No 43 - 19 de dezembro de 2019

NOVIDADES DA COALIZÃO

Pontes construídas em 2019 e outras para erguer em 2020

Em 2019, a Coalizão Brasil enfrentou o enorme desafio de construir o diálogo com um novo governo. Chegamos a dezembro com mais de 30 reuniões com ministérios e parlamentares. O movimento alcançou o objetivo de apresentar suas propostas aos tomadores de decisão e fez a sua parte para mostrar que a implementação dessa agenda é uma grande oportunidade para o país.

Em 2020, o movimento aposta em uma maior proximidade com o Congresso. A experiência desse ano prova que existe espaço para construir ações comuns aos defensores da agropecuária e do meio ambiente. Esperamos também dar continuidade às parcerias iniciadas com representantes do Poder Executivo, como a Coalizão tem feito nos últimos anos.

As Forças-Tarefas, subgrupos dos Fóruns de Diálogo da Coalizão, começaram a funcionar na prática este ano e tiveram contribuições fundamentais, como o acompanhamento do Projeto de Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais, os debates sobre mercado de carbono, avanços para uma plataforma de monitoramento da restauração, contribuições para o Plano ABC, entre outras ações. Todas as atividades planejadas e implementadas pela Coalizão estão disponíveis na recém-lançada Plataforma do Plano de Ação: www.coalizaobr.com.br/planodeacao

Em meio a um triste cenário de crise na Amazônia, a Coalizão ampliou sua presença em debates internacionais, como a Climate Week Caribe e América Latina, Climate Week NYC e a COP 25. Mostrar ao mundo a mobilização dos setores da sociedade que existe no Brasil é fundamental para valorizar as florestas e o nosso potencial de produção sustentável.

Nós agradecemos a todos os parceiros que contribuíram e acompanharam o nosso trabalho esse ano. Especialmente aos mais de 150 participantes dos Fóruns de Diálogo e outras instâncias de governança (coração do nosso movimento), aos parceiros da Coalizão no governo (pessoas que concretizam as pontes que criamos) e aos nossos financiadores (sem os quais nada disso teria se tornado realidade).

Esperamos seguir unidos em 2020, buscando novos atores da agenda de clima, florestas e agricultura que reconheçam a importância do diálogo e da busca por um desenvolvimento que traga benefícios a toda a sociedade.

Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Coalizão Brasil leva uso sustentável da terra para a programação oficial da COP 25

A Coalizão Brasil foi convidada a participar em alguns eventos oficiais da programação da COP 25. Em 5 de dezembro, Marcelo Furtado, membro do Grupo Estratégico do movimento, representou a Coalizão no High Level Meeting on Forests, organizado pela UNFCCC para o dia temático das florestas. No dia 12, André Guimarães, cofacilitador da Coalizão, participou do side event "Nature-based solutions: mangrove conservation and zero deforestaion - agricultural production as cases", organizado pela Global Environment Institute (GEI), com representantes da China. Leia mais »

Coalizão promove diálogos com governo, Congresso, terceiro setor e setor privado em espaço promovido pela sociedade brasileira na COP25

A Coalizão Brasil também participou de diversos debates no Brazil Climate Action Hub, um espaço financiado pelo Instituto Clima e Sociedade, no qual representantes do terceiro setor, setor privado, parlamentares, governos subnacionais e o próprio governo federal discutiram a questão climática no contexto brasileiro e latino-americano. O movimento realizou também uma coletiva de imprensa e foi convidada a participar de outros eventos durante a conferência. Leia mais »

Plenária traz balanço do trabalho da Coalizão em 2019

A Coalizão Brasil realizou sua segunda Plenária de membros no dia 3 de dezembro na Fundação Getúlio Vargas, com a presença de mais de 60 participantes e quase 30 pessoas acompanhando online. Na ocasião, os cofacilitadores do movimento, André Guimarães e Luiz Cornacchioni apresentaram um resumo do trabalho da Coalizão em 2019, que resultou em mais de 30 reuniões com o governo e a participação em mais de 40 eventos ao longo do ano. Leia mais »

Coalizão reúne ex-ministros da Agricultura e do Meio Ambiente para debater futuro do país

Em encontro inédito, os ex-ministros José Sarney Filho, do Meio Ambiente, e Blairo Maggi, da Agricultura, estiveram na Plenária de membros da Coalizão, no dia 3 de dezembro, em São Paulo, para falar sobre como construir uma agenda agroambiental para o Brasil. A conversa foi conduzida pelos cofacilitadores da Coalizão Brasil, André Guimarães e Luiz Cornacchioni. Leia mais »

Fóruns de Diálogo apresentam resultados de 2019 e expectativas para 2020

Em 2019, os Fóruns de Diálogo da Coalizão realizaram mais de 60 reuniões. Quase 150 pessoas, de cerca de 90 organizações, participaram dos encontros e as Forças-Tarefas, subgrupos dos Fóruns com objetivos e prazos específicos, mobilizaram mais de 90 pessoas. Durante a 2ª Plenária da Coalizão Brasil, em 3 de dezembro, os líderes dos Fóruns de Diálogo mostraram o balanço de suas atividades neste ano e as expectativas para 2020. Leia mais »

Plataforma online do Plano de Ação mostra os avanços do trabalho da Coalizão

Em sua 2ª Plenária do ano, realizada em 3 de dezembro, a Coalizão Brasil lançou uma plataforma online que apresenta o Plano de Ação do movimento. O intuito desse portal é mostrar de forma transparente o andamento das ações previstas no plano, que tem como objetivo tornar realidade a Visão 2030-2050 do movimento. Leia mais »

Coalizão Brasil realiza sua última reunião do Grupo Estratégico em 2019

O Grupo Estratégico (GE) da Coalizão Brasil realizou sua quarta e última reunião do ano em 2 de dezembro, em São Paulo. Na pauta, estavam o balanço da atuação da Coalizão em 2019 e a definição de próximos passos para 2020. Além disso, o status financeiro da iniciativa também foi debatido. Leia mais »

Informes

Webinar sobre a COP25 – Em janeiro, a Coalizão irá promover um webinar para todos os membros e parceiros com o objetivo de realizar um balanço dos resultados da COP25 e definir os próximos passos para a COP 26. A data será divulgada no início de 2020 em nossos canais de comunicação. Fique ligado!

Agenda

• 1ª Plenária da Coalizão em 2020
8 de junho
São Paulo

2ª Plenária da Coalizão em 2020
2 de dezembro
São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

Amda - Associação Mineira de Defesa do Ambiente
• Rabobank Brasil

Desligamentos recentes da Coalizão

Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu
Cecafé - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil
Copersucar
Geoflorestas Soluções Ambientais
SRB - Sociedade Rural Brasileira
UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br