Nº 3 - 30 de Outubro de 2015

Novidades da Coalizão Brasil

Grupos de trabalho delineiam rumos para o futuro

Os nove subgrupos do GT de Propostas da Coalizão seguem firmes na missão de delinear caminhos para a economia de baixo carbono. Em 9 de outubro, cada um apresentou seus avanços e reflexões na sexta reunião plenária do movimento. A ocasião também se mostrou oportuna para a Coalizão se reafirmar como arena de diálogo, onde diferentes vozes continuam a apresentar ideias e a estabelecer uma agenda de enfrentamento das mudanças climáticas. Afinal, a Coalizão define como seu papel mobilizar e facilitar a interlocução entre os diversos atores, indicar ações críticas para a implementação das medidas voltadas para o uso da terra associado ao baixo carbono e apontar as entidades que serão responsáveis por essas ações, além de monitorar tal processo, mantendo a sociedade informada. A presente edição do boletim traz um panorama geral do empenho de dezenas de voluntários nessa jornada desafiadora.

Na sexta reunião plenária, balanço de atividades e reafirmação de compromissos

Na primeira parte da reunião falou-se de receptividade em congressos internacionais, expectativas para a COP 21, interlocução com líderes do governo e posicionamento em relação à INDC brasileira. Depois da apresentação dos subgrupos do GT de Propostas, Sérgio Leitão, do Instituto Escolhas, resumiu as diretrizes do estudo que a Coalizão encomendou à organização e ao Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getulio Vargas   leia mais »

Grupos apresentam andamento dos trabalhos em torno das 17 propostas do movimento

Os nove subgrupos que se dedicam às propostas da Coalizão foram convidados a comentar o que é necessário para que elas avancem. O resultado é uma visão geral do que vem acontecendo nos últimos meses, fruto do empenho de dezenas de especialistas em estudar os caminhos concretos para a descarbonização da economia e a preservação do planeta.

GT Implementação CAR e PRA: Campanha nacional e guia explicativo no GT do CAR e do PRA    leia mais »

GT Transparência de cadastros: Em busca da transparência e unificação de dados sobre uso da terra   leia mais »

GT Cooperação internacional: Oportunidades precisam ser identificadas   leia mais »

GT Pagamento por serviços ecossistêmicos: Engajamento para aprovação de mecanismos econômicos internacionais   leia mais »

GT Uso da terra e desmatamento: Parcerias ajudarão a produzir modelo de relatório   leia mais »

GT Restauração e silvicultura: Avanços possíveis com investimento em pesquisa e tecnologia   leia mais »

GT Economia da floresta tropical: Sufocar a ilegalidade para ampliar a economia de manejo da floresta   leia mais »

GT Agropecuária de baixo carbono: Recursos para o produtor precisam ser mais acessíveis   leia mais »

GT Biocombustíveis e bioenergia: Políticas públicas com metas claras para o setor incentivar a bioenergia   leia mais »

Agenda

11/11 — Workshop do GT Pagamento por serviços ecossistêmicos. Definição de posicionamento sobre mecanismos de valorização do carbono e pagamento por serviços ecossistêmicos. Voltado a membros do GT e convidados. Das 9h às 12h, na sede da Ibá, em São Paulo (SP)

11/11 — Workshop das propostas. Análise de aspectos macroeconômicos. Voltado ao grupo de especialistas envolvidos nos elementos macroeconômicos das propostas da Coalizão. Das 13h às 18h, na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

Adesões recentes à Coalizão

CDP (Carbon Disclosure Project) e Unilever. Agora são 109 instituições setoriais, organizações da sociedade civil e empresas no movimento.