Ministros brasileiros participam de debate da Coalizão na COP

plenaria COP22

Foto: UN Climate Change

A Coalizão Brasil promove dois eventos sobre o papel da agricultura, florestas e silvicultura no cumprimento da NDC do Brasil e do Acordo de Paris na Conferência Mundial do Clima, a COP 22, em Marrakesh. O primeiro evento, The role ofBrazil, forestry and agriculture in the Paris Agreement, será hoje, 14 de novembro, a partir das 18h, no Espaço Brasil, com a participação de diversos integrantes da Coalizão. Já o segundo debate será no dia 17, quinta-feira. Este contará com a participação dos ministros Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Sarney Filho (Meio Ambiente), além de representantes expressivos do Banco Mundial e da Climate Policy Initiative.

Além desses eventos, a Coalizão está levando à COP posicionamentos que enfatizam desafios e propostas referentes a: rastreabilidade e certificação da madeira legal para se coibir o desmatamento ilegal; mecanismo de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal); restauração e reflorestamento florestal como oportunidade econômica; e ganho de escala da agropecuária de baixo carbono.

Também foi elaborado um informativo que lembra a importância do Brasil no contexto global das mudanças climáticas e apresenta algumas propostas e demandas que estão sendo trabalhadas no escopo da Coalizão.

O movimento organizou ainda uma lista de eventos recomendados para esta COP 22, criada a partir de sugestões dos próprios membros. Todo esse material, que forma o kit da COP 22, está disponível para consulta e download no site da Coalizão.