Confira os resultados da rota eleições e os primeiros passos da Coalizão Brasil para dialogar com o governo eleito

O ano de 2018 foi um momento-chave para a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Além de iniciar a visão de longo prazo do movimento para o uso sustentável da terra no país, a Coalizão Brasil focou também em elaborar suas 28 propostas aos candidatos às eleições.


Clique aqui e confira o relatório que traz os principais resultados alcançados pela Coalizão Brasil na elaboração e divulgação de suas propostas.


O documento foi lançado com exclusividade pelo O Estado de S. Paulo em agosto e repercutiu em mais de 170 reportagens na imprensa, além de influenciar espaços de opinião dos jornais.


Nas redes sociais, o lançamento das propostas chegou a mais de 100 mil pessoas e, ao longo das eleições, as postagens relacionadas ao trabalho da Coalizão Brasil alcançaram um público total de 410 mil usuários.


Os principais candidatos à Presidência, além de suas equipes de campanha, receberam o documento.


Além disso, quase 3 mil exemplares do material foram distribuídos em reuniões, eventos e fóruns com público relacionado à agenda.


Após apresentar as propostas aos candidatos e à sociedade, a Coalizão Brasil atuou em mais algumas ações relacionadas às eleições:


• No dia 18 de outubro, foi divulgada uma carta do movimento direcionada aos candidatos do 2º turno à Presidência da República, com o objetivo de reafirmar alguns dos princípios fundamentais da Coalizão Brasil, como a importância do Acordo de Paris, o fortalecimento do combate à ilegalidade no setor florestal, a implementação do Código Florestal e a democracia. A carta foi mencionada em 45 reportagens na mídia e alcançou 78 mil pessoas pelas redes sociais.

• Em 30 de outubro, após as eleições, a Coalizão Brasil emitiu uma nota sobre a preocupação do movimento em relação à notícia de que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua equipe consideram fundir os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. A nota repercutiu em 43 veículos de informação e chegou a 42 mil pessoas pelas redes sociais.


Confira as fotos das entregas das propostas e mais detalhes sobre as informações acima em nosso relatório.


Estratégia para o novo governo


A Coalizão Brasil está elaborando uma estratégia de aproximação e diálogo com o governo eleito. Alguns membros dos Grupos Estratégico e Executivo estão diretamente envolvidos, já em busca de reuniões e encontros com representantes do novo governo ou da equipe de transição. Será desenvolvido também um plano de advocacy. Além disso, a Coalizão Brasil conta com o poder de influência de sua rede. Os mais de 180 membros do movimento são multiplicadores dos esforços de aproximação com o novo governo.


Agradecimento da Coordenação Executiva


Agradecemos a todos os membros e parceiros que ajudaram a divulgar as propostas da Coalizão Brasil nessas eleições! Estão todos convidados a contribuir para os próximos passos deste trabalho com o governo eleito.