No 16 - 2 de dezembro de 2016

NOVIDADES DA COALIZÃO

Passada a COP 22, a Coalizão Brasil volta a refletir sobre seus próximos passos. São muitos os desafios para colocar o Acordo do Clima em prática. Assim como ocorreu no ano passado, após a euforia de Paris, surge novamente a pergunta: quais rumos trilhar? O ano de 2016 consolidou o trabalho do movimento; o tempo trouxe muitas respostas e outros tantos questionamentos. Mas é fato que a Coalizão tem uma necessidade expressa de continuar a agir. Os assuntos intensamente debatidos nos oito Grupos de Trabalho são a prova de que esse movimento tem muitas razões para se tornar mais forte do que nunca.

Nesta semana mesmo, o início da abertura dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) marcou uma grande conquista, compartilhada com outras organizações que batalharam por esse mesmo pleito junto aos órgãos de governo. No mesmo dia, porém, os dados do Prodes trouxeram o inaceitável aumento de quase 30% no desmatamento da Amazônia no último ano. Ganha-se aqui, perde-se ali. Uma certeza fica disso tudo: caminhar para o desenvolvimento sustentável é uma necessidade inequívoca. A Coalizão tem um peso fundamental nesse cenário. Mais do que nunca, é hora de unir forças.

Integrantes avaliam novo modelo de governança

Um novo modelo de governança para a Coalizão foi o foco da reunião entre Grupo Orientador (GO) e Grupos de Trabalho (GTs), realizada em 29/11, com a presença de 23 membros. Buscou-se uma proposta que seja capaz de incrementar a operação do movimento e ajudar a alavancar o funding. Ela será validada na próxima reunião plenária, marcada para 8/12   leia mais »

Coalizão promove debate internacional sobre florestas e agricultura

O papel do Brasil na implementação do Acordo de Paris sob a ótica das florestas e da agricultura norteou dois side events da Coalizão na COP 22, entre 7 e 11 de novembro. O tema reuniu integrantes do movimento, os ministros brasileiros da Agricultura e do Meio Ambientee especialistas internacionais (Banco Mundial, Climate Policy Initiative e UNFCCC)   leia mais »

GT avalia momento atual do Plano ABC e da ILPF no Brasil

Avanços e entraves do Plano e Programa ABC e da implementação do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILFP) no Brasil ganharam destaque no webinar realizado pelo Grupo de Trabalho da Agricultura de Baixo Carbono. A apresentação ficou a cargo de Angelo Gurgel, da Fundação Getulio Vargas   leia mais »

Temas do movimento estão em blog do HuffPost

O blog, mantido desde setembro, é mais uma iniciativa de comunicação da Coalizão para levar ao conhecimento da sociedade a agenda da economia de baixo carbono. Os textos têm linguagem acessível, com mensagens que se relacionam ao dia a dia das pessoas   leia mais »

ABC precisa envolver produtor e dar escala à assistência técnica

Já existem tecnologias agrícolas que aliam produtividade à redução de emissões e ao sequestro de carbono. Entretanto, elas precisam chegar ao produtor rural de maneira ampla e intensiva. Nesta entrevista, Juliana Monti, da Abag, uma das líderes do Grupo de Trabalho da Agricultura de Baixo Carbono, explica como o movimento tem atuado nesse tema e fala de parcerias essenciais para o sucesso da jornada   leia mais »

Coalizão participa de eventos sobre energia no Brasil e na COP 22

Em Marraquexe, os membros da Coalizão apresentaram propostas do movimento em diferentes oportunidades. De volta ao Brasil, o trabalho segue em frente, como no Unica Forum 2016, sobre energia   leia mais »

Agenda

6/12 - Webinar "Diálogo com o GT Valoração e Serviços Ecossistêmicos". Das 14h às 14h45. Assista aqui

8/12 - 4ª reunião plenária de 2016. Das 14h às 18h. Na Cargill, em São Paulo (SP)

14/12 - Oficina "Que Reserva Legal queremos na Mata Atlântica". Das 9h às 12h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

16/12 – Webinar "Diálogo com GT Código Florestal". Das 10h às 10h45

coalizaobr.com.br