Coalizão Brasil vê avanços no crédito rural

foto 1 texto 1 b48

Foto: feraugustodesign/pixabay

Avanços importantes na área de crédito rural foram conquistados nos últimos dias, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2019 pelas Forças-Tarefa Crédito Rural e Finanças Verdes da Coalizão, criadas no âmbito do Fórum de Diálogo Agropecuária e Silvicultura. Esses avanços foram abordados no comunicado da Coalizão Brasil publicado em 15 de julho.

Já incorporados no Manual do Crédito Rural, eles podem acelerar a adequação ao Código Florestal e a adoção de tecnologias de baixo carbono na agricultura. As mudanças já estão em vigor para todas as instituições financeiras.

Entre os pontos destacados estão:

• Ampliação do limite de crédito de custeio em até 10% para os produtores que apresentarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado;
• Aumento de 20% dos recursos destinados ao Programa ABC;
• ABC Ambiental com possibilidade de financiamento para a aquisição de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) para compensação de áreas de Reserva Legal.

Os avanços incorporados ao Manual do Crédito Rural são resultado de um longo trabalho de construção de diálogo dos representantes da Coalizão junto aos ministérios da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia o posicionamento e também veja a matéria no Globo Rural aqui.