No 38 - 8 de abril de 2019

NOVIDADES DA COALIZÃO

Primeiros passos de uma longa jornada

Tirar as propostas da Coalizão Brasil do papel e transformá-las em realidade é um grande desafio. Mas os primeiros passos dessa jornada já estão tomando forma.

Os Fóruns de Diálogo realizaram as primeiras reuniões de 2019, para elaborar as principais metas e entregas do Plano de Ação deste ano, que abrirão o caminho para uma implementação mais ampla da Visão de Futuro.

O Plano de Advocacy também avança, com o acompanhamento de conversas iniciadas neste ano, a criação de novos canais e a busca de sinergia e interlocução junto às diferentes instâncias do governo relacionadas às florestas e à agropecuária.

O Grupo Estratégico acompanha de perto o trabalho de articulação e dos Fóruns e novos integrantes da governança do movimento chegam para contribuir com novos olhares sobre a Coalizão Brasil.

Fóruns de Diálogo realizam primeiros encontros do ano para avançar no Plano de Ação

Os quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil realizaram suas primeiras reuniões de 2019 em março. Os encontros aconteceram para avançar no preenchimento do framework que define atividades, produtos, resultados esperados, indicadores e metas para a estruturação do Plano de Ação do movimento. No dia 18 de abril, os líderes dos Fóruns e o Grupo Executivo se encontrarão para definir as próximas tarefas, deliberar sobre como integrar as ações transversais que hoje são debatidas separadamente e para aprimorar as seis prioridades do movimento.  Leia mais »

Plano de Advocacy segue em frente, com reuniões e acompanhamento de processos

Novas reuniões com diferentes instâncias do governo deram continuidade às ações do Plano de Advocacy. A Coalizão Brasil participou de encontros com os ministérios da Economia e da Agricultura e com a Embrapa. No Congresso, o movimento conversou com o deputado federal Rodrigo Agostinho, novo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. Também houve um acompanhamento do processo relacionado à publicação do acórdão do Código Florestal, no STF.  Leia mais »

Grupo Estratégico realiza primeiro encontro presencial de 2019

A primeira reunião de 2019 do Grupo Estratégico (GE) da Coalizão Brasil aconteceu no dia 11 de março. Um dos objetivos da reunião foi sensibilizar o grupo para estar mais perto da agenda do movimento com o Governo. Além disso, a Coordenação Executiva reforçou a necessidade de apoio dos membros do GE para abrir portas e canais importantes com representantes governamentais e do setor empresarial.  Leia mais »

Participe do webinar da Coalizão Brasil:

“O papel da P&D em uma nova economia florestal com espécies nativas”

Com Miguel Calmon e Alan Batista, do WRI Brasil
23 de maio, das 10h às 12h

Inscreva-se e participe!

Webinar apresentará estudo sobre P&D para silvicultura de espécies nativas

A Coalizão Brasil promove, no dia 23 de maio, a partir das 10h, o webinar “O papel da P&D em uma nova economia florestal com espécies nativas”. Conduzido por Miguel Calmon e Alan Batista, ambos do WRI Brasil, o webinar trará resultados de um estudo encomendado pela Coalizão Brasil em 2018, que tem como objetivo subsidiar a construção de uma plataforma de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para silvicultura de espécies nativas.  Leia mais »

Boas-vindas aos novos membros nos Grupos Estratégico e Executivo

Novos nomes integram os Grupos Estratégico (GE) e Executivo (GX) da Coalizão Brasil: Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Renata Piazzon, gerente executiva de Mudanças Climáticas do Instituto Arapyaú, e Rubens Benini, gerente de Estratégia de Restauração Florestal da The Nature Conservancy (TNC).  Leia mais »

Agenda

• Forum for the Future of Agriculture 2019
9 de abril de 2019, das 8h30 às 17h30
Organização: European Landowners' Organization e Syngenta
Local: Bruxelas
Mais informações aqui

Seminário ITR: Justiça tributária, incentivos ambientais e o agro no Brasil
10 de abril de 2019, das 8h30 às 12h
Local: São Paulo
Realização: Instituto Escolhas
Parceria: Folha de S.Paulo
Mais informações aqui

• TFA Annual Meeting
4 a 8 de maio de 2019
Realização: Tropical Forest Alliance - TFA
Local: Bogotá, Colômbia
Mais informações aqui

• Webinar Coalizão Brasil: O papel da P&D em uma nova economia florestal com espécies nativas
23 de maio de 2019, das 10h às 12h
Realização: Coalizão Brasil
Inscrições aqui

• 1ª Plenária da Coalizão em 2019
11 de junho de 2019, das 14h às 18h
Local: São Paulo

Novas adesões

• Rede Brasil do Pacto Global

coalizaobr.com.br