No 30 - 12 de março de 2018

NOVIDADES DA COALIZÃO

Olhar para o longo prazo

O ano de 2018 começou com muito trabalho de articulação entre a Coalizão Brasil e o Governo. Diversas reuniões com representantes dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente foram realizadas, com o objetivo de alcançar resultados da agenda de clima, florestas e agricultura antes de possíveis mudanças ministeriais.

Além das ações de advocacy, a Coalizão Brasil tem focado em mais três frentes. A primeira é a construção de uma visão de longo prazo do movimento, que irá mobilizar diversos membros ao longo do ano. A segunda frente é o desenvolvimento da Plataforma 2018, que irá adaptar as propostas do livro verde da Coalizão Brasil a um formato e linguagem adequados para apresentação aos candidatos às eleições 2018. A terceira é a organização de um seminário científico que irá discutir dados relacionados à dinâmica de cobertura e uso da terra. Neste boletim, você encontra mais informações sobre essas frentes!

Confira os resultados da pesquisa sobre comunicação interna da Coalizão Brasil

Os resultados mostram o perfil dos membros da Coalizão Brasil e uma análise sobre os canais de comunicação interna do movimento.   leia mais »

Seminário científico discutirá dados relacionados à dinâmica de cobertura e uso da terra

No dia 17 de maio, a Coalizão Brasil promoverá o seminário “Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação”. O objetivo do encontro é debater as fontes de informação e seu uso pelos diversos atores da sociedade, tais como:  a geração de dados pela academia, a disponibilização dos dados em plataformas públicas, seu uso pela mídia, pelos investidores, assim como para a formulação e implementação de políticas públicas. Confira a programação completa.   leia mais »

Coalizão Brasil dá os primeiros passos na construção de sua visão de longo prazo

Desde o início do ano, os cofacilitadores, Marcelo Furtado e André Guimarães, e os Grupos Executivo e Estratégico têm se dedicado a identificar os principais elementos que essa visão deve conter. Em abril, os Grupos de Trabalho (GTs) serão envolvidos nesse trabalho.   leia mais »

Informes

Advocacy: Desde o início do ano, foram realizadas 12 reuniões com os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, com a participação de 15 membros da Coalizão Brasil e 20 representantes do Governo. O principal objetivo dessas reuniões é encaminhar demandas do movimento para realização até o fim de março, antes de possíveis mudanças nos Ministérios.

Concessões florestais: O GT Economia da Floresta Tropical irá promover, em março, o primeiro encontro de uma série chamada “Diálogos para o manejo e conservação das florestas na Amazônia”. Os diálogos irão abordar os desafios da gestão de florestas públicas em regime de concessão e a importância socioeconômica do manejo florestal sustentável. Os encontros serão direcionados a representantes do Poder Judiciário ligados à administração de florestas públicas e do Ministério do Meio Ambiente (incluindo Serviço Florestal Brasileiro e IBAMA).

Plataforma ABC: O GT Agricultura de Baixo Carbono tem articulado, junto ao Ministério da Agricultura, um evento para lançamento da plataforma do Plano ABC, cujo objetivo é monitorar as emissões de gases de efeito estufa do setor. O GT está interessado em conhecer a plataforma para entender como se dará o cálculo das emissões. O formato do evento ainda está sendo definido.

Pesquisa sobre silvicultura de espécies nativas: O GT Restauração e Reflorestamento recebeu sete propostas para realização do TDR “Mapeamento das Lacunas e Prioridades de Pesquisa em Silvicultura de Espécies Arbóreas Nativas”, divulgado em dezembro de 2017. Após uma avaliação criteriosa, foi selecionada a FAI-UFSCar-Sorocaba para executar o TDR nos próximos seis meses. O WRI, membro do GT e facilitador dessa iniciativa, irá acompanhar o trabalho, com o apoio da Coalizão Brasil.

Eventos

• TFA 2020 Latin America Regional Meeting
12 e 13 de março de 2018
Local: Hilton São Paulo Morumbi
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12901 - Torre Leste, Brooklin Novo

• Fórum Econômico Mundial América Latina
13 a 15 de março de 2018
Local: São Paulo
Programação completa aqui

• Seminário "Ativos Ambientais" – Frente ao julgamento do STF sobre a constitucionalidade do Código Florestal
16 de março de 2018, das 9h30 às 12h
Realização: Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Governo do Estado de São Paulo
Apoio: SRB
Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 - 1º andar

• 8º Fórum Mundial da Água
18 a 23 de março de 2018
Local: Brasília
Mais informações aqui

• Reserve sua agenda: Plenárias da Coalizão Brasil em 2018:
» 13 de junho, às 14h
» 18 de dezembro, às 14h

Adesões recentes à Coalizão

Atina – Indústria e Comércio de Ativos Naturais
Trench Rossi Watanabe Advogados

coalizaobr.com.br