Caso não visualize o conteúdo abaixo, clique aqui.

No 24 - 27 de julho de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Conflitos e riscos ao longo do caminho

Após a grande mobilização dos mais diversos setores da sociedade, que resultou no veto presidencial das Medidas Provisórias 756 e 758, a ameaça à proteção florestal voltou à pauta do Congresso. Em um novo Projeto de Lei, o Governo propõe reduzir área de conservação no Pará, numa região tensionada por conflitos fundiários. Em um ataque às forças de fiscalização do Ibama, caminhonetes do órgão foram incendiadas, em local próximo à Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, a mesma que era foco da MP 756.

A conjuntura atual do país foi debatida pelos participantes da Câmara Temática (CT) de Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Os participantes manifestaram sua preocupação com o risco da NDC ser comprometida pelo desmatamento crescente. No entanto, os membros da CT, assim como os líderes dos oito Grupos de Trabalho da Coalizão, seguem firmes no esforço de manter seus compromissos de longo prazo, para além do cenário de fragilidade política nacional.

Ameaça à proteção florestal volta ao Congresso em novo Projeto de Lei e possível derrubada dos vetos presidenciais

Menos de uma semana após o Ibama ter suas caminhonetes incendiadas em um ataque às forças de fiscalização do órgão, em área próxima à Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará, o Governo encaminhou ao Congresso um novo Projeto de Lei para tratar da redução dessa unidade de conversação. A Flona era foco das Medidas Provisórias 756 e 758, que foram vetadas em 19 de junho. Agora, o Congresso pode derrubar os vetos presidenciais   leia mais »

Reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas debate implementação da NDC e cenário atual do país

No dia 20 de julho, a Câmara Temática (CT) de Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) realizou sua quarta reunião de trabalho. Foram debatidos os resultados de um levantamento sobre estudos que podem ajudar na implementação da NDC e o contexto atual do país com medidas contrárias à proteção das florestas e mitigação de gases de efeito estufa   leia mais »

Cinco anos após ser aprovado, Código Florestal enfrenta desafios para sua implementação

Frederico Machado, especialista em políticas públicas da WWF e um dos líderes do Grupo de Trabalho do Código Florestal, fala sobre os avanços e obstáculos da implementação da lei. Comenta também as iniciativas do Congresso para prorrogar o prazo de cadastramento das propriedades e o julgamento do Supremo Tribunal Federal que pode invalidar a legislação   leia mais »

Grupos de Trabalho discutem temas transversais e principais pleitos para 2017 e 2018

Líderes dos oito Grupos de Trabalho (GTs) da Coalizão Brasil se reuniram no dia 12 de julho para discutir a implementação do Código Florestal, tema que é transversal aos grupos do movimento. Confira as ações prioritárias na agenda de cada GT   leia mais »

Opinião

Huffpost – 24 de julho: Embora a agropecuária seja uma das maiores fontes de emissão de GEE, ela também tem muito a contribuir no combate às mudanças climáticas com o sequestro de carbono no solo. Confira o artigo assinado por Ciniro Costa Junior (IMAFLORA), Leda Tavares (WWF), Juliana Monti (ABAG) e Angelo Gurgel (FGV).  leia mais »

Huffpost26 de junho: Elizabeth de Carvalhaes (IBÁ) e Fábio Marques (Plantar Carbon) falam sobre a transição do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para um novo mecanismo no âmbito do Acordo de Paris, conhecido como Sustainable Development Mechanism (SDM).  leia mais »

Informes

Seminário em BrasíliaA Coalizão irá realizar, em 14 de setembro, das 8h30 às 13h, o seminário “Economia de baixo carbono: uma agenda de desenvolvimento para o Brasil”, na Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro é promover um diálogo entre diferentes atores sobre o cenário atual de retrocessos socioambientais e as alternativas e oportunidades econômicas que a agenda de baixo carbono pode trazer ao país. Reserve esta data e inscreva-se!  Saiba mais »

FEBRABANA Coalizão e a Federação Brasileira de Bancos irão realizar uma reunião para debater o licenciamento ambiental no contexto da avaliação de riscos socioambientais das instituições financeiras. O encontro deverá ocorrer no fim de agosto e será divulgado ao mailing da Coalizão.

Agenda de eventos parceirosA Coalizão criou um novo espaço no site para divulgar eventos de parceiros. Enviar seus eventos para admin@coalizaobrasil.org. Confira »

Campanha Reserva LegalA campanha "Que Reserva Legal Queremos na Mata Atlântica" é uma iniciativa do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e tem como objetivo desconstruir mitos e lendas que cercam esse debate e criar um ambiente mais favorável a investimentos. Se você tem interesse na agenda de recuperação ambiental brasileira, responda ao questionário com a sua opinião.  Acesse »

Desafio AmbientalA WWF-Brasil e o Impact Hub São Paulo lançaram um programa que combina os universos da restauração florestal e do empreendedorismo de impacto e inovação. Projetos inovadores de recuperação de áreas degradadas no Brasil podem participar e concorrer ao prêmio, além de criar uma rede de colaboração e impulsionar as diversas iniciativas.  Confira »

Coalizão na COP 23A Coalizão estará presente na Conferência do Clima 23 (COP 23), em Bonn, Alemanha, entre os dias 10 e 17 de novembro. O movimento planeja realizar dois eventos nesse período, sendo um na área de side events da conferência e o outro no espaço Brasil.

Agenda

Seminário técnico sobre análises do Cadastro Ambiental Rural e Lançamento do livro Código Florestal Brasileiro: haverá futuro?
3 de agosto de 2017, das 8h30 às 18h, seguido de coquetel de lançamento do livro
Realização: Observatório do Código Florestal e IPAM (evento) e WWF (livro)
Local: Auditório 1 do Instituto de Biologia da UnB
Endereço: Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Bloco E, 1º Andar, Asa Norte, Brasília-DF
Mais informações: escreva para laura.braga@ipam.org.br
Acompanhe online

16º Congresso Brasileiro do Agronegócio
7 de agosto, das 8h às 18h45
Realização: Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.559 (Auditório), São Paulo – SP
Mais informações: abag.com.br/cba

7ª Conferência Mundial em Restauração Ecológica da Sociedade de Restauração Ecológica (SER) – V Congresso Ibero-Americano e do Caribe em Restauração Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica
De 27 de agosto a 1 de setembro de 2017
Local: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention
Endereço: Av. Costa e Silva, 3500 - Parque Pres. 1, Foz do Iguaçu – PR
Inscrições: http://ser2017.org/registration.php

Seminário “Economia de baixo carbono: uma agenda de desenvolvimento para o Brasil”
14 de setembro – às 8h30
Realização: Coalizão Brasil
Local: Auditório  Freitas Nobre, Anexo IV, Subsolo, Câmara dos Deputados
Endereço: Praça dos Três Poderes - Brasília, DF
Inscrições: admin@coalizaobrasil.org

Adesões recentes à Coalizão

Nexus Socioambiental
GEFAS - Grupo de Gestão de Fauna Silvestre
IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil

Desligamentos recentes da Coalizão

Fundação SOS Mata Atlântica

coalizaobr.com.br

Para encaminhar essa mensagem para seus amigos, clique aqui.

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.