No 36 - 21 de dezembro de 2018

NOVIDADES DA COALIZÃO

Vamos polinizar nossa agenda em 2019!

Em 2018, a Coalizão Brasil viu seus membros renovarem sua energia e mobilização. Cerca de 200 pessoas se inscreveram nos Fóruns de Diálogo com uma missão desafiadora: construir uma visão comum de longo prazo para o uso da terra no Brasil.

Foram mais de 30 reuniões ao longo do ano para elaborar o documento “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil”, lançado recentemente pela Coalizão e apresentado durante a 24ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24), no evento “Diálogos para o amanhã”, realizado pelo CEBRI e BNDES, e na Plenária de fim de ano do movimento.

Enquanto a Visão de Futuro era construída pelos Fóruns, a Coalizão apresentou também suas 28 propostas aos candidatos às eleições. Com ações factíveis para implementação em um mandato de quatro anos, o documento foi entregue aos principais candidatos e amplamente divulgado à sociedade.

Em 2019, o movimento planeja avançar rumo à implementação do conjunto das propostas aos candidatos e dos objetivos da Visão de Futuro, como uma agenda única. Para isso, serão desenhados três planos: de ação, de advocacy e de comunicação.

O Brasil vai viver a experiência de um novo governo e a Coalizão seguirá com seu papel de construir pontes de diálogo com os tomadores de decisão que têm em mãos a chance de promover a economia de baixo carbono.

Parabéns a todos os membros e parceiros que ajudaram a construir as propostas aos candidatos e a Visão de Futuro! Precisamos do mesmo engajamento em 2019 para polinizar essa agenda pelo Brasil! A Coalizão deseja a todos boas festas!

Coalizão Brasil lança sua Visão de Futuro para as Florestas e a Agricultura

Após meses de trabalho coletivo envolvendo mais de 200 pessoas, entre representantes do agronegócio, entidades de defesa do meio ambiente, setor financeiro e academia, a Coalizão Brasil lançou o documento “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil”. A publicação foi noticiada no dia 3 de dezembro pelo jornal Folha de S. Paulo. Até o momento, mais de 135 reportagens na imprensa divulgaram o documento.   leia mais »

Visão de Futuro é apresentada na COP 24 e em evento do BNDES

No dia 12 de dezembro, a Coalizão Brasil promoveu dois eventos sobre a Visão de Futuro para as Florestas e a Agricultura: no Pavilhão Brasil, durante a COP 24; e no BNDES no seminário "Diálogos para o Amanhã: o papel dos Bancos de Desenvolvimento na construção do futuro", promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com o BNDES, no Rio de Janeiro.   leia mais »

Visão de Futuro é apresentada a público internacional em side event sobre estratégias de longo prazo de vários países

No side event organizado pelo WRI Internacional e a Coalizão Brasil, em 11 de dezembro, na COP 24, em Katowice, Polônia, diferentes países integraram uma mesa sobre as estratégias de longo prazo para implementar e aumentar a ambição de suas metas climáticas (NDCs). Cerca de 80 pessoas acompanharam o evento.   leia mais »

Coalizão Brasil reafirma oportunidades do Acordo de Paris

Durante a COP 24, a Coalizão Brasil publicou um posicionamento sobre os ganhos que o Acordo de Paris pode trazer ao país.   leia mais »

Coalizão Brasil faz balanço do ano e define próximos passos para 2019 em Plenária de membros e reunião do Grupo Estratégico

Nesta semana, a Coalizão Brasil realizou sua 2ª Plenária de membros e a última reunião do Grupo Estratégico (GE) do ano. Foi feito um balanço das principais ações de 2018 e debates sobre as estratégias do movimento para 2019.   leia mais »

Após Visão, Fóruns de Diálogo preparam Plano de Ação para 2019

Após criarem a Visão de Futuro para as Florestas e a Agricultura, os Fóruns de Diálogo já têm um novo desafio em vista: criar o plano de ação que tornará a visão uma realidade.

Para isso, os Fóruns já começaram a debater as ações prioritárias para apresentação ao governo no próximo ano. Durante a plenária, os líderes dos Fóruns apresentaram os primeiros resultados dessa priorização. Confira os destaques.   leia mais »

Informes

Calendário 2019: As datas das plenárias e das reuniões do Grupo Estratégico (GE) da Coalizão Brasil já estão definidas para o próximo ano. As plenárias serão realizadas nos dias 11 de junho e 3 de dezembro. Reserve sua agenda! Já o GE se encontra nos dias 11 de março, 10 de junho, 2 de setembro e 2 de dezembro.

Novas adesões

• Agroflor Engenharia e Assessoria em Gestão Empresarial Ltda
• STCP Engenharia de Projeto Ltda
• Santiago & Cintra Consultoria Ltda
• BiomTec - Biomassas e Tecnologia

coalizaobr.com.br