Coalizão contribui com sugestões para o Plano Operacional do ABC+ 2020-2030

Em documento enviado em resposta a Consulta Pública do Ministério da Agricultura, Força-Tarefa Finanças Verdes sugere mais estratégias para a agricultura familiar e conexão de iniciativas com o Código Florestal

b60 texto1                                                                         Foto: feraugustodesign/Pixabay

 

Entre 31 de agosto e 30 de setembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deixou aberta para contribuições uma Consulta Pública sobre o Plano Operacional do ABC+ para o período de 2020 a 2030.

Por defender que políticas e instrumentos de fomento à agricultura de baixo carbono são essenciais para mitigar e adaptar o país às mudanças climáticas, a Coalizão Brasil enviou ao Mapa um documento com suas contribuições.

O documento, de 79 páginas, foi preparado pelos membros da Força-Tarefa Finanças Verdes, que pertence ao Fórum de Diálogo Agropecuária e Silvicultura, e sugere o aprofundamento das metas e estratégias voltadas à agricultura familiar, a fim de atender à necessidade dessa população por assistência técnica e políticas públicas voltadas a essa realidade. A Coalizão também pede maior conexão de algumas iniciativas com o Código Florestal e conformidade a novas tecnologias sustentáveis. Para ler o documento na íntegra, acesse aqui.

Enviada a contribuição, agora a Coalizão aguarda a análise por parte do Mapa e, caso aceitas, as sugestões serão incorporadas ao texto final do Plano.
Para saber mais sobre o ABC, leia a entrevista com Leila Harfuch, gerente geral da Agroicone e uma das líderes da FT Finanças Verdes, no Boletim nº 58.