Coalizão participa de eventos sobre crédito rural, alimentos e comunicação

texto 5 boletim 42 foto 1

Fotos: Divulgação


Em novembro, a Coalizão Brasil participou de importantes eventos sobre temas nos quais o movimento tem atuado, como financiamento agrícola, agricultura e alimentação sustentável e a campanha Seja Legal com a Amazônia. Confira!


Cadeia sustentável para o açaí

 texto 5 boletim 42 foto 2

No dia 22 de novembro, a Coalizão esteve presente no workshop Diálogos Pró-Açaí, em Belém (PA). Este foi mais um encontro da iniciativa, que tem sido organizada pelo Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), com apoio do WWF-Brasil, conduzido pelo Instituto Terroá e Consórcio EcoConsult/IPAM e com diversas outras parcerias.

Os Diálogos Pró-Açaí têm entre seus objetivos conectar atores-chave para promover a sustentabilidade da cadeia de valor do açaí e estimular um bom ambiente de negócios.

O encontro abordou os desafios prioritários identificados pelos atores do setor, com o intuito de definir uma agenda comum de trabalho e ações concretas a partir do diálogo entre representantes de empresas, cooperativas, instituições financeiras, setores governamentais, redes nacionais multissetoriais, sistemas de certificação, ONGs, universidades e centros de pesquisa.


Políticas de crédito e seguro rurais

No dia 21, André Guimarães, cofacilitador da Coalizão e diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), participou do evento Futuro do Crédito e Seguro Rurais no Brasil, promovido pelo Climate Policy Initiative da PUC-Rio, NICFI (Norway’s International Climate and Forest Initiative), WWF-Brasil, IPEA e Ministério da Economia, no âmbito da Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT).

A INPUT reúne especialistas, setor privado e governo para aprimorar políticas voltadas para uma economia de baixo carbono. Guimarães foi um dos debatedores na mesa Oportunidades para as políticas de crédito e seguro no Brasil.

 

Debate sobre agricultura e alimentos nos EUA 

texto 5 boletim 42 foto 3

Luiz Cornacchioni, cofacilitador da Coalizão e diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) esteve, no dia 13 de novembro, em Washington (Estados Unidos), para participar do Dialogue on Sustainable Food and Agriculture, evento promovido pela Apex-Brasil e outras entidades. Em sua fala de abertura, Cornacchioni destacou o trabalho da Coalizão Brasil.

Também estiveram presentes o embaixador brasileiro nos Estados Unidos Nelson Foster Junior; Karen Plaut, pesquisadora da Purdue University; Geraldo Martha, pesquisador da Embrapa; Luís Otávio Dias da Fonseca, da IBM; Marcos Fava Neves, professor da FGV e da USP; Josiah McClellan, líder em Sustentabilidade da Corteva Agriscience; e Keith Fuglie, economista do USDA Agricultural Research Service.


Campanha pela Amazônia

 texto 5 boletim 42 foto 4

No dia 4 de novembro, Cornacchioni também participou, juntamente com Fernanda Macedo, coordenadora de Comunicação e Advocacy da Coalizão, do 2º Lab de Comunicação para Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e pela Abag, com patrocínio da Bayer. Fernanda e o jornalista Alexandre Mansur apresentaram o case da campanha #SejaLegalComAAmazônia.