No 51 - 18 de novembro de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

Conhecimento e diálogo como matéria-prima

Conhecimento e diálogo são a matéria-prima do trabalho da Coalizão Brasil. Por isso, na terceira rodada de reuniões do ano dos Fóruns e Forças-Tarefa, cada encontro contou com um debate feito com convidados externos, incluindo representantes do governo Federal, Estadual e do Congresso. Do início de 2020 até outubro, foram mais de 163 encontros virtuais e webinares dos Fóruns para avançar na agenda do movimento.

Esse engajamento produziu informação e propostas que foram apresentadas em 43 reuniões com o governo este ano. Uma delas, realizada recentemente, foi a segunda audiência da Coalizão com o Vice-Presidente da República, general Hamilton Mourão, na qual o movimento entregou em mãos suas 6 ações para a queda rápida do desmatamento.

Enquanto isso, a Força-Tarefa Dados do Desmatamento iniciou uma pesquisa que pode servir como mais um subsídio para o combate à derrubada da floresta. Com o objetivo de fortalecer o uso de dados do desmatamento na tomada de decisão corporativa, a Coalizão realiza um mapeamento junto ao setor privado até 30 de novembro.

Nas últimas semanas, o movimento e outros parceiros deram andamento a debates como o impacto da eleição americana para o Brasil – parceria com a Fundação Dom Cabral, Ibá e Abag. Junto com o WRI e o apoio do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e o Diálogo Florestal, a Coalizão realizou também o webinar “Marco regulatório e o plantio de florestas nativas para fins econômicos”, dando mais um passo no fortalecimento da silvicultura de nativas.

Para encerrar 2020, a Coalizão convida todos para sua 2ª plenária do ano, em 2 de dezembro, às 14h, na qual promoverá um debate sobre o Brasil da nova década, com a participação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, da pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, Monica de Bolle, e do ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos e no Reino Unido, Rubens Barbosa.

Boa leitura!

Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa realizam reuniões gerais com participação dos governos Federal, Estadual e do Congresso

Os quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil realizaram a terceira rodada de reuniões de 2020 no final de outubro. Na ocasião, apresentaram as realizações e próximos passos das atuais 16 forças-tarefa. Pela primeira vez, todas as reuniões tiveram debates com a participação de convidados externos, como representantes do governo federal, estadual e do Congresso. Leia mais »

Vice-presidente Mourão recebe documento das 6 Ações para a Queda Rápida do Desmatamento em audiência com a Coalizão

No dia 10 de novembro, representantes da Coalizão Brasil tiveram uma audiência presencial com o Vice-Presidente da República e Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, general Hamilton Mourão, e entregaram, em mãos, o documento das 6 ações para a queda rápida do desmatamento, apresentando o racional por trás da construção dessas propostas. Leia mais »

Números dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa da Coalizão Brasil

• Em outubro, 158 pessoas de 123 organizações participaram das quatro reuniões
• Uma média de 72 participantes de 51 organizações por encontro
• De janeiro a outubro, os Fóruns e FTs realizaram 163 reuniões, calls e webinares
Acompanhe tudo na nossa Plataforma do Plano de Ação

Pesquisa: como o setor privado pode usar os dados de desmatamento de forma mais estratégica

A Força-Tarefa de Dados de Desmatamento convida as empresas membro do movimento a responder um questionário para identificar de que maneira o setor privado tem utilizado os dados sobre desmatamento. O objetivo desse mapeamento é identificar as lacunas e as principais dúvidas do setor para fortalecer o uso desses dados. O prazo para o envio das respostas é 30 de novembro. Leia mais »

Reserve sua agenda: 2ª Plenária de 2020 trará debate sobre o Brasil da nova década

No dia 2 de dezembro, às 14h, a Coalizão Brasil realiza sua 2ª Plenária do ano, no formato on-line. Além do balanço dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefas, acontecerá a transição de facilitação do movimento. Também será realizado um debate sobre o Brasil na próxima década, com a participação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, da pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, Monica de Bolle, e do ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos e no Reino Unido, Rubens Barbosa. Leia mais »

Webinar analisa legislação sobre plantio de florestas nativas

No dia 15 de outubro, aconteceu o webinar “Marco regulatório e o plantio de florestas nativas para fins econômicos”, que apresentou os resultados do estudo Implicações da legislação brasileira na atividade de plantio de florestas nativas para fins econômicos, do WRI Brasil. O trabalho mostra como as normas federais e de três estados (Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo) tratam a exploração econômica de florestas nativas plantadas. Leia mais »

O impacto das eleições norte-americanas para o Brasil é tema de webinar

O impacto da eleição americana nas relações internacionais foi o tema do terceiro e último webinar da série “O Brasil no mundo”, realizada pela Coalizão Brasil e Fundação Dom Cabral. O debate aconteceu em 27 de outubro, antes do pleito nos EUA, com a participação dos professores Paulo Vicente, da Fundação Dom Cabral, Marcos Jank, do Insper, e do diretor executivo da Ibá, José Carlos da Fonseca Junior. A mediação foi feita pela jornalista da GloboNews, Monica Waldvogel. Leia mais »

Informes

As Caras da Restauração – A série, com cinco episódios, lançada pelo WRI Brasil, conta a história de pessoas que fazem a restauração florestal acontecer em três biomas brasileiros. Todos os episódios estão reunidos aqui.

P&D de silvicultura de espécies nativas – O WRI Brasil lançou a versão em português do estudo Prioridades e lacunas de pesquisa e desenvolvimento em silvicultura de espécies nativas no Brasil. A Força-Tarefa de Silvicultura de Espécies Nativas da Coalizão está trabalhando com diversos parceiros na criação de um Programa de P&D para espécies nativas, baseado nesse documento. Os autores do estudo escreveram também um artigo sobre o assunto, que pode ser acessado aqui

Atualização sobre o Grupo Estratégico – Ao longo de 2020, o GE da Coalizão Brasil dedicou esforços para rever seus princípios de governança. Atualmente, os membros do grupo realizam uma autoavaliação e o resultado será concretizado em um plano de trabalho de governança a ser implementado no próximo ano. Além disso, recentemente, o GE teve a saída de Carlos Nobre, que tem se dedicado ao Painel de Cientistas para a Amazônia. A Coalizão agradece a dedicação de Nobre ao longo dos últimos anos, e estamos certos de que prosseguiremos nossa parceria.

Agenda


• Webinar: Avaliação de resultados nos projetos de restauração ecológica

18 de novembro de 2020, às 16h
Realização: Iniciativa Caminhos da Semente e SOBRE
Local: on-line

4ª Reunião do Grupo Estratégico
1 de dezembro de 2020, das 14h às 16h30
Local: São Paulo

2ª Plenária da Coalizão em 2020
2 de dezembro de 2020, das 14h às 16h30
Local: on-line

Adesões recentes à Coalizão


2Tree
Banco Alfa
Belem Bioenergia Brasil
BTG Pactual
Carbonext
CitrusBR - Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos
Fazenda do Futuro
Instituto Abraço
Laboratório de Ecologia da Intervenção LEI/UFMS
Rede Mulher Florestal
Rumo S.A.
Sinapsis
Viveiro Muda Tudo

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br