Caso não visualize o conteúdo abaixo, clique aqui.

No 21 - 20 de abril de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Rever caminhos para garantir novas conquistas

A Coalizão Brasil está prestes a marcar um gol importante. Entre as suas 17 propostas para a agenda brasileira de mudanças climáticas, está o objetivo de “produzir mapa anual de uso e cobertura da terra no Brasil”. O lançamento da segunda coleção do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas), que irá acontecer em 28 de abril, concretiza essa proposta.

Este é um marco na trajetória da Coalizão, pois, a partir dos dados disponibilizados nessa plataforma, será possível avançar também em outros objetivos, como a recuperação de áreas degradadas e a Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Os próximos passos envolvem ações complementares, que ainda precisarão ser feitas, como destaca o Grupo de Trabalho ABC em seu novo posicionamento sobre a importância da assistência técnica e da difusão de tecnologia.

Embora possamos comemorar as conquistas já alcançadas, é preciso refletir sobre os caminhos que devemos seguir, no Brasil de hoje, para continuar avançando na agenda de baixo carbono. Por isso, a Coalizão inicia este mês um trabalho de diagnóstico sobre seu desenho organizacional e plano de trabalho, em busca da melhor estratégia para seus objetivos. O resultado inicial desse trabalho será apresentado na primeira plenária de 2017, em 7 de junho, na qual será celebrado o aniversário de dois anos do movimento.

Coalizão marca presença na Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance

De 18 a 22 de março, o Brasil recebeu a Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance (TFA) 2020, encontro voltado a tratar a questão do desmatamento nas cadeias produtivas. A Coalizão dividiu o palco com diversos atores nacionais e internacionais na plenária de abertura, que contou também com uma fala do ministro do meio ambiente, Sarney Filho   leia mais »

Entrevista: Plataforma de mapeamento de biomas terá inúmeras aplicações

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas) irá disponibilizar sua segunda coleção de mapas no dia 28 de abril. Tasso Azevedo, coordenador da iniciativa, comenta as diversas aplicações que os novos dados desta plataforma inédita no mundo poderão trazer a todos os atores e por que ela representa um gol para o trabalho da Coalizão   leia mais »

Coalizão organiza roda de conversa sobre o Programa de Regularização Ambiental

No dia 19 de abril, a Coalizão Brasil organizou uma roda de conversa sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), com Raimundo Deusdará, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro   leia mais »

Novo posicionamento destaca assistência técnica e tecnologia para agricultura de baixo carbono

O Grupo de Trabalho de Agricultura de Baixo Carbono (GT ABC) da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura elaborou um posicionamento que ressalta a importância da assistência técnica e da difusão de tecnologia para o alcance do compromisso climático brasileiro. O texto será apresentado pelo GT em uma reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no dia 27 de abril, em Brasília   leia mais »

RESERVE SUA AGENDA – Plenária celebra aniversário de dois anos da Coalizão

Em junho de 2017, a Coalizão Brasil completa dois anos de trajetória. O marco será celebrado na primeira plenária de 2017, no dia 7 de junho, das 13h30 às 19h, em São Paulo   leia mais »

Novo mapa de caminhos para a Coalizão

A Coalizão Brasil irá iniciar um trabalho de diagnóstico sobre a eficiência de seu desenho organizacional e plano de trabalho. Como resultado final, será apresentado um mapa de caminhos para permitir o alcance de seus objetivos   leia mais »

Linguagem simples e ilustrações ajudam a comunicar conceitos técnicos

Os Grupos de Trabalho de Agricultura de Baixo Carbono (GT ABC) e de Logística de Baixo Carbono (GT Logística) elaboraram ilustrações para comunicar de forma rápida e clara os principais benefícios envolvidos em uma agenda de desenvolvimento de baixo carbono. Baixe o cards do GT ABC e do GT Logística e compartilhe com seu público!   leia mais »

Opinião

HUFFPOST10 de abril | Frederico Machado (WWF), João Adrien (SRB) e Yuri Feres (Cargill), líderes do Grupo de Trabalho do Código Florestal, destacam a importância da transparência das informações do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar)   leia mais »

HUFFPOST – 21 de março | Alan Batista e Miguel Calmon, do GT Restauração/Reflorestamento, explicam como plantar árvores pode se tornar um bom negócio   leia mais »

Informes

Nova líder no GT Restauração | Ivone Namikawa, Consultora em Sustentabilidade Florestal da Klabin, passa a integrar a liderança do GT Restauração/Reflorestamento, junto a Miguel Calmon, diretor de florestas do WRI.

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas | A segunda reunião da Câmara Temática (CT) de Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) vai ocorrer no dia 27, das 14h às 18h em Brasília. Nesta reunião, serão apresentados cenários econômicos para a implementação da NDC.  A Coalizão é co-coordenadora dessa câmara, ao lado da Embrapa e do ministério da Agricultura, participando de processos como a definição da agenda dos encontros. Em maio, o FBMC prevê um encontro entre todas as nove câmaras temáticas.

Novos e-mails da Coalizão | Os e-mails das integrantes da coordenação executiva da Coalizão Brasil mudaram. Para entrar em contato com a equipe, utilize os seguintes endereços: luana@coalizaobrasil.org (Luana Maia – Coordenadora Executiva); admin@coalizaobrasil.org (Laura Lamonica – Assistente de Coordenação) e comunicacao@coalizaobrasil.org (Fernanda Macedo – Assessora de Comunicação).

Agenda

Debate sobre livro do Imazon: UCs mais desmatadas da Amazônia
24 de abril - das 14h às 16h
Local: Ibá. Endereço: Rua Olimpíadas, 66, 9º andar, Vila Olímpia - São Paulo (SP)
Inscrições: escreva para admin@coalizaobrasil.org

As Transformações do Território Brasileiro no Século XXI: 2º Seminário Anual MapBiomas
28 de abril - das 8h30 às 17h
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro. Endereço: SHDB QL 31, Conjunto 1, Bloco A - Brasília (DF)

Primeira reunião plenária + Comemoração de dois anos da Coalizão
7 de junho - às 14h
Local: São Paulo (SP). Endereço: a definir.

coalizaobr.com.br

Para encaminhar essa mensagem para seus amigos, clique aqui.

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.