No 53 - 22 de janeiro de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

O valor do diálogo e da convergência

As últimas semanas de 2020 foram de grande expectativa para os membros da Coalizão Brasil, com a aprovação do Projeto de Lei que instaura a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais no Senado e na Câmara dos Deputados. A sanção presidencial veio agora em janeiro de 2021. A Coalizão manifestou-se publicamente a cada passo dado, pois trata-se de uma conquista importante para o País, uma vez que, além de possibilitar mecanismos financeiros para incentivar o desenvolvimento sustentável, essa política também é o resultado de muito diálogo entre diferentes setores da sociedade, parlamentares e governo.

No entanto, os vetos presidenciais preocupam o movimento e se somam aos muitos desafios que ainda vêm pela frente. Os próximos passos para o tema do PSA são explicados por Erika Pinto, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e líder da Força-Tarefa (FT) do movimento, em entrevista a este boletim.

Ainda em dezembro de 2020, foi protocolado no Congresso o Projeto de Lei (PL) 5518/2020, que sugere mudanças na Lei de Gestão de Florestas Públicas, e contou com contribuições da FT Concessões Florestais da Coalizão Brasil. Além disso, o governo brasileiro apresentou uma revisão da meta climática (NCD) do País à UNFCCC, que foi tema de posicionamento e preocupação da Coalizão.

Com tudo isso, o movimento inicia o ano de 2021 renovando sua aposta no diálogo entre as diversas vozes da sociedade como o único caminho possível para avançar na agenda de clima, florestas e agricultura. Para dar mais visibilidade a essa força e capacidade, a Coalizão Brasil também lança agora o seu novo logo, que destaca a convergência como principal valor do movimento.

Coalizão comemora a Lei da Política Nacional de PSA, mas pede derrubada de vetos presidenciais

O Brasil possui agora uma Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), após sanção presidencial. A agora Lei 14.119 é um marco legal importante, que representa um avanço para a valoração de esforços capazes de impulsionar a agenda da sustentabilidade no País. No entanto, os vetos presidenciais preocupam o movimento, pois comprometem temas relacionados à governança e transparência do Programa Federal de PSA previsto na lei. Leia mais »

Entrevista: Aprovação da Política Nacional PSA é avanço sem precedentes; próximos passos trazem grandes desafios

Nesta entrevista, Erika Pinto, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), explica como foi a atuação da Coalizão Brasil em torno da articulação do PL 5028/2019, que institui a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), e que foi sancionado pela Presidência da República. Ela, que é líder do Fórum de Diálogo de Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos e da FT PSA do movimento, também explica os desafios que a Coalizão e o Brasil enfrentarão nos próximos passos do PSA. Leia mais »

Confira nossos posicionamentos mais recentes:

Brasil conquista Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais, mas governança e transparência saem comprometidas
Revisão da meta climática brasileira deveria seguir o protagonismo histórico do Brasil

PL de Concessões Florestais, protocolado no Congresso, tem contribuições da Coalizão Brasil

No dia 15 de dezembro, foi protocolado no Congresso o Projeto de Lei (PL) 5518/2020, que sugere mudanças na Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006), com o objetivo de acelerar processos de licitação das concessões florestais. O PL contou com contribuições da Força-Tarefa de Concessões Florestais da Coalizão Brasil. Leia mais »

Coalizão Brasil manifesta preocupação com a revisão da NDC

A revisão da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil, apresentada pelo governo às Nações Unidas no início de dezembro de 2020, trouxe alterações que causaram preocupação à Coalizão Brasil, o que levou o movimento a se posicionar publicamente. Leia mais »

Novo logo da Coalizão Brasil destaca o valor da convergência

A Coalizão Brasil tem um novo logo. Resultado de um exercício de branding junto a lideranças no movimento, ele mostra o movimento como um ponto de convergência entre os setores que integram a Coalizão – setor privado e financeiro, sociedade civil e academia – e também entre os três temas da agenda do movimento – clima, florestas e agricultura. Leia mais »

Informes

Contratação de consultoria – Lançamos um TdR para a contratação de consultoria para auxiliar na elaboração dos critérios para reportar as áreas em processo de restauração no Brasil. O resultado será usado no “Observatório da Restauração e Reflorestamento”. Essa plataforma vem sendo desenvolvida pela Coalizão Brasil em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a liderança de WRI Brasil, TNC Brasil e Imazon. O prazo para envio de proposta é até 25/1. Saiba mais aqui.

Lançamento do Observatório da Restauração e Reflorestamento – O observatório, uma plataforma para integrar dados geoespaciais sobre restauração e reflorestamento de silviculturas no País, deverá ser lançado em meados de março. Aguardem novidades!

Programa de P&D de Silvicultura de Espécies Nativas – A iniciativa da Coalizão Brasil e diversos parceiros e especialistas, que vem sendo desenvolvida pela FT Silvicultura de Espécies Nativas, será lançada no dia 16 de abril.

Agenda


1ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
2 de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

• 2ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
8 de dezembro de 2021, das 14h às 16h30
Local: a confirmar

Adesões recentes à Coalizão


Brasil EcoCiência
CBKK - Propósito de Bem-Estar e Conservação
Instituto Itapoty
PRIMA - Mata Atlântica e Sustentabilidade
S.Oleum Brasil

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br