No 33 - 27 de junho de 2018

NOVIDADES DA COALIZÃO

3 anos de Coalizão Brasil!

A Coalizão Brasil completa 3 anos de trajetória e ainda tem um longo caminho pela frente. O horizonte é 2050 e, para isso, os quase 200 participantes dos Fóruns de Diálogo avançam na construção da visão de longo prazo, rumo ao futuro do uso da terra no país.

Até lá, o país passará por muitos momentos importantes. Por isso, o movimento está elaborando a Plataforma Eleições 2018 e suas 28 propostas, que trarão aos candidatos uma agenda factível com ações para um mandato de quatro anos. O objetivo é mostrar a eles como é possível compatibilizar produção e conservação e contribuir para o uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra.

A Coalizão Brasil aposta também na informação de qualidade para guiar suas ações para o uso da terra, seja no futuro ou no presente. O seminário científico sobre dados relacionados à dinâmica de cobertura e uso da terra contou com a participação de alguns dos maiores pesquisadores e especialistas do tema.

Confira mais informações sobre essas ações do movimento neste boletim!

Coalizão Brasil comemora três anos em plenária sobre o futuro do uso da terra e as eleições 2018

No dia 13 de junho, a Coalizão Brasil realizou sua primeira plenária de 2018, marcando o aniversário de 3 anos do movimento e o andamento de suas duas principais frentes atuais de trabalho: a construção da Visão de Longo Prazo para o uso da terra no Brasil e a criação da Plataforma Eleições 2018. Foi também anunciada uma mudança na governança da Coalizão Brasil. Marcelo Furtado se despediu da facilitação do movimento.  André Guimarães segue no papel de cofacilitador, mas, agora, ao lado de Luiz Cornacchioni, diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).   leia mais »

Fóruns de Diálogo apresentam primeiros resultados da Visão de Longo Prazo

Líderes dos cinco Fóruns de Diálogo apresentaram um panorama geral da construção da visão de longo prazo durante a primeira Plenária de 2018 da Coalizão Brasil. Lançados em abril, os Fóruns mobilizam 193 pessoas de 113 organizações que já participaram de 17 reuniões sobre o futuro do uso da terra.   leia mais »

Plataforma Eleições 2018 irá levar aos candidatos propostas possíveis de serem realizadas em quatro anos de mandato

A Coalizão Brasil apresentou as 28 propostas, construídas com base no Livro Verde, que irão compor a Plataforma Eleições 2018. O documento, que será finalizado até agosto, será entregue aos candidatos e às equipes responsáveis pelos planos de governo, como início de um diálogo que buscará influenciar o próximo governo eleito.   leia mais »

Seminário apresenta dados científicos sobre uso da terra e demonstra a liderança do Brasil no tema

A Coalizão Brasil promoveu um seminário científico sobre dados relacionados à dinâmica e cobertura de uso da terra, em 17 de maio de 2018, no auditório Santander, em São Paulo. O encontrou reuniu cerca de 200 pessoas e contou com a participação de alguns dos maiores pesquisadores e especialistas em uso da terra do Brasil. Confira o vídeo com as principais mensagens do dia.   leia mais »

Informes

Mudança na Facilitação - Marcelo Furtado se despede da facilitação do movimento, mas segue próximo à Coalizão Brasil como membro do Grupo Estratégico. Desde janeiro, André Guimarães tem exercido o papel de cofacilitador, ao lado de Marcelo e, agora, passa a dividir essa representação com Luiz Cornacchioni.  Saiba mais »

Agenda

• Oslo Tropical Forest Forum
27 e 28 de junho de 2018
Realização: Norad - Norwegian Agency for Development Cooperation 
Local: Radisson Blu Scandinavia Hotel Holbergs gate 30 - Oslo
Programação aqui

• Prêmio Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2018-2019
Até 30 de junho de 2018
Realização: ICFPA e Ibá
Mais informações aqui

• Global Agrobusiness Forum 2018
23 e 24 de julho de 2018
Realização: DATAGRO, SRB, ABRAMILHO, ABCZ, Fórum Nacional Sucroenergético, MAIZALL, ABRAFRUTAS
Apoio: atvos, Vaz Buranello Shingaki & Oioli Advogados 
Mais informações aqui

Adesões recentes à Coalizão

• Agenda Pública
• AIPC - Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau
• Bowline Capital Partners
• Fundação Jupará de Cultura e Ecologia
• Guayaki Yerba Mate Brasil
• Instituto Terroá
• Partnerships For Forests – P4F
• SIS - Soluções Inclusivas Sustentáveis
• Sneek Timber
• Youth Climate Leaders

coalizaobr.com.br

d