Plenária on-line marca o aniversário de 5 anos da Coalizão Brasil

texto 1 boletim 47

 

A Coalizão Brasil comemorou seus cinco anos de existência com a Primeira Plenária de 2020, realizada, pela primeira vez, em formato totalmente on-line, no dia 8 de junho. O encontro virtual, transmitido pelo canal do YouTube do movimento e pela UOL, teve audiência de cerca de 260 pessoas assistindo ao vivo o debate e já acumula mais de 5 mil visualizações.

Na abertura da plenária, os cofacilitadores, André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipam), e Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), agradeceram a todos que têm contribuído para o trabalho da Coalizão ao longo desses 5 anos.

“Quero saudar a todos que nestes últimos cinco anos fizeram parte dessa iniciativa e já saúdo de braços abertos aqueles que irão se juntar a esta Coalizão no dia de amanhã. Há tempos eu não via um grupo tão coerente em busca de convergência e com o desejo salutar de construção para o País”, disse Marcello Brito.

André Guimarães lembrou da responsabilidade do movimento em contribuir para o “novo normal” no pós-pandemia. “Precisamos continuar a executar as tarefas que temos como meta, mas também contribuir para a qualidade do debate que vai acontecer no País e no cenário internacional em relação à reconstrução econômica”, lembrou.

Fernanda Macedo, coordenadora de Comunicação e Advocacy da Coalizão, apresentou um panorama sobre as ações de advocacy realizadas no ano. No primeiro semestre de 2020, a Coalizão realizou reuniões com representantes do governo, a maioria delas on-line devido ao distanciamento social, em especial sobre os temas de regularização fundiária, pagamento por serviços ambientais e crédito rural. Também houve a reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão a respeito do Conselho da Amazônia, e eventos com o Ministério Público Federal e Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a importância do combate à ilegalidade na Amazônia.

No segundo bloco da plenária, Laura Lamonica, coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão, conduziu uma rodada de atualização e balanço do trabalho em 2020 de cada um dos quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão.

Na terceira parte da plenária, houve o debate com o tema “Uso da terra no mundo pós-pandemia”, com participação de Ana Luci Grizzi, sócia da área ambiental do Veirano Advogados; Joice Ferreira, ecóloga e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental; Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi e coordenadora da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável da Rede Brasil do Pacto Global; e Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP. A mediação foi feita pelos cofacilitadores da Coalizão. O debate foi realizado em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global e teve transmissão ao vivo também pela UOL.

O formato on-line da plenária atraiu um público novo para o evento. Entre os inscritos, mais de 60% são de organizações não membro e mais de 45% são pessoas de fora de São Paulo. Dessa forma, a coordenação da Coalizão acredita que o alcance das mensagens do movimento nesta plenária conseguiu atingir um público novo.

Assista ao vídeo completo da Plenária aqui.