No 19 - 24 de fevereiro de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Implementação no horizonte

Nas últimas semanas, a Coalizão Brasil obteve conquistas de peso. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou um sistema nacional que dará transparência à atividade madeireira no país, o Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais) e prometeu integrá-lo ao Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). “Vai ser revolucionário”, foram as suas palavras.

A declaração ocorreu durante a visita do ministro à área de manejo florestal da Precious Woods, em Itacoatiara (AM), a convite da Coalizão. Esse era um pleito antigo e essencial do movimento, pois se trata de uma etapa básica para ampliar a área de manejo florestal sustentável no país e, paralelamente, para coibir a ilegalidade no setor madeireiro.

Em São Paulo (SP), integrantes de várias organizações se encontraram com membros do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), incluindo seu diretor geral, Erik Solheim. A pauta era explicar o modelo de trabalho multistakeholder da Coalizão e os desafios da agenda da sustentabilidade no país. A reunião reiterou a relevância e o reconhecimento que o movimento recebe em âmbito internacional.

Nos primeiros meses do ano, a Coalizão dedicou esforços ao aprimoramento de sua governança e fez importantes reflexões sobre o momento atual e a direção que deve seguir em 2017. Amplo horizonte e muito a fazer. Mãos à obra!

Lideranças apontam que o momento é de alinhar prioridades

Na última reunião do Grupo Orientador em sua composição antiga, os integrantes observaram a necessidade de a Coalizão se adaptar à conjuntura política do momento, alinhar e pactuar prioridades, entre elas, ter a implementação da NDC como escopo de atuação   leia mais »

Sarney Filho anuncia transparência na atividade madeireira

Durante visita às instalações da Precious Woods na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou a criação do Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais), que será lançado em 7 de março, e dará transparência à atividade madeireira no país. Esse e outros pleitos da Coalizão foram acatados   leia mais »

Entrevista: João Adrien explica a “urgência dos PRAs”

O GT do Código Florestal acredita que será por meio dos PRAs, os Programas de Regularização Ambiental dos estados, que os produtores rurais já inscritos no CAR poderão regularizar suas terras e se adequar ao Código. Esse detalhe justifica o empenho do GT nessa frente nos próximos tempos   leia mais »

Coalizão se apresenta ao Pnuma

O diretor geral do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), Erik Solheim, reuniu-se com integrantes da Coalizão para conhecer o modelo de atuação do movimento e dialogar sobre a realidade do país   leia mais »

Mudança de equipe na comunicação e na secretaria executiva

A Coalizão Brasil conta agora com uma nova assistente de coordenação para dar suporte à secretaria executiva e com uma jornalista que assume a área de comunicação   leia mais »

Agenda

22/2 – Ocorreu a reunião sobre licenciamento ambiental. Das 14h às 17h. Em São Paulo (SP)

9/3 – Primeira reunião do Grupo Estratégico. Às 14h. Em São Paulo (SP)

21 e 22/3 - Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance. A Coalizão participa do painel Partnering for deforestation free commodities in Latin America (21/3, às 9h). Em Brasília (DF)

7/6 – Primeira reunião plenária. Às 14h. Em São Paulo (SP)

Novos líderes nos grupos de trabalho

No GT ABC: Leda Fontelles da Silva Tavares, do WWF, passa a coliderar o GT ao lado de Juliana Monti, da Abag

No GT Economia da Floresta Tropical: Jeanicolau de Lacerda, da Precious Wood, lidera agora o GT, junto com Leonardo Sobral, do Imaflora

No GT Valoração e Serviços Ecossistêmicos: João Carlos Augusti, da Fibria, passa a ser colíder do grupo, ao lado de André Guimarães, do Ipam

Adesões recentes à Coalizão

CPFL Energia e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

coalizaobr.com.br