Acompanhe o progresso do Plano de Ação na plataforma on-line

b44 texto 6 foto 1

Foto: Divulgação

 

Lançada em dezembro, na Plenária da Coalizão Brasil, a Plataforma do Plano de Ação do movimento já passou por sua primeira atualização, mostrando o status atual das iniciativas que os Fóruns de Diálogo estão desenvolvendo para cumprir as seis ações prioritárias do movimento. Essas ações abordam temas como agricultura de baixo carbono, monitoramento do uso da terra, matriz energética renovável e a destinação de florestas públicas.

Dentro de cada ação, a plataforma apresenta as tarefas que estão sendo cumpridas pelos Fóruns de Diálogo, com indicação de seu status: se estão em planejamento, em andamento ou se já foram concluídas.

Em janeiro, por exemplo, foram inseridas seis novas tarefas. Entre elas estão a criação de uma peça de comunicação sobre desmatamento, já em andamento (dentro da ação prioritária número 6, sobre monitoramento do uso da terra), e a realização de um seminário no Congresso sobre Pagamento por Serviços Ambientais, que está em fase de planejamento (dentro da ação prioritária 5, sobre implementação do Código Florestal).

Também foram acrescentadas duas novas forças-tarefa, a de Finanças Verdes e a de Regularização Fundiária, com seus respectivos líderes e participantes, no Fórum de Diálogo da Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos.

As ações prioritárias foram definidas no início de 2019 pela Coalizão Brasil para avançar na implementação da Visão do Futuro para as florestas e agricultura. Nessa visão almejada pelo movimento, a produção agropecuária e a conservação ambiental caminham lado a lado, por meio do uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra.

Os Fóruns de Diálogo da Coalizão – Agropecuária e Silvicultura; Desmatamento; Floresta Nativa; e Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos - são espaços onde os membros e interessados debatem a implementação na prática dos objetivos e compromissos do movimento.

A Plataforma do Plano de Ação é uma forma de mostrar o status das ações com transparência, e será atualizada mensalmente.

Conheça e acompanhe a Plataforma clicando aqui.