No 31 - 6 de abril de 2018

NOVIDADES DA COALIZÃO

As três frentes de trabalho da Coalizão Brasil

A Coalizão Brasil segue dedicada às três principais frentes de trabalho previstas para 2018: Plataforma Eleições, Ações de Advocacy e Visão de Longo Prazo. Pensando em influenciar os debates das eleições desse ano, o movimento está adaptando o Livro Verde (documento-base da Coalizão Brasil) à linguagem e formato adequados para apresentação aos candidatos.

Em suas ações de advocacy, a Coalizão Brasil segue com a agenda de reuniões junto aos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente. Em março, o movimento participou do evento de lançamento de duas ferramentas, resultado desse trabalho.

Paralelamente a essas duas frentes, o movimento tem investido também no grande desafio de construir uma visão de longo prazo para o país, que seja capaz de influenciar o Brasil a transformar o uso da terra em uma real oportunidade de desenvolvimento. Para isso, a Coalizão Brasil passa a contar com Fóruns de Diálogo, que abordarão os cinco macro temas estratégicos da visão, alinhando, assim, o modelo do movimento a esse objetivo.

Esses Fóruns darão andamento às ações atuais dos GTs que têm resultados previstos até o fim do ano, garantindo a continuidade do importante trabalho que tem sido feito nos últimos anos. Mas, além de garantir essa continuidade, os Fóruns também terão a missão de contribuir para a construção da visão de longo prazo.

Além disso, como parte da construção dessa visão, a Coalizão Brasil irá promover um seminário científico sobre dados relacionados à dinâmica de cobertura e uso do solo, em 17 de maio (inscrições abertas).

Saiba mais detalhes sobre o andamento dessas frentes neste boletim!

Coalizão Brasil dá mais um passo na construção da visão de longo prazo com o lançamento dos cinco Fóruns de Diálogo

Em 2018, a Coalizão Brasil tem o grande desafio de construir uma visão de longo prazo para o país, que seja capaz de  transformar o uso da terra em uma real oportunidade de desenvolvimento. Para se preparar para esse desafio, a Coalizão Brasil está revendo sua forma de trabalho e passa a contar com Fóruns de Diálogo. Esses espaços serão abertos a todos e abordarão os cinco macro temas estratégicos da visão.   leia mais »

Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente lançam plataformas alinhadas a demandas da Coalizão Brasil

Os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente lançaram, em 28 de abril, duas ferramentas que podem ajudar o Brasil a cumprir seus compromissos climáticos: a Plataforma ABC e a Plataforma WebAmbiente. O evento de lançamento foi resultado de diversas reuniões que a Coalizão Brasil tem realizado com ambos os ministérios desde o início do ano, em um esforço para encaminhar demandas do movimento.   leia mais »

Entrevista: Edson Duarte comenta oportunidades e desafios para integrar agendas ambiental e agrícola

Após o lançamento das Plataformas ABC e WebAmbiente, o novo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, conversou brevemente com a Coalizão Brasil sobre os desafios e oportunidades de traçar uma visão de longo prazo para o uso da terra no país. Duarte destacou a necessidade de integrar as agendas ambiental e agrícola, de seguir com políticas de comando e controle e de buscar políticas afirmativas para promover o desenvolvimento econômico de baixo carbono.   leia mais »

Inscreva-se para o seminário da Coalizão Brasil sobre dados relacionados à dinâmica de cobertura e uso da terra

Inscreva-se para o seminário “Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação”, promovido pela Coalizão Brasil, em 17 de maio. O objetivo do encontro é debater as fontes de informação e seu uso pelos diversos atores da sociedade.   leia mais »

Coalizão Brasil inicia série de diálogos sobre manejo florestal e concessões

Em 27 de março, a Coalizão Brasil iniciou a série de “Diálogos para o manejo e conservação das florestas na Amazônia”, com o primeiro de uma série de encontros que irão abordar os desafios da gestão de florestas públicas em regime de concessão e a importância socioeconômica do manejo florestal sustentável.   leia mais »

Agenda

• Seminário: Conversão de multas ambientais
11 e 12 de abril de 2018
Realização: Ibama
Local: Auditório I, Sede do Ibama
Endereço: SCEN Trecho 2, L4 Norte - Brasília-DF
Inscrições até 6 de abril aqui

• 5ª Reunião do Grupo Temático Código Florestal de SP
12 de abril de 2018, das 9h às 13h
Realização: Projeto Temático FAPESP Código Florestal SP
Pauta: Conceito de identidade ecológica
Local: Auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA), USP
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 109, térreo - Cidade Universitária, São Paulo-SP
Inscrições: escreva para tematicocodigoflorestalsp@gmail.com

• XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente
25 a 27 de abril de 2018
Realização: ABRAMPA
Correalização: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Local: Auditórios do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Endereço: Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80 – Praia de Belas, Porto Alegre-RS
Mais informações e inscrições aqui

• Seminário "Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação"
17 de maio de 2018, das 8h30 às 18h30
Local: Auditório do Santander - São Paulo-SP
Programação completa aqui

coalizaobr.com.br