Novo logo da Coalizão Brasil destaca o valor da convergência

texto5 b53

Em 2020, a Coalizão Brasil iniciou um exercício de branding junto a algumas lideranças para aprimorar sua identidade visual. O novo logo já tem sido usado nas redes sociais, eventos e outros produtos de comunicação da Coalizão e, em breve, no novo site do movimento.

“O novo logo mostra a Coalizão como a interseção, a zona de encontro e convergência de diferentes temas e o lugar onde são construídos os consensos”, conta Gerson Mora, designer da The Infographic Company, responsável pela elaboração dessa nova identidade visual. A imagem, que pode ser vista como uma flor, são as zonas de intersecção entre três círculos, que representam os três setores que integram a Coalizão – setor privado e financeiro, sociedade civil e academia – e também os três temas da agenda do movimento – clima, florestas e agricultura. Tanto os setores quanto os temas convergem para um ponto central, que é a Coalizão.

texto5 b53 imagem2

O processo participativo para construção do novo logo levou em torno de cinco meses e envolveu uma pesquisa com os líderes dos Fóruns, membros dos Grupos Estratégico e Executivo, e com representantes de todos os setores, abordando questões relativas a objetivos da Coalizão, público-alvo, diferenciais do movimento, principais causas, entre outras.

“A partir das respostas, tivemos como resultado alguns temas recorrentes, como uso da terra, diálogo, integração, rede de representação, credibilidade e confiança, entre outros”, conta Mora. Foi a partir desses temas comuns que o logo começou a ser criado.