a proposta de transformar ativos ambientais em ativos econômicos, que o movimento vem desenvolvendo junto ao Ministério da Economia (ME).  Leia mais »

Entrevista: Juliano Assunção fala do redesenho do financiamento agrícola no País

Em entrevista, Juliano Assunção, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio e diretor-executivo do Climate Policy Initiative (CPI) no Brasil, explica quais os impactos do atual cenário de racionalização dos investimentos públicos para a agenda de clima, florestas e agricultura. O CPI participa da construção de um projeto do movimento, junto aos ministérios da Economia e da Agricultura, para transformar ativos ambientais em ativos econômicos. “Estamos com propostas muito concretas, que podem ser implementadas em um espaço de tempo bastante curto, mas também visualizando um redesenho da política de financiamento agrícola no país”.  Confira a entrevista »

Coalizão e Serviço Florestal Brasileiro iniciam trabalho sobre Código Florestal, concessões e silvicultura de nativas

Após duas reuniões com o Serviço Florestal Brasileiro, em abril e maio, a Coalizão Brasil inicia uma agenda conjunta de trabalho, que inclui a elaboração de um plano para a designação de florestas públicas não destinadas na Amazônia, os dispositivos do Código Florestal e as oportunidades econômicas das Reservas Legais com o cultivo de espécies nativas.  Leia mais »

Coalizão cria campanha em defesa do Código Florestal

Diante das ameaças que a legislação florestal vem enfrentando, como algumas Medidas Provisórias (MPs) e Projetos de Lei (PLs) que podem alterar alguns de seus pontos estratégicos, a Coalizão lançou a campanha “Em Defesa do Código Florestal”. Um vídeo com depoimentos de alguns representantes foi amplamente divulgado nas redes do movimento e aos parlamentares. Além do vídeo, a Coalizão divulgou posicionamento e publicou artigos sobre a necessidade de implementar o Código. A campanha repercutiu em mais de 60 reportagens na mídia.  Leia mais »

Movimento faz reunião de aproximação com o Ministério da Ciência

A Coalizão Brasil reuniu-se em 26 de abril com Fábio Larotonda, diretor do Departamento de Políticas e Programas de Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, e sua equipe. O ministério é responsável pela área de inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa e tem pesquisadores dedicados aos temas agricultura e bioeconomia, em diálogo com a Embrapa.  Leia mais »

Coalizão participa de eventos em Brasília, São Paulo e Colômbia

Desde o início do ano, a Coalizão Brasil teve a oportunidade de apresentar o movimento, sua Visão de Futuro e seu posicionamento em relação ao Código Florestal em eventos no país e no exterior, como um seminário sobre economia rural sustentável, a reunião anual do Tropical Forest Alliance (TFA 2020), o lançamento do MapBiomas Alerta e o encontro dos Líderes RAPS 2019.  Leia mais »

Agenda

• Painel - Monitoramento dos Biomas Brasileiros, no MundoGEO Connect 2019
26 de junho de 2019, das 14h30 às 19h
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – São Paulo
Realização: INPE
Mais informações aqui

Workshop Internacional: Sistemas Resilientes de Alimentos
26 e 27 de junho de 2019, das 8h30 às 17h
Local: São Paulo
Organização: CEBDS

• II Fórum Brasil de Gestão Ambiental
26, 27 e 28 de junho de 2019
Local: Campinas
Realização: ANAMMA
Co-Realização: Frente Parlamentar Ambientalista
Mais informações aqui

coalizaobr.com.br