No 17 - 20 de dezembro de 2016

NOVIDADES DA COALIZÃO

O ano fecha com novidades e desafios para 2017

Dezembro chegou com muitas novidades. Entre as positivas, as adesões do Brasil ao Bonn Challenge e à Iniciativa 20x20, para as quais as ações de advocacy da Coalizão contribuíram, e que indicam que o caminho para um desenvolvimento de baixo carbono e mais sustentável vai se concretizando. Ao mesmo tempo, houve sobressaltos, como o projeto de lei sobre veículos leves movidos a diesel. A Coalizão também segue alerta às agendas global e nacional para o clima e o uso do solo.

O ano se encerra com avanços para o movimento: a abertura do módulo de consulta pública no Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), o convite para liderar uma câmara temática do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), a divulgação de 29 posicionamentos e comunicados, os debates em conferências internacionais ‒ como COFO 23 e COP 22 ‒ e as diversas reuniões com autoridades governamentais. Em 2017, a Coalizão continua a dialogar e a buscar consensos entre diferentes segmentos da sociedade. Nessa jornada, o movimento conta com seus parceiros e membros, a quem deseja um ótimo fim de ano e um 2017 repleto de conquistas.

Novo modelo de governança é aprovado em plenária

Novo modelo de governança, diretrizes para mobilizar recursos, resultados de 2016 e foco para 2017 foram os temas da última reunião plenária do ano, em 8 de dezembro. O encontro contou com a participação, por vídeo e ao vivo, de Alfredo Sirkis, novo secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que reforçou convite ao movimento para liderar a câmara temática para florestas e agropecuária   leia mais »

Brasil precisa definir estratégia para REDD+

O país é o que tem mais potencial para usufruir do mecanismo de REDD+. Mas ainda falta uma estratégia que permita aproveitar essa oportunidade e que também esteja alinhada com o contexto do uso do solo. Essa conclusão norteou o webinar do GT Valoração e Serviços Ecossistêmicos   leia mais »

GT avalia a transparência e os próximos passos para o CAR

No último webinar de 2016, o GT Código Florestal analisou a transparência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a partir dos pleitos da Coalizão sobre esse tema e de uma avaliação do módulo de consulta pública disponível no Sistema do CAR (Sicar). Veja como o GT avalia os próximos passos   leia mais »

Entrevista: é preciso ampliar o debate sobre REDD+

Alinhar os instrumentos de valorização do carbono e outros recursos para promover a conservação e restauração florestal, bem como a intensificação da agropecuária são o foco de 2017 do GT Valoração e Serviços Ecossistêmicos. André Guimarães, diretor executivo do Ipam e colíder do grupo, explica por que a abordagem sobre o REDD+ precisa ser ampla   leia mais »

Coalizão tem agenda movimentada no fim do ano

Dezembro revelou-se bastante intenso para a Coalizão e seus integrantes. Foram realizados debates sobre Reserva Legal na Mata Atlântica e sobre Cotas de Reserva Ambiental (CRA). Na frente de advocacy, houve ainda uma reunião de trabalho com representantes do Ministério do Meio Ambiente   leia mais »

Agenda

A Coalizão entra em recesso em 23/12 e retorna às atividades em 9/1

No fim de janeiro, serão enviadas informações sobre as reuniões plenárias de 2017

Participe dos grupos de trabalho

São oito GTs, divididos em: Agricultura de Baixo Carbono; Bioenergia; Código Florestal; Cooperação Internacional; Economia da Floresta Tropical; Logística; Restauração/Reflorestamento; Valoração e Serviços Ecossistêmicos. Caso queira participar de um ou mais GTs, envie mensagem para luana.coalizao@cebds.org

Adesões recentes à Coalizão

Earth Innovation Institute, Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados

coalizaobr.com.br