No 26 - 2 de outubro de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Compromissos essenciais

O chamado “livro verde” da Coalizão, divulgado no lançamento do movimento em julho de 2015, foi um marco de sua trajetória. Agora, a Coalizão conta também com 10 compromissos, que traduzem a essência do “livro verde” e apoiarão o movimento a comunicar com mais agilidade e clareza sua visão de país.

O novo documento ajudará a Coalizão na próxima Conferência de Clima. A cerca de um mês da COP 23, na qual estarão presentes diversos membros do movimento, a Coalizão começa a se preparar para o debate internacional, que deverá trazer à tona o cenário atual de retrocessos socioambientais no país e, ao mesmo tempo, ser uma importante oportunidade para ressaltar o potencial do Brasil na agenda de clima, floresta e agricultura.

Para isso, os comunicados e posicionamentos da Coalizão precisam ser capazes de traduzir esse contexto. Recentemente, a Coalizão atualizou seu posicionamento sobre o mecanismo REDD+ e se mostrou contrária a retrocessos em curso no Congresso, como as tentativas de prorrogação do Cadastro Ambiental Rural e a proposta do Senado para liberar o cultivo de cana na Amazônia.

Coalizão resume suas propostas em 10 compromissos fundamentais

Coalizão Brasil lança seus “10 compromissos”, documento que reflete a essência do “livro verde” e traduz a visão de país do movimento de forma mais simplificada.   leia mais »

Coalizão estará presente na COP 23 e quer saber quais membros também participarão da Conferência

A Coalizão Brasil estará presente na COP 23 entre os dias 10 e 17 de novembro e pretende acompanhar as principais discussões da conferência e promover dois eventos (mais informações em breve). O movimento realiza também uma pesquisa sobre os eventos promovidos por membros na COP 23.   leia mais »

Confira as manifestações recentes da Coalizão

Recentemente, a Coalizão Brasil se manifestou sobre três importantes assuntos da agenda de clima, florestas e agricultura: as tentativas do Congresso para prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR); as oportunidades do Brasil em relação ao mecanismo REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal); e a proposta do Senado para liberar o cultivo de cana na Amazônia.   leia mais »

Grupo Estratégico realiza sua terceira reunião anual

No dia 5 de setembro, o Grupo Estratégico (GE) da Coalizão realizou sua terceira reunião do ano. Na pauta, estavam temas como o planejamento estratégico da Coalizão e ações para o segundo semestre de 2017 e 2018, COP 23, a realização de um evento da Coalizão no Congresso Nacional, os encaminhamentos do decreto sobre a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (RENCA), e a revisão dos processos de aprovação das manifestações públicas do movimento.   leia mais »

Informes

Membros na COP 23 – A Coalizão convida seus membros a participar de uma pesquisa criada pela coordenação executiva sobre os eventos promovidos pela rede na COP 23. Clique aqui para enviar suas respostas até 4 de outubro.

Banco Mundial & FMI – A Coalizão Brasil foi selecionada para se apresentar no encontro anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional chamado “Civil Society Policy Forum (CSPF)”. Luana Maia, coordenadora executiva da Coalizão, irá representar o movimento entre os dias 10 e 13 de outubro.

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) – A última reunião  da Câmara Temática de Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária  do FBMC ocorreu em 29 de setembro e contou com um workshop cujo objetivo era identificar as medidas prioritárias para a implementação da NDC a serem apresentadas à Presidência da República antes da COP 23.  A Coalizão está acompanhando esse processo e aguardando sua conclusão para que possa se posicionar sobre o documento final.

Ministério da Fazenda – A Coalizão Brasil foi recebida pelo Fabio Kanczuk, secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, em 25 de setembro. Na reunião, estavam Marcelo Furtado, facilitador do movimento, André Guimarães, diretor-executivo do IPAM e Eduardo Leão, diretor executivo da UNICA. A Coalizão aproveitou o encontro para apresentar suas propostas, especialmente aquelas relacionadas à valoração e precificação de carbono e o encaminhamento do RenovaBio como Medida Provisória pelo Governo.

Climate Week – A Coalizão Brasil esteve presente na Climate Week, durante a Assembleia Geral da ONU, entre os dias 17 e 23 setembro. Marcelo Furtado, facilitador do movimento, o representou em diversos eventos, como no Sustainable Development Impact Summit 2017, promovido pelo World Economic Forum, sobre parcerias para o uso sustentável da terra. Furtado também participou do Amazon Day, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável e outras organizações da região, com apoio da universidade de Columbia. A Coalizão esteve em debates com alunos e professores da escola de floresta da universidade de Yale, a convite do ELTI (Empowering People to Restore and Conserve Tropical Forests). O movimento esteve presente no lançamento de um fundo de investimento em uso da terra e alimentação.

Opinião

Huffpost – 28 de setembro: Em uma análise inédita, os líderes do Grupo de Trabalho do Código Florestal da Coalizão Brasil apontaram a realidade e os desafios na validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Confira o artigo assinado por Frederico Machado (WWF-Brasil), Yuri Feres (Cargill) e João Adrien (Sociedade Rural Brasileira).  leia mais »

Huffpost – 25 de agosto: As ações necessárias para controlar o desmatamento ilegal ou para eliminar por completo o desmatamento para produção de commodities agrícolas são complementares, segundo Isabella Freire Vitali (Proforest) e Fabíola Zerbini (Tropical Forest Alliance 2020), líderes do GT Cooperação Internacional. Confira o artigo sobre como atores internacionais poderiam ser importantes aliados no combate às derrubadas.  leia mais »

Agenda

Seminário "Conciliando a precificação de carbono com agendas de desenvolvimento"
05 e 06 de outubro, das 09:00 às 18:00 
Realização: Preparação para Instrumentos de Mercado (PMR) e Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC)
Local: Auditório da CNI
Endereço: SBN Quadra 1 - Bloco I, Ed. Armando Monteiro Neto - Asa Norte - Brasília/DF
Inscrições e programação aqui

coalizaobr.com.br