Visão de longo prazo para o uso da terra será lançada em novembro

Foto: Fernanda Macedo / Coalizão Brasil

 

Além do trabalho da Coalizão Brasil voltado às eleições de 2018, outro foco do movimento este ano tem sido o desenvolvimento de uma visão de longo prazo para o uso da terra no país. Essa visão tem sido desenvolvida desde abril pelos cinco Fóruns de Diálogo do movimento – Desmatamento, Floresta Nativa, Agropecuária e Silvicultura, Instrumentos Econômicos e Políticas Públicas.


Os Fóruns, que reuniram mais de 200 inscritos de cerca de 130 organizações diferentes, entregaram um texto que resume a visão de futuro para cada tema nos horizontes de 2030 e 2050. Esse material tem sido revisado e editado pela Coordenação Executiva, com apoio do Grupo Executivo e do Grupo Estratégico (GE).


Em sua última reunião, o GE ressaltou a enorme contribuição dos participantes dos Fóruns ao elaborar a matéria-prima da visão de longo prazo, documento que será entregue ao próximo governo, mas, também, representará um legado do movimento à sociedade brasileira.


O documento final tem lançamento previsto para novembro, após o período de eleições. A partir daí, a Coalizão Brasil terá como missão divulgar essa visão e iniciar o desenvolvimento do plano de ação, que contemplará como implementar tudo que foi projetado pelos Fóruns de Diálogo. Tanto este plano de ação quanto uma estratégia de comunicação da visão de longo prazo serão foco do trabalho do movimento em 2019.