No 15 - 14 de novembro de 2016

NOVIDADES DA COALIZÃO

De olho na COP 22 e com um pé em 2017

O mês de novembro chegou promissor para as mudanças climáticas. O Acordo de Paris entrou em vigor com rapidez inédita, dando mais ímpeto à COP 22. Mas, no meio da primeira semana da Conferência, Donald Trump se sagrou presidente dos Estados Unidos, preocupando o mundo e, em especial, Marrakesh. Foi difícil num primeiro momento. Aos poucos, porém, a apreensão de quem negocia as bases para barrar o aquecimento global há 24 anos se transformou em vitalidade. Afinal, 105 países já ratificaram o Acordo do Clima, com Japão e Austrália entre os principais dos últimos dias.

Não há tempo a perder. Não mesmo. O Emissions Gap Report do Pnuma, lançado recentemente, mostrou que os países deverão aumentar ambições e colocá-las já em prática em 2020 para manter o objetivo dos 2 °C. Ou seja, 1,5 °C já teriam virado sonho.

Por tudo isso, é preciso trabalhar mais ainda. Vários membros da Coalizão Brasil estão na COP 22, aonde o movimento promove dois painéis sobre a colaboração do Brasil, por meio da agropecuária e das florestas, na implementação do Acordo do Clima. Uma delas acontece hoje, 14/11, das 18h às 19h30, no Espaço Brasil. O outro evento contará com a presença dos ministros Blairo Maggi e Sarney Filho, na sala Bering, da Blue Zone, na próxima quinta, dia 17.

Enquanto mantém olhos e ouvidos atentos ao que acontece na COP, a Coalizão também já trabalha no planejamento para 2017. Para isso, realizou uma primeira reunião de metas e ações para o próximo ano e, no dia 29/11, fará o encontro de líderes do Grupo Orientador e dos Grupos de Trabalho (GTs). O webinar do GT de Bioenergia, a mesa-redonda do GT ABC e o advocacy também estiveram em pauta nas últimas semanas.

Ministros participam de evento da Coalizão em Marrakesh

O debate, marcado para 17/11, terá a presença de Blairo Maggi (Agricultura) e Sarney Filho (Meio Ambiente), que participam pela primeira vez de uma COP do Clima. Entre os painelistas estão representantes do Banco Mundial e da Climate Policy Initiative. Hoje, a Coalizão também tem evento, no Espaço Brasil   leia mais »

Assistência técnica e tecnologias de baixo carbono são decisivas para o produtor rural

Em mesa-redonda realizada em Brasília, representantes de governo, empresas e organizações da sociedade civil concluíram que é necessário estabelecer parcerias, entender a realidade do produtor rural e mostrar a viabilidade econômica e competitividade das práticas de baixo carbono   leia mais »

Em reunião de planejamento, metas para 2017

A Coalizão deu início ao planejamento de 2017. Cerca de 25 líderes e membros dos Grupos de Trabalho (GTs) e do Grupo Orientador (GO) se reuniram com esse propósito em 20 de outubro. Em pauta, os assuntos que precisarão receber maior atenção até o final deste ano e meados do próximo   leia mais »

GT propõe medidas para cumprir a NDC na área de bioenergia

O GT de Bioenergia fez seu webinar em 18 de outubro, quando apresentou propostas de políticas públicas para estimular o setor produtivo do etanol e biodiesel. Os biocombustíveis podem contribuir significativamente para o cumprimento das metas brasileiras do Acordo de Paris   leia mais »

Assembleia da TFA é oportunidade para mostrar iniciativas brasileiras

A próxima Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance (TFA 2020) acontecerá em março de 2017, em Brasília. Até 30/11, é possível sugerir viagens de campo para os participantes conhecerem projetos relacionados ao desmatamento zero na cadeia de produção de commodities   leia mais »

Reuniões abordam futuro da NDC e transparência do DOF

A Coalizão avançou em conversas com o Ibama sobre transparência dos dados do Documentos de Origem Florestal (DOF). O movimento também participou de reunião preparatória para a COP 22 no Itamaraty, quando foi anunciada a consulta pública para cumprimento da NDC brasileira   leia mais »

Agenda

14/11 - The role of Brazil, agriculture and forestry in the Paris Agreement agenda. Das 18h às 19h30. Espaço Brasil - COP 22, em Marrakesh

17/11 - The role of Brazil, agriculture and forestry in the Paris Agreement agenda. Das 16h45 às 18h15. Room Bering, Blue Zone - COP 22, em Marrakesh

21/11 - Webinar "Diálogo com o GT Agricultura de Baixo Carbono". Das 14h às 14h45

28/11 - As bioenergias e a viabilização dos compromissos brasileiros na COP 21- Unica Forum 2016. Das 14h30 às 16h. World Trade Center (WTC), em São Paulo (SP)

28/11 - Workshop - Pagamento por serviços ambientais. Das 14h às 18h. No Instituto Votorantim, em São Paulo (SP)

29/11 - Reunião de líderes dos GTs e GO. Das 9h às 13h. Na sede da Unica, em São Paulo (SP)

8/12 - 4a reunião plenária. Das 14h às 18h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

14/12 - Apresentação de pareceres técnicos da iniciativa "Que Reserva Legal queremos na Mata Atlântica". Das 9h às 12h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

Adesão recente à Coalizão

Fundação Renova

coalizaobr.com.br