No 27 - 31 de outubro de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Do Brasil para o mundo

Faltam poucos dias para a Conferência do Clima deste ano, que terá a regulamentação como um dos temas centrais. Dois anos após a assinatura do Acordo de Paris, a maior parte dos signatários encontra-se na fase de implementação de seus compromissos e a Coalizão tem muito a dizer sobre a agenda de implementação da NDC brasileira, com casos práticos e exemplos que serão apresentados durante a COP 23.

A principal mensagem do movimento na COP será de que, embora o Brasil esteja passando por um processo de retrocessos socioambientais, foram dados passos importantes em direção à economia de baixo carbono, com a construção de ferramentas inéditas no mundo, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esse trabalho não pode ser esquecido e precisa seguir avançando. Fabíola Zerbini, líder do GT de Cooperação Internacional explica a importância do Brasil na agenda climática internacional. Confira!

COP 23 é tema de reunião de alinhamento entre membros da Coalizão

No dia 19 de outubro, a Coalizão Brasil realizou uma reunião com alguns membros para um alinhamento geral sobre a próxima conferência do clima, a COP 23. Confira os temas centrais da conferência e a principal mensagem que a Coalizão irá levar para a COP.   leia mais »

Coalizão irá promover dois eventos na COP 23 e participará de eventos de parceiros

A Coalizão Brasil irá promover um evento no Espaço Brasil no dia 15 de novembro e outro evento no Pavilhão da Turquia, em 16 de novembro. Além disso, o movimento participará das mesas de debate de eventos de parceiros. Confira a programação e mais detalhes.   leia mais »

Confira os eventos de membros da Coalizão na COP 23

Um mapeamento inicial da Coalizão indicou que cerca de 20 membros estarão presentes na conferência e muitos realizarão eventos próprios. Confira os eventos mapeados até o momento. A Coalizão está montando uma agenda de eventos recomendados e um grupo de WhatsApp para os interessados na COP 23. Se você quiser incluir seu evento na agenda ou fazer parte do grupo de WhatsApp, envie suas informações.   leia mais »

Dono da maior floresta tropical do mundo, Brasil é um dos líderes da agenda internacional de clima

O Brasil se prepara para participar de mais uma conferência do clima, a COP 23, em Bonn, Alemanha, a partir de 6 de novembro. Mas o que esse espaço de debate e negociação representa? Fabíola Zerbini, coordenadora regional para a América Latina do TFA 2020 - Tropical Forest Alliance 2020 e uma das líderes do Grupo de Trabalho de Cooperação Internacional da Coalizão, fala sobre o papel do Brasil na agenda internacional.   leia mais »

Ministério das Relações Exteriores explica papel da COP 23 e intenções do governo brasileiro para a conferência

Em reunião preparatória para a COP 23, no Ministério de Relações Exteriores, em 27 de outubro, o embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho falou sobre a necessidade de um esforço coletivo de todos os setores da sociedade para o alcance da meta climática brasileira. Carvalho afirmou que a conferência terá como principal tema a regulamentação, que deve ser concluída na COP 24, e indicou as expectativas do governo brasileiro para as negociações oficiais deste ano.   leia mais »

Coalizão realiza debate sobre o Código Florestal, sua implementação e o julgamento da lei no STF

No dia 24 de outubro, na FGV, a Coalizão Brasil realizou um workshop sobre o Código Florestal, para debater seu papel no cumprimento da NDC (meta climática) brasileira, seu processo de implementação e como o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) no Supremo Tribunal Federal (STF) pode influenciar essa agenda. Confira um resumo do debate.   leia mais »

Informes

Pesquisa sobre Código Florestal – A Coalizão está realizando uma pesquisa para “medir a temperatura” dos membros sobre o mérito das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), que questionam dispositivos do Código Florestal no Supremo Tribunal Federal (STF), e para identificar iniciativas, projetos ou estudos de membros que possam contribuir para a implementação da lei. Envie suas respostas até hoje, 31 de outubro. Clique aqui >>

Banco Mundial – A Coalizão Brasil foi selecionada para participar do Civil Society Policy Forum (CSPF), promovido pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em suas reuniões anuais. O objetivo do encontro foi oferecer um espaço aberto de diálogo e troca entre a sociedade civil e essas organizações. Luana Maia, coordenadora executiva do movimento, levou a mensagem central da Coalizão para o Fórum: é preciso conciliar produção agropecuária e conservação ambiental, em um mundo no qual a demanda por alimentos cresce cada vez mais e a agricultura já se vê ameaçada pelas mudanças climáticas. Saiba mais >>

Agenda

COP 23
6 a 17 de novembro de 2017
Local: World Conference Centre Bonn, Alemanha
Endereço: Platz der Vereinten Nationen 2, 53113 Bonn, Alemanha
Mais informações aqui

“Oportunidades do Brasil em uma agenda de desenvolvimento econômico de baixo carbono”
15 de novembro, das 11h às 12h10
Realização: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: Espaço Brasil (área de eventos não oficiais na Bonn Zone) – World Conference Centre Bonn
Inscrições: admin@coalizaobrasil.org

“Brazilian Coalition: Land use and low carbon economy – towards implementation”
16 de novembro, das 18h30 às 20h30
Realização: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: Pavilhão da Turquia (dentro da Bonn Zone) – World Conference Centre Bonn
Inscrições: admin@coalizaobrasil.org

“Amazon Bonn: Discutindo os desafios e as oportunidades para atingir o desenvolvimento sustentável da Amazônia”
14 de novembro, das 8h30 às 18h30
Realização: IPAM
Local: Museu de Arte de Bonn

“Implantação do ABC: desafios e parcerias necessárias para avançar”
15 de novembro, às 12h30
Organizações envolvidas: Imaflora, WRI, Cebds, GVces.
Local: Espaço Brasil (área de eventos não oficiais na Bonn Zone) – World Conference Centre Bonn

“Avanços necessários para a economia florestal no Brasil”
17 de novembro, às 11h
Local: Espaço Brasil (área de eventos não oficiais na Bonn Zone) – World Conference Centre Bonn

Adesões recentes à Coalizão

BNDES passa a integrar oficialmente o GT Restauração e Reflorestamento

coalizaobr.com.br