No 11 - 19 de agosto de 2016

Novidades da Coalizão Brasil

Imersão em temas cruciais

Na semana passada, a Coalizão Brasil mergulhou a fundo em assuntos imperativos para a implementação da economia de baixo carbono no país: os desafios da Reserva Legal e a transparência dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Foram organizadas duas rodas de conversa. Saíram delas encaminhamentos efetivos para fazer as agendas avançarem. Além de espaços para o diálogo, os eventos da Coalizão se caracterizam pelo fomento de ações concretas.

Em outro exemplo de iniciativa realizada a partir de uma boa conversa, a Coalizão participou de um encontro com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, para abordar o mecanismo Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, o REDD+. A reunião integra a estratégia elaborada pela Coalizão e pelo Observatório do Clima a fim de alavancar o tema junto ao poder público.

Enquanto isso, os Grupos de Trabalho (GTs) continuam à toda. No fim de agosto, é a vez do webinar do GT de Cooperação Internacional. Acompanhe, participe, mergulhe!

Soluções para transparência de dados do CAR

Um encontro com vistas a ampliar a divulgação do CAR reuniu membros da Coalizão e do Serviço Florestal Brasileiro em 11 de agosto, na sede da Cargill, na capital paulista. Entre as sugestões, auxílio para criação de um aplicativo de acesso automático à base de dados e um arquivo vetorial mensal, disponível para download   leia mais »

Matriz listará alternativas para Reserva Legal

Em 12 de agosto, a Coalizão promoveu a roda de conversa "Que Reserva Legal queremos?". Em foco, a compensação e suas nuances, como fomentar corredores ecológicos, restauração de nativas com viés econômico e de áreas consolidadas com até 50%. Por fim, ficou acertada a criação de uma matriz, que apontará alternativas para compensação e recuperação, com lacunas e soluções   leia mais »

REDD+ norteia reunião com ministro da agricultura

Integrantes da Coalizão Brasil e do Observatório do Clima reuniram-se com o ministro Blairo Maggi, em 11 de agosto. Objetivo: discutir oportunidades que atraiam investimentos internacionais para conservação em propriedades rurais brasileiras. O ministro demonstrou interesse e já designou o assessor especial João Campari para participar da próxima assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao), em setembro, no Canadá   leia mais »

Agronegócio tem papel transformador

Marcelo Furtado, diretor executivo do Instituto Arapyaú e facilitador da Coalizão Brasil, representou o movimento no 15o Congresso da Abag. Ele ressaltou que o setor precisa liderar a transformação necessária no país para uma economia de baixo carbono e dar atenção especial ao engajamento e à permanência de jovens no campo, ao pequeno agricultor e à inovação   leia mais »

Vídeo ressalta o diálogo e publicação aborda a ilegalidade da madeira

Em agosto, o Diálogo Florestal lançou um vídeo sobre a história da iniciativa e sua metodologia baseada no diálogo para a solução de conflitos. Já o Instituto BVRio publicou um estudo sobre um sistema de análise de ilegalidades e irregularidades na cadeia de negócio da madeira tropical   leia mais »

Agenda

31/8  - Webinar "Diálogo com o GT Cooperação Internacional", com Isabella Vitali, diretora Brasil do Proforest. Das 11h às 11h45. Leia mais. Acesse o evento aqui

19/9 - Reunião de líderes dos GTs e GO. Das 14h às 18h. Em São Paulo (SP)

20 e 21/9 - Conferência Ethos 360o São Paulo. Dia 20, das 9h20 às 19h; dia 21, das 9h às 18h. No Transamerica Expo Center, em São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

Futuro Florestal e Tropical Flora Reflorestadora



coalizaobr.com.br