Diretrizes de assistência técnica e difusão de tecnologia para agricultura de baixo carbono

23 Março 2017

São Paulo, 23 de março de 2017 – O Grupo de Trabalho de Agricultura de Baixo Carbono (GT ABC) da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura elaborou o posicionamento a seguir, que ressalta a importância da assistência técnica e da difusão de tecnologia para o alcance do compromisso climático firmado pelo Brasil no Acordo de Paris, conhecido como NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada, sigla em inglês).
Entre os principais desafios da agricultura de baixo carbono no país estão questões como as especificidades de diferentes tipos de produtores, a caracterização regional das propriedades rurais, a baixa capacitação de todos os atores da cadeia – de produtores a agentes bancários – e a falta de um olhar de longo prazo, já que alguns resultados podem não ser percebidos imediatamente.
A partir deste diagnóstico, o GT ABC elencou medidas para aprimorar a assistência técnica e a difusão de tecnologia, elementos centrais para superar os desafios e permitir que a agricultura de baixo carbono possa realmente contribuir para o alcance da NDC brasileira. Tais medidas incluem a participação do produtor rural na geração e difusão de tecnologia, o planejamento da assistência técnica em pequena escala voltado às especificidades locais, parcerias entre os diversos atores das cadeias produtivas e a formação de técnicos que conheçam práticas produtivas de baixo carbono e estejam preparados para auxiliar o produtor.
Confira aqui o posicionamento na íntegra.

Sobre a Coalizão Brasil

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multissetorial que se formou com o objetivo de propor ações e influenciar políticas públicas que levem ao desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, com a criação de empregos de qualidade, o estímulo à inovação, à competitividade global do Brasil e à geração e distribuição de riqueza a toda a sociedade. Mais de 150 empresas, associações empresariais, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil já aderiram à Coalizão Brasil – coalizaobr.com.br

CONTATO PARA A IMPRENSA

Fernanda Macedo – comunicacao@coalizaobrasil.org | (55 11) 98545-0237