No 56 - 26 de maio de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Coalizão chega ao marco de 300membros

O sexto aniversário da Coalizão Brasil se aproxima em meio a um cenário de desafios, como a evolução da pandemia e aumento dos números do desmatamento e, por outro, de busca constante pelo diálogo. Neste mês de maio, o movimento chegou ao marco de 300 membros, entre representantes do agronegócio, setor financeiro, sociedade civil e academia.

Os seis anos da Coalizão serão celebrados na plenária, em 2 de junho, na qual as lideranças do movimento apresentarão um balanço dos trabalhos. Será também promovido o debate “Produzir, conservar e adaptar: o futuro do uso da terra”, uma vez que já não basta conciliar produção agropecuária e conservação ambiental. A mudança do clima é uma realidade e é fundamental nos adaptar a ela.

Um mapeamento da Coalizão identificou que as empresas já utilizam dados sobre desmatamento em sua tomada de decisão. O trabalho da Força-Tarefa Dados de Desmatamento levantou também as principais dúvidas do setor privado que, se esclarecidas, tornam o uso desses dados mais estratégico.

Em parceria com o Valor Econômico, a Coalizão iniciou uma série de webinários que tem o objetivo de preparar o movimento para a COP 26. O primeiro encontro foi realizado em 26 de abril, após a Cúpula do Clima, e o próximo debate da série acontece em 27 de maio, com o tema “O que diz a Ciência: o papel do Brasil no cenário climático internacional”.

Além disso, a Coalizão manifestou-se com celeridade quando foi colocado em pauta para votação o Projeto de Lei do Senado (PLS) 510. O movimento mostrou os pontos controversos do texto, que podem incentivar mais ocupações ilegais de terras públicas e desmatamento e trazer prejuízo às populações tradicionais.

Boa leitura!

Mapeamento revela como o setor privado usa dados de desmatamento para tomar decisões

Um levantamento feito pela Força-Tarefa de Dados de Desmatamento da Coalizão Brasil com 60 diferentes instituições do setor de agroindústria e florestas, consultorias, institutos de pesquisa e órgãos governamentais e não governamentais mostrou que 90% avaliam os números do desmatamento na hora de tomar decisões. O mapeamento apontou ainda quais são as principais lacunas e dúvidas que existem sobre o uso dessas informações. Um dos objetivos desse mapeamento foi identificar em que ações a Coalizão pode se engajar para contribuir com o setor privado no combate ao desmatamento. Leia mais »

Parceria entre Coalizão e Valor promove webinários para discutir temas que estarão em jogo na COP 26

A Coalizão Brasil e o jornal Valor Econômico promoverão seis webinários sobre os principais temas que estarão em jogo na próxima Conferência do Clima, a COP 26. O primeiro aconteceu em 26 de abril, logo após a Cúpula de Líderes sobre o Clima. O próximo acontece esta semana, no dia 27 de maio, às 14h, e terá como tema “O que diz a Ciência: o papel do Brasil no cenário climático internacional”. Leia mais »

Primeira Plenária de 2021

Reserve a data! 2 de junho, das 14h às 16h30

• Balanço do primeiro semestre e próximos passos
• Atualização dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa
• Debate: “Produzir, conservar e adaptar: o futuro do uso da terra”

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Coalizão

Coalizão alerta para riscos do Projeto de Lei 510, sobre regularização fundiária

No dia 28 de abril, diante da possibilidade de votação, no Congresso, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 510/2021, a Coalizão Brasil divulgou um posicionamento apontando as principais controvérsias do texto, que pode incentivar o desmatamento, mais ocupações ilegais de terras e prejuízos às comunidades tradicionais, especialmente na Amazônia. Leia mais »

Na frente de advocacy, Coalizão Brasil dialoga com governos federal e estaduais, Congresso e interlocutores internacionais

A Coalizão Brasil tem investido esforços em promover diálogos junto a atores internacionais, interlocutores no Congresso, no governo federal e nos governos subnacionais neste primeiro semestre de 2021. Até o momento, foram realizadas 33 reuniões de advocacy, entre janeiro e maio. Leia mais »

Primeira plenária do ano terá debate sobre o futuro do uso da terra

A primeira plenária de 2021 da Coalizão Brasil – que também marca o sexto aniversário do movimento – será realizada de forma virtual no dia 2 de junho, das 14h às 16h30. Na primeira parte serão apresentados um balanço do primeiro semestre e atualizações dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa. A segunda parte da plenária será dedicada a um debate, intitulado “Produzir, Conservar e Adaptar: O Futuro do Uso da Terra”. Leia mais »

Informes

Artigo sobre restauração na revista Agroanalysis – A parceria entre a Coalizão e a publicação da FGV foi retomada e o segundo artigo, publicado na edição de maio, aborda como o Brasil pode exercer protagonismo na Década da Restauração de Ecossistemas. Os autores são Miguel Calmon, consultor sênior do Programa Florestas do WRI Brasil , Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo, e Yugo Matsuda, então gerente corporativo de Meio Ambiente da Suzano S.A. Leia a íntegra aqui

Parceria com a Globo Rural – A partir de junho, também teremos um espaço para publicar artigos no site da revista Globo Rural. Acompanhe! Caso queira escrever, mande um e-mail para joice@coalizaobrasil.org. Os textos devem ser sempre assinados por dois autores, de setores diferentes, membros da Coalizão.

Agenda

• Série Coalizão Brasil para a COP 26 - O que diz a ciência: o papel do Brasil no cenário climático internacional
27 de maio de 2021, das 14h às 15h30
Realização: Valor Econômico
Apoio: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: on-line
Mais informações aqui

• 2ª Reunião do GE
1º. de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

• 1ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
2 de junho de 2021, das 14h às 16h30
Transmissão ao vivo pelo YouTube

• 2ª Reunião Geral do Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
22 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

• 2ª Reunião Geral do Fórum Agropecuária e Silvicultura
24 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

• 2ª Reunião Geral do Fórum Floresta Nativa
29 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

• 2ª Reunião Geral do Fórum Desmatamento
30 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

Adesões recentes à Coalizão


ADM do Brasil
Aranndu
Climate Reality Project - Brasil
FS Fueling Sustainability
Henvix Ambiental
Instituto Campeão
Observatório de Justiça e Conservação - OJC
Senise & Paiva Advogados

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br