No 55 - 20 de abril de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Investir em diálogo e engajamento gera resultados

A Coalizão Brasil tem, como sua principal força, o diálogo entre os diferentes setores envolvidos no uso da terra no país. Essas diversas vozes têm elaborado estudos, posicionamentos e ferramentas em prol de ações favoráveis a toda a sociedade brasileira. É nesse âmbito que destacamos o lançamento do Programa de P&D em Silvicultura de Espécies Nativas, em parceria com o WRI Brasil, com o objetivo principal de impulsionar os estudos e tecnologias para dar escala a esse tema e aumentar sua contribuição como atividade econômica. Outra iniciativa nesse sentido foi o lançamento do GT Nativas, em parceria com o governo do Espírito Santo, que visa implementar propostas para promover a silvicultura de nativas no estado.

Para chegar a resultados concretos como o Programa de P&D e o GT Nativas, a Coalizão investe sobretudo no diálogo e engajamento. Um exemplo desse investimento foi a 1ª Reunião dos Fóruns de Trabalho e Forças-Tarefa de 2021, que aconteceu em março e reuniu 279 participantes de 171 organizações, além de convidados dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, setor privado, sociedade civil e academia.

Outra importante articulação do movimento foi a carta lançada pela Coalizão e enviada às lideranças do governo brasileiro, embaixadas e governo americano pedindo um aumento da ambição nas metas climáticas assumidas pelo país. Com a aproximação da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, o Leaders Summit on Climate, a Coalizão se somou a diversas vozes que entendem que o Brasil precisa assumir compromissos concretos nessa agenda.

Boa leitura!

Coalizão Brasil lança Programa de P&D em Silvicultura de Espécies Nativas

No dia 13 de abril, a Coalizão Brasil, o WRI Brasil e apoiadores lançaram um programa de Pesquisa e Desenvolvimento que tem como objetivo alavancar investimento e tecnologia necessárias para tornar a silvicultura de espécies nativas uma atividade econômica tão significativa quanto outros setores da agropecuária. A silvicultura poderia, por exemplo, atender à demanda global por madeira tropical legal. Leia mais »

Coalizão Brasil e Espírito Santo lançam Grupo de Trabalho para alavancar a silvicultura de espécies nativas no estado

O governo do Espírito Santo e a Coalizão Brasil criaram um Grupo de Trabalho que tem como objetivo implementar um conjunto de propostas que visam dar escala à silvicultura de nativas. A iniciativa do GT Nativas foi anunciada no Dia da Água, em 22 de março, uma vez que investir em florestas é uma medida eficiente para garantir a segurança hídrica. Leia mais »

O Programa de P&D em Silvicultura de Espécies Nativas irá:

• Criar rede de 20 sítios para pesquisa de espécies com potencial econômico
• Atender à demanda global crescente por madeira nativa do Brasil
• Contribuir para as metas de restauração e mitigação de mudanças climáticas

Saiba mais

Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa apresentam os trabalhos já realizados em 2021

Os quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil, que atuam nos objetivos para viabilizar a Visão de Futuro do movimento, realizaram a primeira rodada de reuniões gerais do ano. Além da atualização das atividades das forças-tarefas, cada reunião contou com debates com especialistas e representantes do poder público convidados para aprofundar temas como regularização ambiental e fundiária, crédito rural e assistência técnica, restauração e bioeconomia e o papel da Justiça no combate ao desmatamento ilegal. Leia mais »

Cúpula de Líderes sobre o Clima é oportunidade para o Brasil apresentar metas mais ambiciosas

Nos dias 22 e 23 de abril acontece o encontro virtual, promovido pelo presidente norte-americano Joe Biden, com 40 líderes mundiais para buscar ações climáticas mais robustas. A Coalizão Brasil divulgou posicionamento afirmando que essa é uma oportunidade para o país apresentar novos compromissos e reforçou a necessidade de implementar ações para a queda rápida do desmatamento. Leia mais »

Agenda


• 2ª Reunião do GE
1º. de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

• 1ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
2 de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

 

Adesões recentes à Coalizão


Geodireito
IAUB – Instituto Agenda Urbana Brasil
Instituto de Direito Coletivo – IDC
Profile

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br