Parceria Página 22: A Coalizão em diálogo com a sociedade no difícil momento que vivemos

A crise da Covid-19 tem demandado novas formas de atuação nas mais diversas frentes. Uma delas é a comunicação. As entidades tradicionais, como jornais diários e TV, estão absolutamente abarrotadas de notícias sobre a evolução da doença. Papel nobre e necessário.

 

Neste contexto, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura estabeleceu parceria com a Página22, uma das principais inciativas voltadas para a produção e curadoria de conteúdo sobre a nova economia, para veicular artigos produzidos pelos seus membros.


Desta forma, a Coalizão se propõe a ser proativa e construtiva, buscando soluções que envolvam, neste difícil momento, a agenda do clima, florestas e agricultura. E abrirá um canal de comunicação para reflexões sobre como os segmentos da sociedade que participam do movimento podem atuar neste momento crítico, por exemplo, nos campos da segurança alimentar, logística, cadeias de suprimentos, dentro dos princípios socioambientais da iniciativa. Mais do que isso, buscará contribuir para os desenhos da nova realidade que, inexoravelmente, prevalecerá no pós Covid-19.


A proposta é que esse espaço seja aberto para veiculação de artigos dos membros da Coalizão em geral. Um pequeno grupo Curador foi instituído e, como em todas as estratégias de comunicação, terá um papel de processar se os textos propostos têm esse caráter construtivo, reflexivo, propositivo e diverso, longe de um debate polarizado.


No momento, não haverá frequência predefinida e pouca limitação de tamanho (entre 3 a 6 mil toques). Interessados em contribuir nesse debate, podem enviar seu texto para joice@coalizaobrasil.org.


Considerando o ambiente altamente incerto e volátil por que passamos, a Coalizão acompanhará a iniciativa incorporando mudanças à medida que evoluir.


A proposta é ter agilidade, dinamismo e a flexibilidade que o momento exige. Esta é a mesma postura da Página22, um veículo jornalístico pioneiro na cobertura da sustentabilidade no Brasil. A Página22 dedica-se a debater o desenvolvimento e contribuir para o seu aprimoramento. Acredita que a economia é capaz não só de mitigar seus impactos negativos, mas também gerar externalidades positivas para a sociedade e o meio ambiente. É produzida por jornalistas sêniores e independentes editorialmente, mas interdependentes neste mundo em rede. Conta com a colaboração valiosa de colunistas e articulistas. Vinte e dois é uma referência ao futuro: o que devemos fazer desde já para chegar ao século XXII com bem-estar das pessoas e reequilíbrio ambiental. Página, uma deferência à imprensa, mais que nunca necessária nos dias de hoje.


A Página22 será o hub de postagem desses artigos e, juntamente com a Coalizão, deverá amplificar a circulação desses textos nas diversas redes a elas interligadas.

 

Sabemos que a crise terá fim, não sabemos como será a nova cara do mundo pós-pandemia. Acreditamos que a Coalizão (e nossos parceiros) tem ideias, propostas, perguntas e sugestões para serem debatidas e compartilhadas. Devemos aprender com o presente e passado, e contribuir para que o futuro seja mais justo, solidário e sustentável.